Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

10 Melhores Universidades do Brasil

As universidades brasileiras contam com amplos lugares de estudo, milhares de campi, prédios para a realização dos cursos e pátios para que os alunos possam conversar e relaxar um pouco.

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), para quem não sabe é o órgão responsável por avaliar as universidades do país através dos conceitos dos alunos que nelas estudam. Para o ano de 2016 o ENADE deverá avaliar os cursos de gastronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Além desses outros também estão na lista para avaliação como cursos de tecnólogo nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia. A avaliação será feita através de uma prova prestada pelos alunos dos cursos citados acima.

Como as Melhores Universidades do Brasil são avaliadas

Para que uma Universidade seja reconhecida como um curso de excelência é preciso que a mesma alcance uma pontuação na faixa dos 4 e 5 pontos no Índice Geral de Cursos (IGC), que classifica as instituições com notas de 1 a 5. Aqueles que ficarem abaixo dos 3 pontos serão classificados como insatisfatórios e estarão proibidos de abrir novas vagas e fechar contratos com o programas do Governo Federal, como o Fundo de Financiamento de Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

writing-1170138_960_720

Quando acontece o exame do ENADE 2016

O exame do ENADE 2016 será realizado conforme a publicação no Diário Oficial, no dia 20 de novembro, a partir das 13 horas. A prova será realizada para alunos que estão  no fim dos cursos listados acima. Precisam participar:
– Estudantes que já tiveram concluído cursos superiores de tecnologia, que encerrarão os estudos até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária até o dia 31 de agosto de 2016;
– Todos os alunos concluintes dos cursos, que concluirão a graduação até o mês de julho de 2017 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima até o dia 31 de agosto de 2016.
As inscrições para participar do ENADE deverão ser realizadas pela instituição de ensino entre os dias 15 e 29 de julho de 2016.
É difícil dizer quantas universidades existem no Brasil, pois o número é muito grande. Nem todas são ótimas e nem todas são péssimas, mas todas têm suas qualidades e seus defeitos. Pensando em auxiliar o futuro universitário, nós resolvemos listas as 10 Melhores Universidades do Brasil e falar um pouquinho de cada uma. Veja abaixo:

Universidade de São Paulo – USP

Levando em consideração a avaliação feita pelo MEC (Ministério da Educação) e o ENADE foram listadas as melhores universidades do país para que os estudantes universitários possam optar pelas melhores e fazer cursos de qualidade que poderão ser de muita significância para o seu futuro.

Considerada a melhor universidade do Brasil, a USP é pública e mantida pelo estado de São Paulo. Todo o conhecimento passado aos alunos e toda a dedicação da escola têm refletido muito, e isso pode ser visto nos rankings mundiais. Ela foi criada no ano de 1934 e hoje conta com campi nas cidades de São Paulo, Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga e Lorena.

O Vestibular USP oferece cursos de graduação, pós-graduação, ensino a distância e cursos intensivos. Entre os cursos de graduação oferecidos, podemos destacar: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes visuais, Ciências agrárias, Ciências biológicas, Ciências biomédicas, Design, Direito, Economia, Editoração, Enfermagem, Engenharia Aeronáutica, Engenharia civil, Estatística, Letras, Marketing, Têxtil e Moda, Turismo e Publicidade e Propaganda.

Foto: Vestibular USP - Divulgação

Foto: Vestibular USP – Divulgação

Fazer um curso de nível superior em uma universidade muito bem conceituada, como é o caso da USP traz inúmeros benefícios, pois é reconhecida em qualquer lugar onde o currículo for entregue valorizando o aprendizado e ampliando excelentes oportunidades de trabalho. Mas para entrar nessa universidade é preciso que o candidato esteja muito bem preparado.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Localizada no segundo lugar do ranking nacional, a UFRJ é uma das maiores universidades federais do país. Ela é reconhecida nacionalmente e internacionalmente quando falamos de produção científica, artística e cultural. Ela foi criada em 1920 e hoje possui mais de 179 cursos de graduação e 345 de pós-graduação.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro ainda compreende alas hospitalares, laboratórios e bibliotecas. Além da unidade no Rio de Janeiro, a universidade também está presente em Duque de Caxias e Macaé.

