Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Vestibular UFPR 2018

Ingressar em uma instituição de ensino superior não é nada fácil; engloba notas altas e um ótimo desempenho no ENEM ou vestibular, além do pagamento de mensalidades ou até mesmo de transporte, caso o indivíduo não more perto da unidade. Todos os anos, pelo menos duas vezes, as instituições abrem suas inscrições e realizam os seus processos seletivos para selecionar novos estudantes.

Vestibular UFPR 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFPR 2018. (Imagem: Divulgação)

Para participar e ter maiores chances de ser selecionado os interessados devem preencher alguns requisitos e estudarem muito para que suas notas sejam compatíveis com os cursos desejados. A seguir, você confere como é possível ingressar com o vestibular na Universidade Federal do Paraná – UFPR.

UFPR Cursos Graduação

A Universidade Federal do Paraná possui cursos de graduação presenciais e a distância em várias unidades espalhadas pelo estado. Em Curitiba, por exemplo, alguns dos cursos ofertados são os seguintes: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Filosofia, Física, Geologia, entre outros.

Já em Pontal do Paraná, alguns dos cursos ofertados são os seguintes: Ciências Exatas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Aquicultura e Oceanografia. Em Toledo o único curso disponível é o de Medicina. Em Matinhos há alguma variedade de cursos, como: Administração Pública, Artes, Educação do Campo, Educação Física, Geografia, Gestão Ambiental, Linguagem e Comunicação, Saúde Coletiva, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Gestão Imobiliária, Tecnologia em Gestão de Turismo, entre outros.

Vestibular UFPR 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFPR 2018. (Imagem: Divulgação)

Como Ingressar na UFPR

Como a UFPR é uma instituição pública, o método de ingresso mais conhecido é pelo ENEM/SISU. Você se inscreve no ENEM, estuda e se dedica para tirar uma nota alta, depois que o resultado for liberado precisa se inscrever no SISU e aguardar a seleção. Cada curso possui uma nota de corte, mas quanto maior a sua nota, mais chances você tem de ingressar no curso desejado ou em qualquer outro curso.

Depois que você realizar o ENEM, deverá aguardar o resultado previsto para ser liberado no início do ano. Logo em seguida as inscrições do SISU são abertas na internet, sendo preciso informar o número de inscrição e a senha do ENEM para acessar o sistema.

Vestibular UFPR 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFPR 2018. (Imagem: Divulgação)

É possível se inscrever em até duas opções de curso; você pode fazer a pesquisa de vagas informando o nome do curso desejado ou o nome da UFPR. Quando encontrar o curso você deverá conferir a quantidade de vagas, assim como o turno e a unidade em que ele é oferecido. Logo depois você deve escolher a modalidade em que deseja concorrer – ampla concorrência ou cotas –, e finalizar a inscrição.

Resultado e Matrícula UFPR

O resultado da seleção do SISU pode ser encontrado no site do programa ou da instituição, através da lista de selecionados. Caso o seu nome esteja na lista, é fundamental acessar o site da UFPR para ler o edital e conferir as datas de matrícula, assim como locais e horários, pois eles são diferentes para cada curso.

Todos os candidatos devem comparecer nos dias e horários marcados para efetuarem a matrícula, de modo contrário perdem a oportunidade.

Como se Preparar para Ingressar na UFPR

Se você deseja ingressar na instituição deve se preparar para o ENEM. O exame é difícil e engloba todos os assuntos do ensino médio, por isso quanto antes iniciar os estudos, melhor. Você pode comprar ou fazer o download de apostilas online, assistir vídeo aulas e muito mais. Há canais no youtube que são especialmente destinados para a educação, onde você encontra vídeos ensinando sobre todos os assuntos possíveis.

Vestibular UFPR 2018. (Imagem: Divulgação)

Vestibular UFPR 2018. (Imagem: Divulgação)

Vídeos interativos com brincadeiras que tornam o aprendizado muito mais fácil e divertido. Caso você tenha perdido a oportunidade no primeiro semestre, aguarde pois no final de maio as inscrições do SISU deverão abrir novamente.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!