Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

UEM vestibular 2016 – Datas, Inscrições e Gabarito

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizada na parte norte do estado do Paraná, já divulgou a definição da data de inscrição do Vestibular de Verão 2015. As pessoas interessadas em participar desse processo de seleção precisam efetivar a sua inscrição entre os dias 29 de outubro a 22 de novembro, por meio do site da UEM.

UEM vestibular 2016 – Datas, Inscrições e Gabarito

No total, serão oferecidas 1.514 oportunidades para novos estudantes interessados em fazer parte do quadro de alunos da Universidade Estadual de Maringá, sendo que desse total 286 serão destinadas a candidatos que são cotistas, ou seja: descendentes de índio, de negros ou com necessidades especiais.

Provas do vestibular UEM vestibular 2016

As avaliações desse processo de seleção da UEM serão realizadas entre os dias 14 e 16 de fevereiro do ano de 2016. Já para os estudantes interessados no curso de Música, os testes serão de habilidades específicas, sendo que as provas serão aplicadas entre 9 e 11 de dezembro.


Enquanto o período dessas avaliações estiver acontecendo os candidatos poderão preencher uma ficha de inscrição por meio do site com uma nova opção de curso, que só ser vista e avaliada se o estudante não conseguir êxito nessa etapa.

Manual do Candidato da UEM 2016

De acordo com informações divulgadas pela Universidade Estadual de Maringá, as informações gerais do vestibular 2016 da instituição, incluindo o Manual do Candidato, onde constam todos os dados necessários para conseguir fazer o vestibular da melhor maneira possível, como locais de prova e datas, serão divulgadas por meio do site da universidade a partir da publicação de edital sobre o concurso no Diário Oficial do Estado do Paraná. Os dados devem ser divulgados antes do período de inscrições, de acordo com a universidade.

Inscrições para o Processo de Avaliação Seriada

As inscrições para o Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá também precisam ser realizadas de 29 de outubro a 22 de novembro, por meio da internet. As avaliações acontecerão no dia 17 de janeiro de 2016.

O processo de seleção do PAS é destinado de forma exclusiva para estudantes do ensino médio. Esses candidatos terão em suas provas a cobrança de conhecimentos da série cursada neste ano em suas escolas regulares ou técnicas. Para os alunos da 3ª série, são disponibilizadas 20% das oportunidades de cada curso de graduação da UEM, que somam 750 oportunidades distribuídas em várias áreas da universidade.

O resultado do Vestibular de Verão e do PAS será divulgado no dia 7 de março, nos seus sites respectivos.

Dicas para se preparar para o vestibular da Universidade Estadual de Maringá

A cada dia que passa os processos que selecionam estudantes estão mais concorridos. Isso acontece porque o número de pessoas que estão tendo acesso a possibilidade de fazer uma graduação vem crescendo gradualmente, todos os dias, pelo país.

Foto: Divulgação - Engenharia Civil

Foto: Divulgação – Engenharia Civil

Existem muitas possibilidades de se preparar para o processo de seleção, sendo que algumas dessas foram reunidas abaixo para te ajudar a programar uma rotina de estudo e ampliar as suas chances de aprovação em um curso superior de qualidade.

1 – Estabeleça uma rotina de estudos diária

Para ser aprovado em um vestibular concorrido é necessário estabelecer uma rotina de estudos diária, com olhar focado nas avaliações e nas questões que são contundentes ao seu estilo de profissão e ensinamentos do curso. Por isso, avalie primeiramente o que cai no vestibular para a sua área, veja se tem uma obrigatoriedade de provas práticas e se houver, como que isso funciona.

Depois é necessário observar o seu dia a dia, como estão os seus horários e as formas de conseguir encaixar os estudos na rotina. É necessário estudar, ao menos, uma hora por dia durante o máximo de meses possíveis que antecedem o vestibular. Por isso, começar estudar mesmo antes da data oficial das provas serem lançadas é essencial.

Você pode fazer um cronograma que coloque em quais dias vai estudar determinados assuntos e pode também ter o descanso nesse momento, podendo ser aos domingos, por exemplo. Se a sua rotina de segunda-feira a sexta-feira é bem corrida e você não tem esse uma hora por dia para estudar, saiba que os finais de semana precisarão ser sacrificados.