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

A Unicamp é uma instituição de ensino superior pública que está em atividade desde 1966. O campus principal fica localizado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A universidade também controla outros campi em Limeira e Piracicaba, além de um centro de pesquisa em Paulínia.

O Vestibular Unicamp oferece cursos nas áreas de Artes, Biologia, Computação, Economia, Estudos da Linguagem, Filosofia e Ciências Humanas, Física, Geociências, Matemática, Estatística e Computação Científica, Química, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Educação Física, Odontologia, Tecnologia e muito mais.

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Localizada na cidade de Belo Horizonte, a UFMG é uma instituição de ensino superior pública de nível federal criada em 1927. Seus campi estão localizados nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros. A universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação, cursos intensivos e a distância.

Em Belo Horizonte, a universidade controla o Campus Pampulha que oferece prédios escolares e laboratórios; o Campus Saúde fica localizado na área hospitalar da cidade e nele são oferecidos os cursos de Medicina e ainda a Escola de Enfermagem.


Entre os cursos oferecidos no Vestibular UFMG, podemos destacar: Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação, Antropologia, História, Pedagogia, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Direito, Gestão Pública e muito mais.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

A UFRGS é uma instituição de ensino superior pública com sede em Porto Alegre, fundada no ano de 1934. A universidade mantém centros de graduação e pós-graduação nas áreas de educação, letras, engenharias, ciências exatas e ciências humanas.

f_209568

Hoje a UFRGS compreende várias unidades regionais e acadêmicas, entre elas: Campus Litoral Norte; Colégio Aplicação; Escola de Administração; Escola de Educação Física; Escola de Enfermagem; Faculdade de Arquitetura; Faculdade de Direito; Faculdade de Ciências Econômicas; Faculdade de Medicina; Instituto de Artes; Instituto de Ciências Básicas da Saúde; Instituto de Letras; e muito mais.

Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Fundada em 1933, a Universidade Federal de São Paulo é uma instituição de ensino superior pública e conta com campus na Baixada Santista, em Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos, São Paulo e Zona Leste.
A universidade oferece para os alunos cursos de graduação, pós-graduação e também cursos intensivos nas mais diversas áreas. Os cursos são oferecidos de acordo com cada campi e você pode vê-los no site da instituição.

Universidade Estadual Paulista – UNESP

A UNESP foi criada em 1976 e hoje conta com 24 campi e 34 institutos: Campus de Araçatuba; Campus de Araraquara; Campus de Assis; Campus de Bauru; Campus de Dracena; Campus de Franca; Campus de Ilha Solteira; Campus de Tupã; Campus de Sorocaba; Campus do Litoral Paulista; Campus de São José do Rio Preto; Campus de Rio Claro e muitos outros. Os cursos de graduação oferecidos são nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Humanidades.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

A UERJ foi fundada em 1950 e o seu principal campus fica no bairro do Maracanã. A universidade também conta com outros campi em Petrópolis, Duque de Caxias, São Cristóvão, Botafogo, Lapa, Ilha Grande, Nova Friburgo, Teresópolis, Resende e São Gonçalo.
Eles oferecem cursos de graduação, pós-graduação e cursos intensivos. Os cursos de graduação abrangem as seguintes áreas: Administração, Artes Visuais, Ciência da Computação, Direito, Educação, Enfermagem, Letras, Química, Serviço Social, Turismo, entre outros.

Universidade Federal Fluminense – UFF

A UFF foi fundada em 1960 e hoje é uma instituição pública de ensino superior com sede em Niterói. Ela oferece 124 cursos de graduação e 80 cursos de pós-graduação. Além da biblioteca central, há mais 23 bibliotecas setoriais, 349 laboratórios, 437 salas de aula, 9 anfiteatros, um hospital e uma farmácia.

