Pronatec 2017, expectativas, vagas, cursos e inscrições

Todo mundo sabe que estudar é muito importante não é mesmo? Principalmente na hora de procurar um bom emprego, isso porque o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e as empresas estão sempre a procura de profissionais qualificados. Mas não é todo mundo que tem condições financeiras de arcar com os valores dos cursos técnicos e por isso foi criado o Pronatec. Confira o que é o Pronatec, como se inscrever, quais são os cursos mais procurados e muito mais.

Pronatec – O que é?

O Pronatec é o Programa nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, ele foi criado no ano de 2011 pelo Governo federal e tem como objetivo principal oferecer bolsas de estudo para os melhores cursos técnicos do país. Lembrando que os cursos técnicos são os responsáveis por trabalhar a parte prática com os alunos, preparando-os para o mercado de trabalho.

O Pronatec é o responsável por ajudar os jovens de baixa renda que desejam estudar e assim conseguir um bom emprego através da qualificação profissional. Com o Pronatec é muito mais fácil de conseguir o primeiro emprego. A cada ano o Pronatec vem se tornando mais importante.

Pronatec 2017

Pronatec 2017, expectativas, vagas, cursos e inscrições

Pronatec – Instituições Participantes

São inúmeras instituições participantes do Pronatec e graças a isso o número de cursos também é bastante grande. No caso as instituições que são parceiras do Pronatec são:

  • Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica.
  • As instituições do sistema S, como por exemplo, Senai, Senac, Senar e Senat são as maiores parceiras do pronatec e disponibilizam milhares de cursos de qualificação profissional para os jovens.
  • Instituições de ensino provado como, por exemplo, Faculdade Anhanguera, e Universidade Paulista (UNIP).

Com certeza tem alguma instituição de ensino participantes do Pronatec na sua cidade.


Acesse e saiba mais informações: Fies 2017 – Inscrições

Pronatec – Como e onde se inscrever?

As inscrições para o Pronatec podem acontecer durante todo o ano, variando de instituição para instituição. O aluno interessado deve estar sempre atento as inscrições na instituição que deseja estudar, além disso, na prefeitura da cidade também é possível obter informações referentes as datas de inscrição.

Algumas instituições liberam as inscrições pelo portal oficial do Pronatec que pode ser acessado pelo: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/.  Para se inscrever é preciso ter em mãos:

  • Documentos pessoais – RG, CPF
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência
  • Histórico escolar

Algumas instituições podem pedir outros documentos, a dica é sempre acessar o site da instituição participante ou ir até a escola mesmo e ficar por dentro dos documentos necessários para fazer a inscrição.

Pronatec 2017

Pronatec 2017, expectativas, vagas, cursos e inscrições. Imagem:divulgação

Pronatec – Vagas

O número de vagas deu uma diminuída nos últimos anos, porém, a expectativa é que esse numero volte a aumentar bastante no ano de 2007. Para se ter uma noção da importância do Pronatec, nos anos de 2011 até 2014 foram liberadas mais de 8 milhões de vagas, ou seja, muitos jovens conseguiram ter sua qualificação profissional através do pronatec.

Os cursos do Pronatec são oferecidos de acordo com a demanda da mão de obra local e também com as características das empresas da cidade ou da região, dessa forma fica ainda mais fácil de sair do curso e conseguir um emprego.

Acesse e saiba mais informações: Prouni 2017 – Inscrições, Cursos e Vagas

Pronatec – Cursos mais procurados

O Pronatec oferece milhares de opções de cursos técnicos aos jovens e com certeza você vai encontrar aquele que mais se encaixa no que você gosta de fazer, confira quais são os cursos mais procurados no Pronatec.

  1. Técnico em Informática para Internet
  2. Técnico em Logística
  3. Técnico em Meio Ambiente
  4. Técnico em Segurança do Trabalho
  5. Técnico em Informática
  6. Técnico em Mecânica
  7. Técnico em Eletrotécnica
  8. Técnico em Redes de Computadores
  9. Técnico em Automação Industrial
  10. Técnico em Desenho de ConstruçãO Civil

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!