O que estudar para o vestibular de medicina?

O curso de Medicina é muito desejado por milhares de brasileiros que tentam uma vaga por meio dos vestibulares e programas federais. Passar na faculdade de Medicina exige uma nota alta ou uma ótima pontuação, o que, por sua vez, exige do candidato muito estudo, dedicação e preparação. Geralmente quem pretende ingressar em um curso desses, realiza um cursinho ou resolve estudar em casa, por conta própria.

Estudar vestibular medicina sozinho

Estudar sozinho pode ser uma tarefa difícil, mas que possui suas vantagens: você não sofre com barulho, pode adotar métodos diferentes de aprendizagem como falar em voz alta e ainda tem a possibilidade de criar o seu próprio cronograma. Por outro lado, corre o risco de não ter ninguém ao seu lado para ajudar com uma explicação ou questão.

faculdade-de-medicina

Faculdade de Medicina. Imagem:divulgação

Antes de começar a estudar sozinho o aluno precisa estar ciente de todas as matérias que caem no vestibular, assim como decidir quais serão os seus meios de pesquisa e estudo, como apostilas, vídeos na internet, livros, questões resolvidas, entre outros.

Acesse e saiba mais informações: Vestibular UNEMAT 2019

Quais matérias estudar para vestibular de medicina

As matérias a serem estudadas podem sofrer alterações de acordo com o vestibular a ser prestado. Por exemplo, no estado de São Paulo, a maioria dos candidatos realiza o vestibular da FUVEST que cobra um X de matérias. Um vestibular em outro estado pode solicitar outras matérias e por aí vai.

faculdade-de-medicina

Faculdade de Medicina. Imagem:divulgação

Mas, de um modo geral, a maioria dos vestibulares, assim como o ENEM, cobram questões envolvendo os assuntos estudados durante o Ensino Médio. Por isso, o candidato deve se dedicar a estudar Língua Portuguesa, Literatura, Biologia, Física, Matemática, Inglês.

Assista:5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova

Estudar medicina online

Você já se imaginou estudando para Medicina pela internet? Da sua própria casa? Isso é completamente possível! Uma das opções é assistir aulas online: inúmeros professores postam vídeos no YouTube falando sobre assuntos relevantes que caem nos vestibulares e no ENEM.

faculdade-de-medicina

Faculdade de Medicina. Imagem:divulgação

Na internet também é possível encontrar apostilas em PDF ou, se preferir, você pode contratar um plano de um cursinho online, como o Descomplica, onde há um plano dedicado apenas aos interessados no curso de Medicina.

Material estudo vestibular medicina

Um importante passo na hora de estudar é decidir qual material você vai usar. Se optar por fazer um cursinho, no próprio local eles comercializam ou algumas vezes dão de brinde aos alunos apostilas completas e outros conteúdos. Já se você for estudar sozinho pode adquirir apostilas em bancas de revistas, na internet e até mesmo comprar outros livros didáticos. Você pode procurar por dicas de materiais através de pessoas que já passaram por isso.


Acesse e saiba mais informações: Vestibular Fuvest 2017, Inscrições, Gabarito e Resultados

Como estudar para medicina Enem?

O método de estudo para o ENEM pode ser o mesmo adotado para o vestibular tradicional. Isso porque as questões tendem a envolver as mesmas áreas de conhecimento, além de seguirem o padrão de apenas uma alternativa correta. Como no ENEM são ainda mais concorrentes, o esforço deve ser redobrado. A dica é tentar se preparar com base nas provas anteriores.

faculdade-de-medicina

Faculdade de Medicina. Imagem:divulgação

Apostilas para vestibular de medicina

Muitos sites na internet comercializam apostilas para vestibulares e diferentes cursos. Uma boa opção é o Estante Virtual, onde você encontra opções de apostilas usadas e novas, além de livros didáticos. Na Amazon você também encontra alguns guias da profissão e na Loja do ENEM é possível adquirir um DVD com vídeo aulas e outros conteúdos extras. As apostilas geralmente possuem um conteúdo bem completo, mas vai de cada um decidir com o que melhor se acostuma.

Acesse e saiba mais informações: Aprenda como Passar em Qualquer Vestibular

Quais matérias caem no vestibular de medicina?

O vestibular de Medicina cobra assuntos relacionados às matérias aprendidas nos três últimos anos do Ensino Médio. Por isso os interessados devem focar os seus estudos em Português, Matemática, Literatura, Biologia, Física, Química, História e Geografia.

Passo a passo Plano de Estudos Vestibular Medicina

O curso de Medicina é um dos mais concorridos de nosso país, por isso ter um preparo é essencial para quem deseja tirar uma boa nota no vestibular. Para isso, é preciso estudar durante meses diversos assuntos que são cobrados.

Para organizar seus estudos e conseguir ver vários conteúdos, nada melhor do que um plano de estudos vestibular Medicina. As dicas que passaremos a seguir poderão lhe ajudar a criar um plano de estudos que se ajuste a sua realidade e a sua rotina.

Passo a passo Plano de Estudos Vestibular Medicina

Passo a passo Plano de Estudos Vestibular Medicina. Imagem: divulgação

1 – Defina suas tarefas e horários

O primeiro passo é fundamental, pois sem ele toda sua rotina poderá ficar uma bagunça. Consiste em você definir todas suas tarefas do dia a dia e os horários em que as fará, assim como os horários que estará disponível. Montar um calendário é a forma mais eficaz, assim você coloca os horários (pode ser meia em meia hora, de uma em uma hora, como preferir) e a tarefa para aquele momento. É importante fazer isso também com o final de semana.

Organizando sua vida pessoal e sua rotina, será possível definir os horários de estudo. Isso é muito pessoal e depende de cada um, mas lembre-se sempre de fazer intervalos para descansar enquanto estuda, assim como é importante também não deixar de fazer atividades de lazer.

2 – Veja por onde começar

É importante saber por onde começar a estudar, pois depois disso você segue o ritmo. Para descobrir a melhor forma de começar, você deve buscar saber os principais conteúdos cobrados no vestibular Medicina, dessa forma poderá listar as matérias prioritárias e iniciar por elas.

Siga sua lista de prioridades, estudando uma matéria por vez, com calma e dedicação. Quando terminar todas as matérias da lista de prioridades, comece a estudar as demais matérias. O começo é a parte mais difícil de tudo, mas depois que você começar, verá como será fácil continuar estudando.

3 – Reuna materiais de apoio

Para conseguir estudar um assunto de diferentes formas, é preciso ter materiais de apoio, como vídeo aulas, exercícios e até mesmo atividades diversificadas. A internet está recheada de conteúdos desse tipo, não hesite na hora de procurar.

Materiais de apoio também podem ser resumos, criado por você mesmo ou por outras pessoas. Cada vez mais pessoas que estudam para o vestibular disponibilizam seus resumos na internet para ajudar outros.

4 – As últimas semanas antes do vestibular

O ideal é que você comece a estudar com tempo suficiente para ver todas as matérias até um mês antes do vestibular, pelo menos. Dessa forma, nas últimas semanas, poderá fazer resumos, praticar por meio de exercícios e também participar de simulados online.

Depois de meses estudando, é preciso que o cérebro descanse, mas sem esquecer tudo que foi aprendido. Por isso, nas últimas semanas, dar uma olhada rápida em cada conteúdo, todos os dias, também pode ajudar a gravar algumas informações de última hora e melhorar ainda mais.