Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Vestibular ou ENEM

Há alguns anos o ENEM tem sido utilizado como o substituto do vestibular e muitos jovens que estão entrando nesse universo agora não sabem o que é realmente o vestibular de diversas universidades. Há muitas dúvidas ainda relacionadas a esses temas e o nosso objetivo é esclarecê-las a seguir.

Qual a diferença entre vestibular e ENEM

O vestibular é uma prova aplicada por diversas instituições brasileiras de ensino superior para selecionar os melhores alunos para os seus cursos.

Você se inscreve para o curso desejado, comparece no dia e local marcado para realizar a prova e se tiver um bom desempenho, pode fazer a matrícula na instituição.

Vestibular ou ENEM

Vestibular ou ENEM. Imagem:divulgação

Já o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que foi criada pelo MEC com o intuito de avaliar o desempenho daqueles que estão cursando ou já terminaram o Ensino Médio; o grande objetivo do exame sempre foi avaliar o ensino médio brasileiro.

No entanto, de alguns anos para cá, cada vez mais universidades começaram a usar o ENEM como forma de ingresso. Assim, se você tirou uma nota boa, nem precisa passar pelo vestibular, apenas se inscrever para o curso desejado e aguardar o resultado. Nesse caso a classificação depende também das notas dos demais candidatos.

Acesse e saiba mais informações: O que Cai no Vestibular de Administração

Para que serve vestibular de faculdade particular

O ENEM foi adotado principalmente por faculdades públicas de ensino superior como uma das únicas formas de ingresso, e por outro lado, as faculdades privadas ainda possuem grande parte dos seus vestibulares. O objetivo é o mesmo: aqueles com as melhores notas no vestibular conseguem uma vaga no curso e podem fazer a matrícula.

Vestibular ou ENEM

Vestibular ou ENEM. Imagem:divulgação

O vestibular ainda está presente nas faculdades particulares porque elas não possuem um sistema de oferta de vagas, como o SISU. Por isso na maioria delas é preciso passar pelo vestibular para conseguir a vaga e se matricular. Algumas também possibilitam que o candidato entregue o boletim do ENEM e, se a nota for boa, ele pode fazer a matrícula.

Se passar no vestibular paga a faculdade

As faculdades privadas possuem mensalidades altas que podem não caber no bolso do vestibulando. Muitos têm dúvidas relacionados a isso: passar no vestibular significa que ganhei uma bolsa? Não! Passar no vestibular da faculdade privada significa que você conseguiu a vaga, pode se inscrever no curso. No entanto, ainda terá que arcar com todas as mensalidades.

Vestibular ou ENEM

Vestibular ou ENEM. Imagem:divulgação

Há algumas universidades que são parceiras do ProUni, onde você pode conseguir bolsas integrais e parciais. Outra opção é que nos próprios vestibulares das faculdades às vezes elas concedem bolsas integrais a candidatos com um ótimo desempenho.

Acesse e saiba mais informações: Não passou no vestibular? Veja essas dicas para não ficar pra trás

Para entrar na faculdade precisa fazer vestibular

Dependendo do caso, sim. Algumas universidades, principalmente as públicas, possuem atualmente o ENEM como única forma de ingresso.

Vestibular ou ENEM

Vestibular ou ENEM. Imagem:divulgação

Por outro lado, há outras que possibilitam a entrada pelo ENEM e também pelo vestibular, assim você pode escolher aquele que achar melhor. Há alguns casos ainda, poucos, mas existem, onde a universidade não possibilita a entrada com o ENEM, apenas com o vestibular.

Vestibular serve para ganhar bolsa

Sim e não. Como falamos, algumas universidades oferecem oportunidades de bolsas de estudos por meio do vestibular: por exemplo, o candidato que acertou mais de 75% da prova, além de conseguir a vaga, também ganha uma bolsa integral. Mas isso não é unânime, pouquíssimas universidades particulares oferecem esses tipos de vantagens.

Acesse e saiba mais informações: 9 dicas para quem vai cursar faculdade de psicologia

Para fazer faculdade particular precisa fazer vestibular

Você sempre deve entrar no site da universidade que deseja fazer para verificar as formas de ingresso. Se for só o vestibular, você terá que se inscrever, arcar com a taxa de inscrição e estudar para ter um bom desempenho.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!