UFF Vestibular 2018 – Datas, Inscrições e Gabarito

A Universidade Federal Fluminense (UFF) é uma instituição pública de ensino superior com sede em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 9º lugar no ranking da Center for World University Rankings das melhores universidades do país.

A UFF figura entre as 15 melhores universidades da América Latina, segundo pesquisa recentemente publicada pelo “Webometrics Ranking of World Universities”, o maior instituto público de pesquisas da Espanha, órgão ligado ao Ministério da Educação.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2009, realizado pelo Ministério da Educação, a UFF passou a ser, em número de matrículas presenciais de ensino de graduação, a décima sexta maior universidade, a sexta maior universidade pública e a terceira maior federais do país.

UFF Vestibular 2018

UFF Vestibular 2018. Imagem:diuvlgação

A UFF foi criada em 1960, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Originou-se da incorporação de cinco faculdades federais já existentes em Niterói (Direito, Medicina, Odontologia, Farmácia e Veterinária) e três escolas estaduais (Engenharia, Serviço Social e Enfermagem) e agregação de duas faculdades particulares (Filosofia e Ciências Econômicas), posteriormente federalizadas e incorporadas, tendo seu nome atual, Universidade Federal Fluminense.

A sede e a maioria das unidades da UFF localizam-se na cidade de Niterói. Na época de sua criação, a cidade era a capital fluminense. A cidade vizinha do Rio de Janeiro constituía seu próprio estado, o estado da Guanabara, desde 21 de abril de 1960, após a transferência da capital federal à recém-construída Brasília.


UFF Vestibular 2018

UFF Vestibular 2018. Imagem:divulgação

Essa condição terminou em março de 1975, com a fusão dos dois estados, e transferência da capital estadual ao Rio de Janeiro, levando à atual configuração político-administrativa. Além de Niterói, a instituição possui unidades acadêmicas em diversos municípios do interior do Rio de Janeiro, sendo a universidade federal mais interiorizada do país.

Faz também parte do convênio mantenedor do Cederj, que ministra diversos cursos superiores semi-presenciais através de polos localizados por todo o estado. Vamos ver a seguir, mais informações sobre a UFF e ficar por dentro das formas de ingresso na instituição.

Acesse e saiba mais informações: Vestibular ESPM-SUL 2018 – Datas, inscrições e gabarito

Vestibular UFF 2018 Inscrições

Foi cancelado o ingresso por meio do vestibular, portanto o ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense é possível nas seguintes formas:

SiSU – Sistema de Seleção Unificado

O ingresso pelo SiSU é garantido é facultado ao candidato que tenha concluído o ensino médio. O estudante deve ter realizado o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, e se inscrever para concorrer a uma das vagas por meio do SiSU.

UFF Vestibular 2018

UFF Vestibular 2018. Imagem:divulgação

Mais informações podem ser encontradas nos sites do ENEM, do SiSU e da COSEAC. Todas as informações relativas ao SiSU devem ser obtidas na página da Coseac.

Transferência

O aluno de outra instituição de ensino superior pode ingressar na UFF, no mesmo curso de origem  ou caso não haja o curso de origem na UFF, por meio de transferência.

Reingresso com concurso Público

É o retorno às atividades escolares, concedido a portadores de diploma de curso de graduação, para obtenção de nova titulação ou habilitação, por meio de concurso público regulamentado por editais específicos e condicionado à existência de vagas,entre no site da COSEAC.

Acesse e saiba mais informações: CBM vestibular 2018 – Datas, Inscrições e Gabarito

Vestibular UFF 2018 Data

Não tem data marcada para o vestibular, pois a instituição cancelou o mesmo como forma de ingresso. Portanto você precisa ficar de olho nas inscrições do ENEM e após sair o resultado final, se inscrever no SISU para concorrer uma vaga na universidade ou então optar pela forma de transferência ou reingresso com concurso público.

Vestibular UFF 2017 Gabarito.

O vestibular não é mais uma opção para ingresso na faculdade, no lugar dele foram colocadas o modo ENEM e o SISU, a transferência e o reingresso com concurso público. Sem vestibular não tem como obter um gabarito.