Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Uso da CRASE – Dicas de Gramática

Saber escrever bem é sempre muito bom, principalmente se você está se preparando para fazer a prova do ENEM no final do ano, até porque é com o ENEM que muitos jovens conseguem ingressar no ensino superior nas melhores universidades do país.

Para se dar bem na redação é preciso saber usar todos os acentos, pronomes e verbos da língua portuguesa, um acento em especial é o terror de muitos, é o acento grave ou, como é mais conhecida, a famosa crase. Confira aqui algumas dicas para de gramática para aprender a usar a crase corretamente.

Crase – Quando usar?

Existem vários casos onde deve ser colocada a crase na frase e nós iremos falar sobre todas as situações onde você não pode deixar de colocar a crase na frase, então vamos lá.

Você vai usar a crase antes das palavras femininas, por exemplo, “Rumo à vitória” e também vai usar a crase quando vai falar sobre algo feito a moda de algo, por exemplo, “Fiz um gol à Pelé”

uso-da-crase-dicas-de-gramatica

Uso da CRASE – Dicas de Gramática. Imagem:divulgação

Você também vai usar a crase quando vai falar de nomes de lugares, mas preste bem atenção nisso, não são todos os lugares que levam à crase, confira algumas situações:

  • Vou à São Paulo – Sempre que aparecer o nome do lugar pense da seguinte maneira “volto de São Paulo”, nesse caso é necessário o uso da crase.
  • Vou a Bahia – Volte da Bahia, nesse caso não é necessário o uso da crase.

Saiba mais: Aprenda a escrever uma redação sem saber nada sobre o tema. 

Isso também acontece no caso dos horários, confira as situações onde é usado e não é usada a crase:

  • O evento acontece das 9h às 10h – Quando a frase for composta por horas você deverá prestar atenção na palavra “das”, ou seja, das = crase”.
  • De 9h a 10h – Nesse caso está presente o “de”, não sendo necessário o uso da crase, ou seja, “de” não leva crase.

É possível perceber que não é tão difícil assim utilizar a crase, confira agora algumas situações onde você não deve utilizar a crase de maneira alguma.

Acesse e saiba mais informações: Preparando-se para a prova do Enem? Assista uma aula online!

Crase – Quando não posso usar?

Existem diversas situações onde a crase não deve ser usada, por exemplo, a crase jamais deverá ser usada antes de verbos no infinitivo, como na frase “a criança começou a correr”. Além disso, a crase também não deve ser usada antes de números cardinais.

quando-nao-usar-crase

Uso da CRASE – Dicas de Gramática. Imagem:divulgação

A crase também não deve ser usada antes de pronomes de tratamento, salvo os pronomes “senhora, senhorita e dona”. Bem simples não é mesmo?

Acesse e saiba mais informações: Uso dos PORQUÊS – Dicas de Gramática

Estudar gramática para o ENEM

Estudar gramática exige bastante concentração, são vários detalhes que podem mudar todo o sentido de uma frase, para que você consiga entender bem como utilizar todos os pronomes, acentos, verbos e substantivos é preciso estudar bastante e se dedicar.

banner dbora

Para ter uma boa ajuda você pode conferir as dicas da professora Débora, você vai aprender como utilizar a crase e muito mais. Você vai ver que estudar gramática pode ser muito mais fácil do que você imagina, acesse agora mesmo.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!