Alguns dos cursos oferecidos são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Ciência Ambiental, Cinema e Audiovisual, Desenho Industrial, Direito, Farmácia, entre outros.

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

A UFSC é uma instituição pública de ensino superior sediada em Florianópolis. O principal campus fica no bairro Trindade e oferece 83 cursos de graduação, 88 cursos de pós-graduação em sentido amplo e 81 em sentido estrito.
Hoje a universidade conta com campus em Blumenau, Araranguá, Curitibanos e Joinville. Para ver a relação de cursos.

Campus UFSC (Foto: Divulgação)

Campus UFSC (Foto: Divulgação)

A avaliação das Universidades é realizada todos os anos para que as mesmas possam melhorar cada vez mais o método de ensino, que é tão importante para que os alunos possam obter o melhor resultado em sua vida acadêmica para refletir no seu futuro profissional.

Quando o aluno está bem preparado para o Vestibular UFSC as oportunidades aumentam e as chances de crescer profissionalmente são muito maiores.

Como se preparar para as Melhores Universidades do Brasil

Para que você possa ingressar em uma Universidade de qualidade é preciso se preparar muito, pois o numero de candidatos é muito grande e as vagas não alcançam a todos. Confira algumas dicas para que você possa se preparar da melhor forma possível:
– Adquira uma rotina de estudos diária, separe duas horas por dia para estudar intercalando 10 minutos a cada meia hora para descansar;

– Procure fazer um cursinho, pois os cursinhos dão dicas fundamentais para as provas que costumam ter muitos pega ratões;

– Estude uma matéria a cada dia para não saturar;

– Estude de segunda a sexta, deixe os finais de semana para sair da rotina e desestressar;

– Não fique horas corridas estudando, pois o seu cérebro não consegue assimilar uma hora de estudos sem intervalo, ele acaba saturado e você não consegue se concentrar;

– Escolha um horário para os estudos, algumas pessoas conseguem se concentrar melhor pela manhã, outras à noite;

– Estudar escutando música, não é uma boa ideia, mas como tem muitos adolescentes que dizem se concentrar melhor, você deve optar pelo que melhor convém para os estudos;

– Outro item importante é a alimentação. Pode parecer bobagem, mas ter uma alimentação balanceada ajuda a melhorar a concentração e a aprender melhor, pois quando o cérebro é estimulado melhora o aprendizado;

– Outra dica bem legal é fazer simulados procurar provas anteriores que já foram feitas para ingresso na universidade que você escolheu e estudar por elas para ter maior compreensão;

– Se você não tem dinheiro para pagar um cursinho pré-vestibular você pode procurar sites na internet que viabilizam provas e simulados gratuitamente para quem quer estudar para prestar vestibular. Mas é importante observar a universidade que você escolheu para fazer um simulado para ela. Dessa forma vai ser muito mais fácil para você estudar e se preparar para a prova;

– Uma dica para ajudar no funcionamento do cérebro e na concentração é a prática de atividades físicas ao ar livre, como uma caminhada, andar de bicicleta. Os exercícios físicos estimulam o cérebro e ajudam a assimilar melhor o conteúdo a ser estudado;

– A escolha da Universidade é mais importante, pois você deve conhecer a mesma e o numero de vagas, bem como também o número de inscritos para saber o grau de responsabilidade que você está assumindo a partir do momento que decidiu ingressar na mesma.

Se você quer se preparar para prestar prova para uma das “10 Melhores Universidades do país”, saiba que terá que se preparar e muito, afinal os candidatos que também estão em busca de uma oportunidade são muitos e querem o mesmo que você. Invista nos estudos procure uma forma que você possa se preparar da melhor maneira para ingressar em uma universidade de qualidade que lhe garanta um futuro promissor. Saiba que é única e exclusivamente, através dos estudos, que os melhores profissionais se formam, se você quiser estar na lista entre eles tenha foco e persistência nos estudos que você consegue.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!