Veja 7 Dicas de Como se Preparar para o Vestibular!

O vestibular é uma etapa importante da vida de milhares de jovens brasileiros. É através dele que é possível ingressar em uma instituição de ensino pública e/ou privada e tudo irá depender do desempenho do estudante. O principal vestibular das instituições públicas atualmente é o ENEM, sendo caracterizado por um exame que engloba provas com questões de todas as áreas de conhecimento estudadas no ensino médio.

Já as instituições privadas ainda possuem o seu vestibular tradicional, mas também disponibilizam aos estudantes a opção de usarem a nota do ENEM para ingresso. Independentemente da forma escolhida pelo estudante, é essencial se sair bem em todos os vestibulares. Portanto, veja a seguir 7 dicas de como se preparar para o vestibular!

7 Dicas de Como se Preparar para o Vestibular!

1 – Conheça os modelos de questão do vestibular

É importante que você conheça a prova que irá fazer, para que assim possa ficar ainda mais preparado. Se for o ENEM, é extremamente fácil ter acesso às suas questões, basta buscar na internet as provas dos anos anteriores ou até mesmo em sua escola.

Veja 7 Dicas de Como se Preparar para o Vestibular!

Veja 7 Dicas de Como se Preparar para o Vestibular! Imagem:divulgação

Já se for o vestibular de uma instituição privada, você deverá buscar no site da mesma a prova do vestibular anterior. Além de conhecer os modelos de questões, você também poderá resolvê-las e já treinar um pouco mais.

2 – Aprenda a administrar o seu tempo


Nos vestibulares há sempre um determinado período de tempo para você completar a prova. Com isso, o candidato pode ficar menos de 5 minutos em cada questão e, quando há redação, é preciso focar nela, mas também saber administrar o seu tempo.

Treine em casa: imprima pequenos simulados ou faça-os online. Tente responder as questões e, o mais importante, fazer e concluir a redação no mesmo tempo do vestibular real. No edital da universidade você encontrará o tempo total de prova.

3 – A escola também é importante

Se engana quem pensa que a escola não possui papel fundamental na preparação do estudante para o vestibular. É claro que nem sempre a escola consegue dar todos os conteúdos a tempo, por causa das férias e até mesmo protestos, mas o conteúdo da sala de aula deve sempre ser revisado pelo estudante em casa e no mesmo dia.

Veja 7 Dicas de Como se Preparar para o Vestibular!

Veja 7 Dicas de Como se Preparar para o Vestibular! Imagem:divulgação

Outro ponto importante é prestar atenção nas explicações do professor e sempre tirar suas dúvidas ou até mesmo questionar assuntos. Depois que chegar em casa, antes de iniciar os estudos, revise a matéria vista na escola

4 – Dedique-se aos estudos

Em ano de vestibular você deve se dedicar apenas aos estudos. Não estamos falando para você estudar 24 horas por dia, mas é bom evitar distrações como festas e bebidas. Você pode ir ao cinema com seus amigos e familiares de vez em quando, mas dedique esses meses para os estudos, depois você poderá se divertir.

5 – Informe-se

Estudar através de apostilas e responder questões não é o suficiente: você precisa estar ciente e informado com os últimos acontecimentos no mundo. É importante ler revistas, jornais e até mesmo sites que sejam informativos.

6 – Pratique a redação

A redação é extremamente importante e em alguns vestibulares, ela é a única ‘questão’ para o estudante. É indicado fazer uma redação por semana e, se possível, leva-la para ser corrigida por um profissional no assunto.

Veja 7 Dicas de Como se Preparar para o Vestibular!

Veja 7 Dicas de Como se Preparar para o Vestibular! Imagem:divulgação

Dessa forma ele poderá apontar os seus erros e te ajudar a melhorar. Escolha temas que ainda não caíram no ENEM e que são possíveis chances.

7 – Se alimente corretamente

A alimentação influencia em todos os aspectos de nossa vida. Ao se alimentar corretamente e com ingredientes leves, você se sentirá mais disposto para estudar, além de evitar estresse e outros problemas.

Tags: