Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Uso dos PORQUÊS – Dicas de Gramática

O português, por ser uma língua tão diversificada, tem regras difíceis de serem entendidas e aplicadas. É preciso que a gente compreenda para que se torne um hábito. Uma dessas regras é o uso dos porquês, já que são 4 variações para criar confusão na cabeça de quem escreve o texto. Nós temos 4 variações de porquês na nossa língua, são eles: por que, porque, por quê e porquê.

Vamos tentar explicar de maneira fácil para que todos parem de sofrer ao utilizar essa palavra, não ficando nenhuma dúvida para depois.

Uso dos Porquês

O primeiro a ser estudado será o Por que, separado e sem acento, ele é utilizado no sentido de por qual motivo, para que ou por qual razão, quando você estiver escrevendo um texto e tiver dúvida, tente trocar o por que por por qual motivo, para que ou por qual razão, se encaixar perfeitamente na frase, você está utilizando de maneira correta.

O segundo a ser estudado será o porque, junto e sem acento, ele é utilizado como resposta, como explicação, é colocado no interior da frase, e pode ser trocado por pois, sempre que houver dúvida faça o teste, experimente a palavra pois no lugar.

uso dos porques

Uso dos porquês. Imagem:divulgação

O terceiro será o por quê, separado e com acento, ele é utilizado ao final da frase interrogativa, essa é a diferença entre frases interrogativas usando por que e por quê, a versão com acento aparecerá sempre que for utilizado ao final da frase.

O quarto a ser estudado será o porquê, junto e com acento, ele é empregado como um substantivo, sempre junto com meu, esse, também empregamos após um artigo definido o ou um, e por último, o empregamos junto com numeral cardinal um, dois, entre outros.

gif

Estude com atenção esse texto, faça sempre a troca da palavra para ver qual é o emprego correto e não erre nunca mais. Ah língua portuguesa!

Exemplos do uso dos porquês

Para rápida memorização:

  • Por que – frases interrogativas, por qual motivo.
  • Por quê – frases interrogativas, apenas no final da frase.
  • Porque – explicação e respostas.
  • Porquê – quando for uma palavra substantivada.

Conhecemos um vídeo muito interessante sobre o uso correto dos porquês, e gostaríamos de dividir com vocês, o vídeo é da professora Débora Marasca, onde ela te ajuda a entender as regras da gramática, ensina como se dar bem na redação do Enem, e ainda te da dicas de temas da redação do Enem. Você pode ter acessado através do link a baixo.

banner dbora

Não deixe de ver, a professora utiliza vários exemplos do uso em frases do nosso cotidiano, e ficará ainda mais fácil de compreender o uso correto, evitando novas falhas no futuro.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!