Não passou no vestibular? Veja essas dicas para não ficar pra trás

Todos os anos os estudantes passam pela fase dos vestibulares. Alguns já são veteranos e tentam sempre uma vaga na universidade ou curso desejado, enquanto outros são novatos e estão estudando pela primeira vez para atingir a sua meta.

A realidade é que não é nada fácil ter que lidar com a pressão de conseguir uma boa nota na prova e isso acaba prejudicando aqueles mais nervosos e ansiosos. Mas você não deve se preocupar se não passou no vestibular, há outras opções para recorrer, como ensinamos a seguir.

Aguarde as próximas chamadas do vestibular

Todo vestibular possui mais de uma chamada, geralmente duas, e na maioria dos casos, mais que isso. Se você não foi chamado na primeira ou na segunda, aguarde as demais chamadas. Muitas universidades esperam para ver se os selecionados irão efetuar a matrícula; quando não fazem, eles liberam mais vagas.

vestibular

Não passou no vestibular? Veja essas dicas para não ficar pra trás. Imagem:divulgação

Essa dica é válida principalmente se você for um daqueles que ficou bem perto de conseguir a vaga.

Assista: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova


Elabore uma nova rotina de estudos

Não passou no vestibular, e agora? Primeiro descanse algumas semanas, é claro. Depois disso, a sua chance é estudar ainda mais para o próximo vestibular e dessa vez conseguir uma nota bem alta. Já que a sua rotina anterior de estudos não deu muito certo, tente criar uma nova. Pense em como eram os seus dias de estudo e o que você podia estar fazendo de errado.

Há inúmeros métodos e formas de estudar, depende de como você é. Pode até mesmo valer a pena ingressar em um cursinho dessa vez para tentar conseguir entrar no curso desejado.

Acesse e saiba mais informações: O que cai no vestibular de engenharia civil

Concorra a bolsas de faculdades

Não conseguiu entrar na universidade pública desejada? Tente nas privadas, mesmo que você não tenha uma renda suficiente para arcar com a mensalidade. As universidades privadas oferecem bolsas de estudo de 50% e 100% para os estudantes que preencherem os requisitos.

Não passou no vestibular

Não passou no vestibular? Veja essas dicas para não ficar pra trás. Imagem:divulgação

Assim você não fica sem estudar, pode entrar em qualquer outro curso e trancar a matrícula caso consiga ser chamada no curso e universidade desejada. Lembre-se sempre de ler o edital completo e todas as informações quando houver disponibilidade de bolsas.

Acesse e saiba mais informações: O que estudar para o vestibular de medicina

Pague um semestre de uma faculdade particular

Você pode tentar também um vestibular de uma universidade particular, já que elas são menos concorridas justamente pelo fato de serem pagas, mas não deixam de ser ótimas instituições. Se houver condições, já pode deixar pago um semestre inteiro do curso que ingressou.

Não passou no vestibular

Não passou no vestibular? Veja essas dicas para não ficar pra trás. Imagem:divulgação

Esse é um ótimo método para você não ficar para trás e sem estudar; estará sempre atualizado com as novidades, adquirirá mais conhecimento e poderá prestar o seu vestibular novamente. Caso dessa vez entre, fica mais fácil cancelar a matrícula na universidade particular.

O importante é que você não desista no primeiro obstáculo (ou na primeira reprovação). É muito bom conseguir ser aprovado no primeiro ano, mas caso isso não aconteça, você deve continuar tentando, se esforçando e estudando, para que em um futuro próximo dê certo.

Tags: