Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

UFPE vestibular 2016 – Datas, Inscrições e Gabaritos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma instituição do Nordeste com ótimas avaliações, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Essas avaliações levam em consideração o desempenho dos seus estudantes de graduação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Desde a sua fundação, a UFPE expandiu a sua atuação na educação do estado e hoje possui três campos, no Recife, em Vitória de Santo Antão e em Caruaru, ofertando cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar pesquisas em diversas áreas.

História da UFPE

A UFPE foi fundada em Recife no ano de 1946, chamada naquela época de Universidade de Recife, ela era compost pela Faculdade de Direito, Escola de Engenharia, a Faculdade de Medicina, com as escolas anexas de odontologia e de farmácia; a Escola de Belas Artes e a Faculdade de Filosofia. Depois de 19 anos, a Universidade do Recife é unida às instituições federais do novo sistema de educação do País, recebendo o nome atual.

Atualmente, a UFPE possui mais de 40 mil pessoas, entre professores, servidores e estudantes de graduação e pós-graduação, espalhados nos três campi. Entre os anos de 2005 a 2014, foram criadas mais 2.482 vagas em cursos de graduação, com a criação de mais 28.

Cursos de graduação ofertados pela UFPE

Quem deseja fazer a graduação na universidade de Pernambuco pode escolher entre vários cursos. São ao todo 99, espalhados pelos 12 centros e mais cinco cursos de graduação à distância, somando 711 vagas.

Acesse e confira 5 dicas matadoras para passar no vestibular!

Entre os cursos disponíveis estão de Administração, Pedagogia, Engenharia Civil, Design, Cinema, Dança, Gestão da Informação, Ciências Atuariais, Arqueologia, Ciência Política/ Relações Internacionais, Museologia, Engenharia de Alimentos, Oceanografia, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Química, Física, Matemática, Educação Física, Sistemas de Informação, Engenharia Naval, Saúde Coletiva, Medicina, entre outros.

Cursos de pós-graduação da UFPE

A UFPE também oferece cursos de pós-graduação em suas unidades, são 128 cursos stricto sencu, ou seja, 69 de mestrados acadêmicos, 10 de mestrados profissionais e 49 de doutorados. Além iddo, são mais 79 cursos de pós-graduação na modalidade lato-sensu, especialização.


São ofertados cursos de pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Biotecnologia Industrial, Enfermagem, Administração, Design, Biologia Aplicada à Saúde, Artes Visuais, Educação Contemporânea, Economia, Saúde Humana e Meio Ambiente e Nutrição, Atividade Física, Engenharia de Produção, entre outros. A lista completa de todos os cursos de graduação e pós-graducação estão no site da UFPE.

 

Inscrições para o vestibular da UFPE

A UFPE também oferta vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o utiliza como processo seletivo somente para quase todos os cursos de graduação do campus de Recife e dos Centros Acadêmicso de Vitória e do Agreste. Por isso, os candidatos precisam ter a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a única nota usada pelo Sisu na seleção para as vagas.

A prova é realizada pelo Inep e a divulgação do calendário é feita pelo Ministério da Educação. Contudo, cursos como Dança, Música/ Canto, Música/instrumento, Música licenciatura e Química, localizados no Campus de Recife, tiveram um vestibular para a segunda fase, sendo a primeira ainda pelo Sisu.

Cursos como os de Engenharia do Campus de Recife, ainda mantêm o modelo de Vestibular no meio do ano e por isso, somente a primeira etapa é realizada pelo Sisu e as provas da segunda etapa acontecem no modelo de múltiplas escolhas e com provas específicas. A realização é feita pela Covest e a divulgação dos gabaritos pelo site.

Dicas para o Vestibular da UFPE

Antes de começar os estudos, é muito importante fazer um bom planejamento com a divisão de tempo para cada conteúdo. É importante colocar prazo e definir as tarefas para cada assunto, com atividades diárias e horários para a revisão de conteúdos.

Divida cada disciplina de maneira adequada por hora. Um plano de estudo ajuda a ganhar tempo e permite criar uma rotina programada, ajudando a aprender todos os conteúdos até o dia da prova.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!