ProUni 2016 – Datas e inscrições

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é organizado pelo  Ministério da Educação e trabalha oferecendo bolsas de estudos integrais e parciais de até 50% para estudantes que desejam fazer um curso superior em instituições privadas de educação, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

A bolsa é válida somente para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Se você quer fazer parte do ProUni 2016 é necessário ficar atento ao seu calendário. ProUni 2016 – Datas e inscrições:

Quem pode participar do ProUni

Só pode fazer parte do Programa Universidade Para Todos as pessoas que tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem em sua última edição, obtido nota maior de 450 pontos e não tiver zerado a redação. A nota da redação é tão importante quanto a nota da prova do ProUni, por isso, preste atenção nela.

Para se inscrever no ProUni também é necessário ter finalizado o ensino superior e precisa atender ao menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ter realizado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral; tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral; seja pessoa com deficiência; seja professor da rede pública de ensino em exercício.


O ProUni concede bolsas integrais somente para as pessoas que confirmem renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Já as parciais são informadas em caso que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.

Calendário ProUni 2016

As inscrições do programa federal em 2015 aconteceram em junho, entre os dias 16 e 18 daquele mês. Em 2016 acontecerá a inscrição no ProUni mais ou menos nesse mesmo período. Acesse o site para ter acesso ao cronograma 2016 do ProUni assim que ele for divulgado oficialmente.

ProUni 2016 – Datas

O cronograma do processo seletivo do ProUni 2016 deve manter a linha de 2015 e será constituído de duas chamadas feitas de modo consecutivo. Os resultados dos pré-selecionados sempre são disponibilizados na página do ProUni na internet, no dia 22 de junho na primeira chamada e no dia 6 de julho na segunda chamada.

Veja os 15 possíveis temas de Redação para o Enem 2016! Clique e saiba mais!

As pessoas que forem selecionadas é preciso seguir o calendário de matrícula. Vá para uma instituição de ensino para comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição de 22 a 29 de junho na primeira chamada e de 6 a 10 de julho na segunda chamada.

No primeiro semestre desse ano, o sistema do ProUni ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período de inscrições do ProUni 2015, foram oferecidas 213.113 bolsas de estudo, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Bolsas do ProUni

A bolsa de estudo do ProUni só poderá ser concedida se houver formação de turma no período letivo que for iniciado do curso, o que acontecerá somente se tiver no número mínimo necessário dos estudantes matriculados.

Os candidatos pré-selecionados para cursos do ProUni 2016 nos quais não houver formação de turma serão revogados, terão direito à bolsa somente se já estiverem matriculados no curso superior escolhido.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!