Se a sua rotina de estudo passar de 2h30 ao dia é preciso ter uma pausa no meio desse tempo vasto de estudo de ao menos 20 minutos, para que descanse a mente e recupere a concentração para retomada do estudo novamente com qualidade.

2 – Foco nas disciplinas que possui mais dificuldades

Se você possui alguma disciplina que possui mais dificuldades é necessário focar nesse estudo. Por isso, preste muita atenção naquilo que você encontrar mais dificuldade ao longo do estudo e comece a se dedicar mais nesses pontos. Para te auxiliar, busque amigos que saibam mais desse assunto e até professores da sua escola que estejam dispostos a auxiliá-lo.

3 – Refaça provas dos anos anteriores

Ver o tempo que você demoraria para fazer uma prova de anos anteriores do vestibular da UEM é um meio de estudo também. Isso vai te ajudar a ficar menos cansado na hora do vestibular de verdade e a entender o mecanismo de formatação de questões utilizado pela instituição. Por isso, teste como seria o seu desempenho na avaliação completa, tanto quanto ao número de acertos, como também com relação a administração do tempo de prova.

4 – Mantenha-se informado

A informação faz parte do conhecimento necessário para um processo de seleção. Assistir jornais, ler revistas e notícias na internet, com certeza vai contribuir no processo de estudo para o vestibular, e isso sem que você perceba. Principalmente para a redação, esse tipo de conhecimento é muito útil e te ajudará fazer um produto muito melhor.

5 – Treinando a redação

Assim como o estudo de questões é essencial para um bom desempenho no vestibular, saber como escrever uma redação é. Por isso, treine redações ao longo do processo de estudo. Toda semana faça uma redação e peça para que um amigo que saiba mais de português ou um professor seu que esteja te ajudando nos estudos, te ajude a corrigir a redação.

estudantes-vestibular-arquivo-thinkstock-20130108-02-original

O treino vai aperfeiçoar a escrita e vai te ajudar a escrever mais rápido, pois o tempo que vai gastar pensando em como implantar essa redação e fazer com que ela saia dos seus pensamentos e passe a ganhar forma no papel vai ajudar você na hora da prova a ganhar mais tempo com relação a isso.

6 – Leia o edital com atenção

Assim que o edital da prova sair, o leia com atenção. Isso porque é nesse documento que vai contar as informações principais que precisa saber sobre o processo de seleção, assim como, as disciplinas que serão cobradas no vestibular. Sabendo o que cairá na prova você foca os seus estudos no que de fato interessa.

7 – Estude em um ambiente sem distrações

Estudar em uma ambiente sem distrações é o melhor a se fazer. Desligue o WhatsApp, deixe de lado as redes sociais no computador e não assista televisão. Procure se trancar no quarto ou escritório para conquistar um local de estudo calmo, para que o foco não seja perdido. Isso vai ampliar a qualidade do que aprendeu e vai te ajudar a ter mais momentos de foco, mesmo que tenha poucas horas para estudar como se deve.

8 – mantenha a calma nos dias que antecedem a prova

Faz parte da preparação manter a calma. É necessário não bitolar nos estudos e entender que toda a preparação foi feita de modo gradual ao longo de meses, o que não deve ser feito em uma semana somente, antes da prova.
A falta de controle emocional pode colocar tudo a perder e te fazer esquecer o que foi aprendido ou até se confundir. Por isso, na semana da prova, durma bem, divirta-se e aclame-se, pois tudo o que tinha para ser estudo já foi e nada poderá mudar essa realidade.

9 – Chegue com antecedência

No dia da prova o conselho é chegar com antecedência ao local. Não deixe para sair de casa de ultima hora, pois pode acontecer algum imprevisto que te impeça de fazer o teste e te prejudique.

10 – Durante a prova

Durante a prova é só manter a calma e colocar tudo em prática. Também administre bem o seu tempo para não entregar a avaliação sem responder questões.

Informações sobre a UEM

Agora que você sabe como se preparar para um vestibular, confirma mais informações sobre a UEM:
O Câmpus sede administrativa da UEM possui mais de 1 milhão de m2, e está localizado na cidade paranaense de Maringá, uma das mais expressivas do estado, que possui cerca de 300 mil habitantes e que tem uma economia que vive basicamente da agroindústria e com foco na prestação de serviços.

