Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

UFF Vestibular 2016 – Datas, Inscrições e Gabarito

A Universidade Federal Fluminense (UFF) é uma instituição localizada em Niterói e possui campi em vários bairros, entre eles Centro, São Domingos, Ingá, Santa Rosa, Vital Brasil. Desde a sua fundação, a UFF expandiu a sua atuação na educação em Niterói e hoje possui 32 unidades de ensino, quatro polos no interior e uma unidade avançada em Oriximiná, no Estado do Pará.

História da UFF

A UFF foi criada com o nome Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em 18 de fevereiro de 1960, com a Lei 3.848, de autoria do deputado federal João Batista de Vasconcellos Torres. Na ocasião foram incorporadas à Universidade a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; a Faculdade de Ciências Econômicas; a Faculdade Fluminense de Engenharia; a Faculdade de Odontologia; a Faculdade Fluminense de Medicina, a de Farmácia e de Direito; a Escola de Serviço Social e a Escola de Enfermagem.


Com a lei 4.831, de 1965, ela passou a se chamar de UFF e hoje possui 3.394 docentes; 4.457 servidores técnico-administrativos; e 39.282 discentes de graduação presencial, 17.165 graduação à distância.

Cursos de graduação ofertados pela UFF

A Universidade Fluminense oferece ao todo 124 cursos de graduação e 119 programas de pós-graduação stricto sensu, em 13 municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. A UFF ainda possui um núcleo experimental em Iguaba Grande e uma fazenda-escola em Cachoeiras de Macacu e mais 27 polos de educação à distância (EAD). Ela dispõe de uma biblioteca central (do Gragoatá), 23 bibliotecas setoriais, 349 laboratórios, 437 salas de aula, nove anfiteatros, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) com 276 leitos, a Farmácia Universitária e colégio de aplicação (Colégio Universitário Geraldo Reis).


Entre os cursos disponíveis estão de Administração, Pedagogia, Engenharia Civil, Biomedicina, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Cinema e Audio Visual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Desenho Industrial, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias, Estatística, Estudos de Mídia, Farmácia, Filosofia, Física, Geofísica, Matemática, Letras, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, História, Geografia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Serviço Social, Turismo, Sistema de Informação, entre outros cursos.

Inscrições para o vestibular da UFF

Desde 2013, a UFF também oferta vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o utiliza como processo seletivo para quase todos os cursos de graduação. Por isso, os candidatos precisam ter a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a única nota usada pelo Sisu na seleção para as vagas. A prova é realizada pelo Inep e a divulgação do calendário é feita pelo Ministério da Educação.

A UFF adota nos seu processo de seleção a política de cotas, por isso estudantes da rede pública de ensino têm direito a metade das vagas ofertadas nos cursos de graduação.

Gabarito e datas do Vestibular UFF

As datas do Vestibular seguem o calendário de realização e da divulgação do resultado do Enem. Se respeitar o calendário do ano de 2015, as inscrições do Enem 2016 devem acontecer no início do ano, no mês de maio a junho. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site oficial. O Enem 2015 já teve o seu gabarito geral divulgado, mas o gabarito individual deve ser lançado só janeiro de 2016, antes do processo de seleção para o Sisu (Sistema de Seleção Unificado) das universidades públicas e dos institutos federais de tecnologia. As inscrições no Sisu acontecem duas vezes ao ano, no início dos semestres letivos.


Os candidatos devem ficar atentos às notas mínimas de cada curso, as chamadas notas de corte, para a inscrição. Já que o Sisu escolhe os candidatos melhores classificadas em cada curso, de acordo com essa nota que é calculada durante o período de inscrição e leva em conta o número de vagas disponibilizadas e o total de estudantes inscritos no curso. Ela é informada a partir do segundo dia de inscrição e serve como referência para os candidatos.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!