O que é abstract no TCC?

O abstract, assim como o resumo, são partes muito importantes de um trabalho de conclusão de curso. Como o abstract aparece logo no início do TCC, o estudante deve redobrar os seus esforços para caprichar nesse item, considerando que ele dará as primeiras impressões sobre o conteúdo que será apresentado.

Neste post, falaremos o que é abstract, como esse item deve ser escrito, quais são as suas principais características e formas de aplicação em um TCC. Além disso, ensinaremos você a fazer o abstract perfeito para o seu trabalho de conclusão de curso. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

O que é abstract no TCC?

O abstract nada mais é do que o resumo do seu TCC traduzido para a língua inglesa. Aqui no Brasil, as instituições de ensino cobram que o trabalho e o resumo principal sejam escritos em língua portuguesa. No entanto, a maioria das instituições solicitam o abstract, que é o mesmo resumo, só que traduzido para o inglês. Há ainda algumas instituições que solicitam uma tradução diferente, como é o caso do “rèsumé” em francês e do “resumen” em espanhol.

O que é abstract no TCC?

O que é abstract no TCC? Imagem: divulgação

Por isso, é fundamental que você saiba fazer um bom resumo, pois o seu abstract dependerá exclusivamente do resumo realizado em português. Assim como o resumo, o seu abstract precisa ser escrito de forma objetiva e muito interessante, pois este é o primeiro texto que o leitor terá acesso ao abrir o seu TCC. O texto do seu resumo deve ser conciso e também deve informar o leitor de forma estratégica todos os pontos mais importantes que serão abordados em seu TCC.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) o resumo deve ser feito com uma abordagem rápida e bastante clara sobre o conteúdo que será abordado ao longo das demais conclusões do trabalho. Para isso, o autor deverá explorar a apresentação do seu trabalho com pontos relevantes e material conciso ao que será abordado em outros conteúdos.

Agora que você já sabe o que é resumo e abstract, é preciso colocar em prática todos esses conhecimentos teóricos. Para isso, vamos a um guia prático de como fazer resumo e transformá-lo em um abstract:


Como fazer um resumo de TCC?

Antes de começar o seu resumo, anote todos os itens que irão aparecer ao longo do seu trabalho. Por exemplo, se o seu trabalho possui pesquisas próprias, resultados provados cientificamente, entre outras particularidades, você deverá listá-lo para não esquecer de mencionar esses pontos importantes. Além desses itens, considere todo o conteúdo que será abordado, como as definições do tema, o porquê da discussão do tema, a conclusão e todos os demais pontos que você considerar importante. Feito isso, vamos as etapas para a elaboração do resumo:

  1. Contexto do trabalho: neste primeiro momento, você deverá informar ao leitor qual é o assunto que será abordado em seu trabalho. Não detalhe muito sobre o tema, apenas fale de forma objetiva para que a leitura seja rápida e de fácil compreensão.
  2. Objetivo do trabalho: logo em seguida, você deverá descrever o porquê de estar escrevendo sobre esse tema. Seja breve ao descrever esse objetivo, mas não se esqueça de mencionar o quanto o tema abordado em seu TCC é importante. Se o seu trabalho promove uma solução de algum problema, deixe claro isso no resumo, assim como discussões sobre o tema e compreensões diferentes de um mesmo item.
  3. Método utilizado no trabalho: o próximo item a ser incluído em seu resumo é a definição do método que foi utilizado em seu TCC para a elaboração do conteúdo. Se você utilizou métodos como pesquisa qualitativa ou quantitativa, estudo de caso ou qualquer outro método, ele deverá ser especificado no resumo do seu TCC.
  4. Resultados do trabalho: antes de concluir o seu resumo, não se esqueça de falar sobre os resultados alcançados com a discussão do seu tema. Sejam eles positivos ou negativos, você deverá informar de forma breve que o seu trabalho resultou em alguma experiência. Deixe esse trecho do seu resumo bastante atrativo para que o leitor tenha curiosidade em continuar a leitura.
  5. Conclusão do trabalho: por último, você deverá concluir o resumo falando sobre a conclusão do próprio trabalho. Neste trecho, tome um certo cuidado para não parecer um novo resumo do que já foi dito. Tente colocar informações ainda não mencionadas no resumo.

Como fazer um abstract de TCC?

Como já mencionamos, o abstract nada mais é do que um resumo em outra língua. Ou seja, você precisará traduzir o que você já elaborou no resumo. Se você tiver conhecimento da língua inglesa, isso facilitará a tradução do resumo para o inglês. Mas se você não conhecer nada de inglês, é melhor procurar por ajuda profissional.

O que é abstract no TCC?

O que é abstract no TCC? Imagem: divulgação

Nesse momento, é comum que os estudantes procurem pela tradução que aplicativos e sites oferecem, como é o caso do Google Tradutor. No entanto, é importante que você saiba que essas e outras ferramentas apenas traduzem o conteúdo para a forma literal do que foi escrito, e isso é um grande problema para os textos. Você deverá traduzir o conteúdo de uma forma que a leitura fique coerente. Por isso, não aposte nessas ferramentas para realizar a tradução do seu abstract.

Caso você precise de alguém para te ajudar nesta etapa, procure primeiramente no seu vínculo de relacionamentos se alguém possui o domínio do inglês. Se você tiver um familiar ou um amigo que fale inglês, peça ajuda para traduzir o seu abstract. Agora, se você não conhece ninguém para te ajudar com esse item do seu TCC procure por um profissional em tradução.

Atualmente esse serviço é facilmente encontrado através da internet. Você poderá procurar em sites que promovem trabalhos freelancers e escolher um profissional qualificado para o trabalho. Ou se preferir, consulte em escolas de línguas se há algum professor para te auxiliar nessa tradução. Só não tente fazer a tradução do abstract sozinho se não tiver o mínimo de conhecimento do inglês.