A UEM possui tem como grande diferencial algumas características regionais e atendendo mais de 130 cidades do Paraná com os reflexos dos profissionais lá formados e com os projetos que ultrapassam os muros da universidade, com uma população estimada de 2,5 milhões de habitantes somados nesses municípios que são atendidos pela UEM direta e indiretamente.

Por meio da UEM a população consegue ter contato com atividades de ensino, pesquisa e extensão em seis câmpus: Cidade Gaúcha, Cianorte, Goioerê, Diamante do Norte, Umuarama e Ivaiporã.

Entre professores, estudantes e funcionários a UEM possui uma comunidade composta por mais de 20 mil pessoas. A Universidade Estadual de Maringá possui um orçamento anual de R$ 180 milhões, que pode ser comparado a um orçamento de uma cidade de médio porte.

A comunidade participante da UEM possui a sua disposição uma área toda informatizada, com laboratórios de microinformática, ligados à internet, atende a todos. Além disso, o espaço possui uma pista de atletismo, com padrão internacional, que é utilizada para treinos e competições oficiais.

A UEM possui também uma Incubadora Tecnológica, que funciona no campus da instituição e abriga empresas que tem como foco o desenvolvimento de softwares para o mercado interno e para exportação. A Biblioteca Central da UEM disponibiliza aos estudantes, funcionário e professores um acervo com quase 400 mil exemplares e possui também um portal da Capes com mais de 2.500 periódicos on-line.

Conheça os cursos de graduação oferecidos pela UEM – Campus Sede (Maringá/PR)

Artes Cênicas (vespertino)
Artes Visuais (vespertino)
Administração (matutino / noturno)
Agronomia (integral)
Arquitetura e Urbanismo (integral)
Biomedicina (integral)
Bioquímica (integral)
Ciências Sociais (noturno)
Comunicação e Multimeios (vespertino)
Ciência da Computação (integral)
Ciências Biológicas (integral / noturno)
Ciências Contábeis (matutino / noturno)
Ciências Econômicas (integral / noturno)
Direito (matutino / noturno)
Educação Física (integral / noturno)
Enfermagem (integral)
Engenharia Química (integral)
Estatística (vespertino e noturno)
Farmácia (integral)
Filosofia (vespertino)
Engenharia Civil (integral)
Engenharia de Alimentos (integral)
Engenharia de Produção (integral)
Engenharia Elétrica (integral)
Engenharia Mecânica (integral)
Física (noturno)
Geografia (matutino / noturno)
História (matutino / noturno)
Informática (noturno)
Letras (matutino / noturno)
Matemática (integral / noturno / vespertino e noturno)
Medicina (integral)
Música (integral)
Odontologia (integral)
Pedagogia (matutino / noturno)
Psicologia (integral)
Química (integral / noturno)
Secretariado Executivo Trilíngue (noturno)
Tecnologia em Biotecnologia (noturno)
Zootecnia (integral)

Campus do Arenito (Cidade Gaúcha/PR)

Engenharia Agrícola (integral)

Campus Regional de Cianorte (Cianorte/PR)

Ciências Contábeis (noturno)
Design (noturno)
Moda (noturno)
Pedagogia (noturno)

Campus Regional de Goioerê (Goioerê/PR)

Engenharia de Produção (noturno)
Engenharia Têxtil (integral)
Física (noturno)
Licenciatura Plena em Ciências (noturno)

Campus Regional de Ivaiporã (Ivaiporã/PR)

Educação Física (integral)
História (noturno)
Serviço Social (noturno)

Campus Regional de Umuarama (Umuarama/PR)

Agronomia (integral)
Engenharia Ambiental (integral)
Engenharia Civil (integral)
Engenharia de Alimentos (integral)
Medicina Veterinária (integral)
Tecnologia em Alimentos (noturno)
Tecnologia em Meio Ambiente (noturno)
Tecnologia em Construção Civil (noturno)

Educação a Distância

Administração Pública
Ciências Biológicas
Física
História
Letras
Pedagogia
Para mais informações sobre o vestibular, cursos e processo de seleção, acesse o site da UEM e confira mais detalhes.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!