Vestibular UFRJ 2018

A Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – é uma instituição de ensino superior brasileira que oferece cursos de graduação e pós-graduação de forma gratuita através do ENEM e de programas como o SISU. A instituição não aplica mais o seu vestibular tradicional, sendo que seleciona os candidatos com base em suas notas do ENEM, sendo este o único exame e vestibular que os interessados devem prestar.

Vestibular UFRJ 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFRJ 2018. (Imagem: Divulgação)

Até mesmo se você não deseja ingressar pelo SISU, mas ainda quer usar a nota do ENEM, há um método especial disponibilizado pela instituição. Obtenha mais informações sobre como ingressar na UFRJ a seguir.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro disponibiliza aos cidadãos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, através das suas unidades e campi espalhados por todo o estado carioca. O acesso à graduação na instituição se dá através do SISU ou do uso da nota do ENEM. Todos os cursos são gratuitos e você não precisa arcar nem com a inscrição.

As inscrições para ingresso na universidade abrem duas vezes por ano, uma em cada semestre. As oportunidades para ingresso no primeiro semestre só podem ser tentadas ainda por aqueles que se inscreveram no SISU e manifestaram interesse em participar da lista de espera ou ainda pelos inscritos na lista de espera do uso da nota do ENEM.


Vestibular UFRJ 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFRJ 2018. (Imagem: Divulgação)

Cursos Graduação UFRJ 2018

A Universidade Federal do Rio de Janeiro possui diversos cursos de graduação para quem deseja obter qualificação profissional na área de seus sonhos. Algumas opções são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Astronomia, Letras, Psicologia, Química, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Comunicação Visual Design, Dança, Defesa e Gestão Estratégica Internacional, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Farmácia, Filosofia, Geologia, Matemática, Música, Medicina, Meteorologia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social, entre outros.

Como se Inscrever no Vestibular UFRJ

Como mencionamos, o vestibular da universidade nada mais é do que o próprio ENEM, portanto se você deseja ingressar em algum dos cursos de graduação é preciso realizar o exame. Depois de participar do exame, você deve aguardar o resultado e a abertura das inscrições do SISU, que ocorre no início do ano.

Vestibular UFRJ 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFRJ 2018. (Imagem: Divulgação)

Caso você opte apenas por usar a nota do ENEM para ingresso, também deverá acompanhar o site da instituição para conferir quando o período de inscrição abrir, que geralmente também é no início do ano. Todos os programas e processos seletivos de acesso à graduação na UFRJ podem ser acompanhados através do link.

Passo a Passo Inscrição Vestibular UFRJ

Para se inscrever no vestibular UFRJ 2018 você deve acessar o site do SISU. As inscrições são abertas logo depois da divulgação das notas do ENEM, acontecendo até o final de janeiro. No site é preciso informar o número de inscrição e a senha do ENEM, para depois conferir e confirmar os dados pessoais.

No programa você pode se inscrever para até duas opções de curso, por ordem de preferência. Basta efetuar a pesquisa de vagas, informando o nome do curso, da instituição ou da cidade. Em seguida você poderá conferir os detalhes de cada curso, como a quantidade de vagas, turno, unidade e outras informações.

Vestibular UFRJ 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFRJ 2018. (Imagem: Divulgação)

Depois que você selecionar o curso terá que selecionar a modalidade (ampla concorrência, cotas sociais ou raciais). Por último você deve ler todos os documentos exigidos em caso de matrícula e concluir a inscrição. Depois que o resultado for liberado, caso você seja selecionado, será preciso acessar o site da UFRJ informado acima para ler o edital e saber o dia, horário e local para efetuar a matrícula.