Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Vestibular UNESP 2016 – Inscrições, prova e gabarito

A UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) é uma instituição de ensino superior mantida pelo Governo Estadual de São Paulo, com ensino gratuito e uma das maiores da região. A Universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação, de extensão e na modalidade de EaD (Ensino a Distância). A primeira etapa do Vestibular 2016 foi realizada no dia 15 de novembro e a segunda etapa acontece em dezembro.

Conheça a UNESP

A UNESP foi criada em 1976 e surgiu a partir da incorporação dos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Eram unidades universitárias localizadas em diferentes pontos do interior paulista. Elas tinham sido criadas, a maioria, nos anos 50 e 60.

Durante a década de 1990, a Universidade ampliou a oferta de vagas ampliando a quantidade de cursos. Além disso, em 2003, criou as Unidades Diferenciadas, hoje chamadas de Campus Experimentais (2006), em Dracena, Itapeva, Ourinhos, Registro, Rosana, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Cursos da UNESP

A Unesp possui 34 unidades em 24 cidades do Estado de São Paulo, sendo 22 no Interior; uma na Capital do Estado; e uma no Litoral Paulista, em São Vicente. A Universidade oferece 134 cursos de graduação, 120 mestrados acadêmicos, 12 mestrados profissionais e 100 doutorados acadêmicos.

Há ainda 6,5 mil estudantes em cursos lato sensu promovidos pelo Núcleo de Ensino a Distância (Nead). Entre os cursos mais procurados estão os de Engenharia e Medicina.

Vestibular 2016 UNESP

A UNESP recebeu até o dia 13 de outubro as inscrições para o Vestibular 2016. Foram ofertadas 7.355 vagas para 176 cursos, nas 23 cidades. As inscrições aconteceram pelo site da Fundação Vunesp e somaram 103.677 inscritos. No Vestibular da UNESP, 35% das vagas de cada curso são destinadas para alunos do ensino médio da rede pública de ensino.

O Vestibular UNESP 2016 é realizado em duas fases. A primeira etapa foi realizada no dia 15 de novembro em 31 cidades do Estado de São Paulo, em Brasília (DF), em Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). A convocação dos candidatos aconteceu no dia 26 de outubro e, depois da divulgação do gabarito, os candidatos devem ser convocados para a segunda etapa.

Gabarito UNESP

O gabarito da prova de conhecimentos gerais já foi divulgado no site do Vestibular Unesp, com o caderno de questões. Contudo, os candidatos só poderão consultar a sua versão do caderno de questões é preciso acessar o aplicativo de consulta. As provas da segunda fase acontecem no dia 13 e 14 de dezembro, o resultado final será divulgado no dia 05 de fevereiro de 2016.

Documentos necessários para inscrição

A primeira convocação dos alunos aprovados acontece no dia 16 de fevereiro de 2016, com a matrícula nos dias 18 e 19 do mesmo mês. A segunda chamada, da segunda lista de convocações será divulgada no dia 23 de fevereiro de 2016, com a matrícula dos candidatos nos dias seguintes, 25 e 26. A terceira chamada será feita dia 01° de março de 2016, com a matrícula dias 03 e 04 de março.

Foto: Prova - Divulgação

Para a matrícula, é necessário levar: duas fotos 3×4, e duas cópias autenticadas ou com os originais do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, o Histórico Escolar, a Certidão de Casamento ou Nascimento, RG, Título de Eleitor, CPF e Certificado do Serviço Militar (caso homens).

Vestibular 2016 – Esteja preparado

Antes de começar a estudar, é importante fazer um planejamento, com as metas da semana, incluindo os assuntos que devem ser estudados de cada matéria, durante o período. Um plano de estudo ajuda a ganhar tempo e permite criar uma rotina programada, com prazos e tarefas, ajudando a aprender todos os conteúdos até o dia da prova.

O psicológico é muito importante na hora da prova, por isso é bom ter um bom preparo para não deixar o nervosismo atrapalhar. Faça exercícios de meditação e respiração para diminuir a ansiedade.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!