Vestibular UFRPE 2018: Inscrição, Provas, Gabarito

A Universidade Federal Rural de Pernambuco é uma instituição pública de ensino superior que a partir de 2009 adotou o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – como única forma de ingresso, deixando de lado o seu vestibular tradicional. Sendo assim, para que você consiga ingressar em um dos cursos da universidade, é essencial passar pelo exame e se inscrever no SISU, por onde as vagas são ofertadas.

Como o ENEM funciona como o substituto do vestibular e ele é composto por uma prova, também exige muita preparação por parte do estudante. Isso é ainda mais acentuado pelo fato de que há uma grande busca pelos cursos oferecidos na UFRPE, por isso se você realmente deseja ingressar precisa se dedicar bastante no exame. A seguir, veja como concorrer a uma vaga no Vestibular UFRPE 2018 UFRPE através do SISU usando sua nota do ENEM.

Vestibular UFRPE 2018 inscrições

As inscrições do SISU abrem duas vezes por ano, mais especificamente em janeiro e em junho. Como já falamos, você deve ter realizado o ENEM para poder se inscrever em 2018. O resultado da prova sairá em um dia e as inscrições deverão abrir na semana seguinte. Usando o número de inscrição da prova e a senha, você conseguirá entrar o portal do programa.


Lá você deverá procurar pela UFRPE e poderá verificar todos os cursos disponíveis, além de seus detalhes como vagas, turno, unidade. Depois de escolher o curso, escolha a modalidade (ampla concorrência ou cotas). Antes de finalizar, anote todos os documentos que serão necessários para a matrícula caso você seja selecionado. Você pode se inscrever em até duas opções de curso, mas a matrícula só será feita em um.

A partir do segundo dia de inscrições as notas de corte são liberadas. Elas servem para você ter uma noção de sua colocação entre todos os candidatos para aquele curso. Fique atento para o vestibular UFRPE 2018 data e inscrição para não perder a oportunidade.

Vestibular UFRPE 2018 data

Ainda não há uma data para o início das inscrições do SISU, por isso é essencial que no início do ano você fique mais atento às notícias relacionadas ao Ministério da Educação. Quando as inscrições abrirem o próprio site da UFRPE irá divulgar a informação, sendo essa uma outra forma de você ficar ciente.

A universidade também deverá lançar um edital, contendo as datas e os locais para a matrícula, além de todas as demais regras de participação e classificação. Você deverá lê-lo com atenção para se certificar de que está ciente de tudo. As matrículas são realizadas em um curto período de tempo diretamente nas unidades e aqueles que não comparecem perdem a chance.

Vestibular UFRPE 2017 gabarito

O resultado do SISU será liberado no mesmo local onde você efetuou a inscrição. Após a realização das matrículas, se houver vagas sobrando, a universidade irá chamar todos os candidatos que se inscreveram na lista de espera para preencher as vagas remanescentes.

Se você não foi selecionado em nenhuma das chamadas anteriores e se inscreveu na lista, há grandes chances de conseguir a vaga. Fique de olho no site da UFRPE, pois as vagas remanescentes são distribuídas de acordo com regras da própria instituição, não sendo mais no âmbito do SISU. Por isso leia o edital de vagas remanescentes e certifique-se de preencher todos os requisitos e todos os formulários a tempo.

Todos os anos milhares de pessoas deixam de realizar suas matrículas, por isso há um número grande de vagas remanescentes. Não desista logo na primeira chamada, continue acompanhando até o último momento. Mais informações relacionadas ao SISU deverão ser liberadas em janeiro do ano que vem, com a proximidade da abertura das inscrições.