Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5.00 de 5)
Loading...

UFPR Vestibular 2017 – Datas, Inscrições e Gabarito

Os melhores alunos do país sonham em ingressar em universidades públicas brasileiras, das quais a USP é a mais disputada, porém diversas outras universidades possuem prestigio e figuram entre as 10 melhores universidades do país.

Uma destas é a Universidade Federal do Paraná – UFPR que ocupa a 8ª posição entre as melhores universidades do país, e a vigésima entre as melhores da América Latina.

Conheça UFPR vestibular 2017 – Datas, Inscrições e Gabarito

Fuvest-1

Uma das poucas universidades federais que ainda não substituiu seu vestibular seriado pelo SISU, a UFPR mantém um sistema de seleção misto, onde uma pequena quantia de suas vagas pode ser conseguida através do Sistema de Seleção Unificado, enquanto a grande maioria ainda passa pela prova de vestibular em duas fases.

Veja como ingressar na universidade através do SISU.

UFPR – Universidade Federal do Paraná

Apesar de idealizada em 1892 pelo político Rocha Pombo, foi apenas no ano de 1912 que as autoridades paranaenses, tendo em vista a necessidade de obter maior número de profissionais qualificados em seu estado, decidiram dar seguimento à construção de uma das mais prestigiadas e concorridas universidades públicas do país.

Vestibular no Paraná. Veja mais opções!

Apenas em 1913 a Universidade Federal do Paraná começou a funcionar, mas ainda como instituição particular. Em 1950, após sua restauração e uma longa batalha judicial, a universidade foi federalizada, se tornando uma instituição pública que adotou o tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, para nortear as atividades da Universidade.

UFPR Vestibular 2017 – Inscrições

Diferente da maior parte das universidades públicas, a UFPR possui vestibular em ambos os semestres, mas o vestibular de segundo semestre não abre inscrição para todos os cursos, apenas para aqueles localizados no campus do litoral do Paraná.

cms-image-000403344

O principal vestibular da UFPR teve suas inscrições abertas em 15 de agosto de 2015, prosseguindo até o dia 15 de setembro, quando as inscrições foram encerradas. A Taxa de inscrição praticada pela UFPR se equipara às das demais universidades federais, sendo o valor de R$120,00 reais. Após a inscrição, a homologação dos inscritos que obtiveram isenção de taxa, ou que efetuaram o pagamento, ocorreu até o dia 17 de setembro.

UFPR Vestibular 2017 – Onde as provas serão aplicadas

Para quem conseguiu realizar a inscrição, é preciso estar atento às datas para as provas e para o ensalamento.
O Ensalamento para a primeira fase do vestibular ocorrerá no dia 04 de novembro, quatro dias antes da prova vestibular, que ocorrerá no dia 08 de novembro, num domingo. Os aprovados na primeira fase deverão aguardar o ensalamento para a segunda fase, que ocorrerá no dia 04 de dezembro. A prova da segunda fase será realizada no dia 06 de dezembro.

A primeira fase é composta pela prova objetiva, com ênfase em conhecimentos gerais, enquanto a segunda fase possui questões discursivas, voltadas apara análise e interpretação de texto. Os resultados são divulgados no início de janeiro, mas 48 horas após cada uma das fases, a UFPR divulga o gabarito oficial da prova.

UFPR Vestibular 2017 – Como estudar para a prova

Aqueles que se inscreveram para a UFPR devem dedicar seus estudos à realização da prova, uma vez que, como 8ª colocada no ranking de melhores universidades do país, sua prova é extremamente concorrida.

vestiu1

É importante saber qual o nível de concorrência para o curso escolhido, uma vez que cursos que possuam menos de 4 candidatos por vaga convocam para a segunda fase duas vezes o número de vagas disponíveis para o vestibular, enquanto os cursos mais concorridos convocam para a segunda fase 4 vezes o número de vagas disponíveis.

Confira: 5 Dicas matadoras pra passar no vestibular

A relação de candidatos inscritos por curso já foi divulgada, sendo que a relação de candidatos por vaga deve ser divulgada até o dia 07 de outubro. Para verificar maiores informações ou efetuar o download do edital de abertura de vagas, que contem não apenas o número de vagas por curso, mas também o cronograma e conteúdo programático do vestibular, basta acessar o link.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!