9 dicas para quem vai cursar faculdade de psicologia

A graduação de psicologia em média tem duração de cinco anos, podendo o profissional ser habilitado em bacharel ou licenciatura. Esse último pode atuar na área de educação como professor ou desenvolvendo metodologias pedagógicas para os diferentes ensinos.

Já o bacharel em psicologia pode treinar profissionais para o atendimento às pessoas na área da saúde, prevenir e tratar pacientes com doenças mentais e com distúrbios emocionais.

Assista: 5 Possíveis Temas de Redação do Enem com chances reais de cair na prova

Conheça tudo sobre o curso de psicologia

No início do curso, as disciplinas são mais teóricas e o aluno aprende sobre os tipos de psicologia como a clínica, social, educacional e organizacional. Os estudantes também vão aprender sobre o comportamento humano, as etapas do desenvolvimento psicológico na infância, adolescência, na fase adulta e na velhice, além de estudar sobre o desenvolvimento de doenças mentais, as características, como prevenir e como tratar cada uma.


curso de psicologia

Curso de psicologia. Imagem:divulgação

Diagnóstico, técnicas e tratamentos fazem parte dos anos de duração do curso. Há ainda o estágio final supervisionado, o que é obrigado durante a graduação e a entrega de uma Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde o psicólogo pode atuar

O profissional graduado em psicologia pode trabalhar em diferentes áreas, ale´m do atendimento clínico. Ele pode atuar em consultórios médicos, em hospitais, com psicologia esportiva, em consultoria educacional, em departamentos de marketing de empresas, em departamento de Recursos Humanos em processos de seleção de profissionais. Pode trabalhar em hospitais, clínicas, faculdades, escolas, centros esportivos, centros de reabilitação, em grandes empresas privadas e públicas.

Acesse e saiba mais informações: O que cai no vestibular de engenharia civil

9 dicas para quem vai cursar psicologia

A primeira dica é verificar se a faculdade onde pretende estudar oferece as duas habilitações e fazem distinção disso no momento da inscrição. É preciso ficar atento e escolher qual o tipo de habilitação que você deseja. Mas, em outras instituições, isso só é decidido após as disciplinas básicas do primeiro semestre.

A segunda dica é saber se você gosta de ajudar as pessoas, isso é essencial para ser um bom psicólogo. A terceira é perceber se tem capacidade de interpretação e vontade de ouvir.

curso de psicologia

Curso de psicologia. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: O que estudar para o vestibular de medicina

A quarta dica é gostar de estudar muito, a quinta se gosta de ler já que a profissão requer muitas noites de leitura. A sexta é tem estrutura emocional para trabalhar em hospitais, pois muitos psicólogos começam sua carreira em clínicas hospitalares.

A sétima dica é verificar se você é uma pessoa paciente, a oitava é verificar a sua área preferida, pois o psicólogo pode trabalhar em diversas locais e a última dica é pesquisar bem a faculdade antes de se matricular, já que existem várias no mercado.