Vestibular UFRGS 2018

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – abriu no final do ano passado as inscrições para o seu vestibular de ingresso em seus cursos de graduação. Todos os inscritos que realizaram as provas no início do ano e foram selecionados irão ingressar na instituição no primeiro semestre de 2018.

Vestibular UFRGS 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFRGS 2018. (Imagem: Divulgação)

Aqueles que não puderam participar ou que não foram selecionados, terão uma nova oportunidade no meio do ano, quando um novo processo seletivo for aberto para selecionar estudantes para o segundo semestre do ano. Se você deseja participar é bom já estar a par de todas as informações sobre o vestibular, por isso confira a seguir os cursos oferecidos, como funciona as inscrições e o método de seleção.

Vagas e Cursos Vestibular UFRGS 2018

O vestibular seleciona candidatos para ingressar nos cursos de graduação da instituição, sendo preciso prestar provas objetivas e, de acordo com o curso, algumas provas de habilitação. Todas as vagas serão ofertadas por acesso universal, ou seja, ampla concorrência, e por reserva de vagas. O candidato pode concorrer tanto para ampla concorrência quanto para a reserva de vagas, basta selecionar essa opção no ato da inscrição.

Alguns dos principais cursos ofertados pela instituição são: Agronomia, Administração, Biomedicina, Ciências Sociais, Comunicação Social, Dança, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Estatística, Engenharia Civil, Design Visual, Design de Produto, Estatística, Farmácia, Jornalismo, Letras, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Relações Públicas, Teatro, Zootecnia, entre outros.


Vestibular UFRGS 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFRGS 2018. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Vestibular UFRGS 2018

As inscrições são realizadas pela internet, sendo que o último processo seletivo ocorreu entre 18 de outubro e 6 de novembro. Os interessados puderam se inscrever pelo site ou de forma presencial na Comissão Permanente de Seleção. É preciso informar o número do CPF e o e-mail no ato da inscrição. No ato da inscrição o candidato também pode selecionar se deseja ou não usar a nota obtida no ENEM.

Para que a participação seja confirmada o candidato precisa arcar com uma taxa de inscrição no valor de R$125,00, sendo que é possível conseguir até 50% de desconto.

Provas do Vestibular UFRGS 2018

As etapas de seleção do vestibular são compostas por provas comuns e de habilitação específica. As provas de habilitação específica devem ser realizadas somente pelos candidatos dos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro. Elas são aplicadas somente em Porto Alegre, no final de novembro. O agendamento das provas de habilitação específica é feito pela universidade em até dois dias após a confirmação da inscrição.

Vestibular UFRGS 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFRGS 2018. (Imagem: Divulgação)

Já as provas comuns deverão ser realizadas por todos os candidatos. As provas comuns foram aplicadas em dias sucessivos, a partir de 7 de janeiro, até o dia 10. No primeiro dia a prova engloba questões sobre Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna. No segundo dia as questões são sobre Língua Portuguesa e tem a redação. No terceiro dia as questões são sobre Biologia, Química e Geografia. No último dia as questões são sobre História e Matemática.

SISU/ENEM para Ingresso na UFRGS 2018

Você também pode ingressar na UFRGS usando o SISU. As inscrições para o processo seletivo abrem duas vezes por ano, no início de cada semestre. É preciso informar o número de inscrição e a senha do ENEM para acessar, e depois você pode se inscrever em até dois cursos por ordem de preferência.

Vestibular UFRGS 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFRGS 2018. (Imagem: Divulgação)

Nesse caso é usado como método de seleção somente a sua nota do ENEM. O resultado é liberado no site do SISU e se for selecionado você deve acessar o site da UFRGS para conferir os dias, horários e locais de matrícula, pois eles variam de um curso para outro.