Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Cartão de confirmação ENEM

Muitos estudantes estão se preparando para o ENEM 2016. São horas de estudo, focado em inúmeras matérias e na Redação. Essa preparação é fundamental para enfrentar às 10 horas de prova, divididas em dois dias de exame. Mas para isso, o primeiro passo é saber em que escola prestará a prova, e como chegar.

redação (imagem: divulgação)

redação (imagem: divulgação)

A informação de local do exame é passada aos estudantes através do Cartão de Confirmação do ENEM, que até 2014 era enviado através dos correios para a casa dos participantes, mas a partir de 2015, o MEC e o INEP passaram a não enviar mais o cartão impresso pelos correios.

Cartão de confirmação do ENEM – Como obter

Por não ser mais enviado para a residência dos participantes, muitas pessoas têm encontrado dificuldades para saber onde prestarão a prova, assim como a sala em que deverão se apresentar.

Conforme informado em edital, na abertura das inscrições do ENEM, este ano os cartões de confirmação só serão emitidos pela internet, através do site do INEP . O Candidato deverá acessar o site do ENEM e clicar na opção 1: cartão de confirmação.

Ao clicar neste link, o estudante será redirecionado à página seguinte, que contará com dois links, um deles com instruções aos inscritos, o segundo link para acesso à página do participante. É necessário clicar no link da página do participante, para ser redirecionado à tela de acesso.

O acesso é feito através do CPF e da Senha cadastrada na data da inscrição. Caso o participante não lembre sua senha, poderá solicitar a sua redefinição apenas clicando em “esqueci a senha”. Ao ingressar no sistema, o candidato deverá imprimir seu cartão de confirmação.

É necessário apresentar o cartão de confirmação?

O cartão de confirmação possui os dados do participante, para conferência, não sendo obrigatória sua apresentação no dia da prova. Porém se recomenda a impressão do mesmo, pois nele existem informações e instruções para a realização da prova, assim como instruções especiais em caso de deficiência.

No dia da prova o candidato deverá comparecer na sala de prova portando seus documentos e caneta azul ou preta de material transparente.


Não esqueça da identidade, caneta preta e o cartão de comprovação no dia da prova do Enem (Imagem: Divulgação)

Não esqueça da identidade, caneta preta e o cartão de comprovação no dia da prova do Enem (Imagem: Divulgação)

Caso haja alguma divergência nos dados da prova, será necessário solicitar um cartão de correção para os examinadores no dia da prova. A correção não é feita mais através do cartão de confirmação.

O que preciso apresentar no ENEM para fazer a prova

Nos dois dias de prova o participante do ENEM deverá chegar ao local de prova com no mínimo uma hora de antecedência para o fechamento dos portões. Os portões se fecharão exatamente às 13 horas pelo horário de Brasília, sendo que a prova começará a ser ministrada às 13:30.

Para realizar o ENEM 2016 é necessário estar de posse de um documento oficial de identificação com foto, que pode ser o RG, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Documento profissional de classe, como OAB ou COREN, ou até mesmo Carteira Profissional da Previdência Social (CTPS).

Orientações para participantes com deficiência ou necessidades especiais

Uma informação importante, que consta no cartão de confirmação do ENEM para quem se declarou deficiente, ou portador de alguma necessidade especial, é a possibilidade de solicitar tempo extra para a realização da prova.

De acordo com a ONU e outros órgãos de direitos humanos, a denominação correta para cadeirantes, ou portadores de outras deficiências físicas ou mentais é de Pessoa com Deficiência, enquanto pessoas com problemas como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) Discalculia ou Dislexia recebem o nome de pessoas com necessidades especiais.

03nov2012---natalia-pessoa-18-cadeirante-mostra-inscricao-candidata-aguarda-abertura-dos-portoes-dos-locais-de-prova-do-enem-2012-no-rio-de-janeiro-1351954785491_956x500

Em ambos os casos, é possível solicitar um tempo extra de até 60 minutos para a realização da prova, através de um formulário disponível nas salas de aplicação. O INEP se reserva o direito de solicitar documentos comprobatórios como laudos ou pareceres médicos.

Além disso, pessoas com dislexia ou com baixa acuidade visual terão direito a um profissional de auxílio à leitura ou prova ampliada. Assim como portadores de deficiência visual severa, como cegueira total, terão acesso a provas em Braile.

Outras orientações aos candidatos

É importante ressaltar que o ENEM é uma prova longa, por isso se aconselha aos participantes que tomem algumas medidas de precaução para que a prova ocorra sem grandes problemas.

  • Conheça o lugar de realização da prova: Vá até a escola com antecedência para conhecer todas as rotas e não correr o risco de chegar após o fechamento do portão.
  • Lembre-se de desligar o aparelho celular: É importante lembrar que caso o aparelho toque ou desperte, mesmo guardado na bolsa, o participante será eliminado da prova.
  • Não esqueça de guardar o celular no saquinho do INEP: Evite esquecer o telefone nos bolsos. Lembre-se que haverá detectores de metal nas portas dos banheiros para evitar fraudes.
  • Leve no mínimo duas canetas: Conte sempre com o azar, leve ao menos duas canetas para não correr o risco de uma delas falhar.
  • Leve uma garrafa de água ou squeeze: O Enem é uma prova longa, é necessário beber água sempre, manter-se hidratado para evitar passar mal com quedas de pressão.
  • Os cadernos de respostas só serão liberados para serem levados pra casa após decorrido dois terços da prova: Caso deseje levar o caderno de questões consigo, lembre-se que será necessário esperar.
  • Ligue seu celular apenas após deixar o prédio: Muitas pessoas ligam os aparelhos tão logo deixam a sala. Lembre-se que isto é proibido, e mesmo já tendo entregado a prova, aqueles que ligarem os aparelhos dentro do prédio ainda poderão ser eliminados.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!