Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Tema de redação do Enem

Quem está se preparando para a prova do Enem deve ficar atento ao possível tema de redação do Enem. Geralmente, o assunto escolhido trata sobre um fato cotidiano, que afeta a maioria da sociedade, nesse caso, brasileira ou mundial, e costuma ser bastante atual. Por isso o estudante precisar estar por dentro das notícias diariamente até o dia da prova, pois ajuda muito a desenvolver um bom texto.

Para quem não sabe, a redação do ENEM é o quesito mais importante dessa avaliação. Você deve mostrar habilidades de escrita, quanto aos critérios da Língua Portuguesa e às regras gramaticais e textuais.

gif

Ou seja, é preciso escrever um texto sem erros de português, com coerência e coesão, o qual vai mostrar um sentido para o leitor.

Uma dica para se dar bem, é treinar em casa, na escola ou no cursinho, levando em conta alguns temas que podem cair na prova. A Professora Débora Marasca, do projeto Redação Total ENEM, evidencia alguns temas atuais e de grande relevância que podem ser pedidos na avaliação: o abuso nos trotes universitários e a relação entre o Zika vírus e microcefalia.

Abuso nos trotes universitários

Todo início de ano, infelizmente, a mídia noticia casos de violência nos trotes universitários e mostra calouros expostos a constrangimentos, a lesão corporal e até cárcere privado nas primeiras semanas de aula na faculdade. Ritos de passagem e comemorações de ingresso à faculdade tornaram-se cada dia algo mais violento e perigoso.

Um caso que foi muito comentado pela imprensa, aconteceu no ano de 2013, na Universidade Federal de Minas Gerais, onde alunos do curso de Direito, acorrentaram e pintaram os calouros de preto. Eles faziam a alusão aos escravos, logo, os vídeos e fotos repercutiram muito e levantaram mais uma vez essa questão.

abuso-nos-trotes-universitarios

Abuso nos trotes universitários. Imagem:divulgação

O trote universitário é uma espécie de ritual de passagem, que existe desde os tempos do surgimento das primeiras universidades na Idade Média. Na teoria, essa prática deveria promover a integração entre calouros e veteranos, no entanto, ao contrário, cada vez mais está se tornando violenta e humilhante.

O excesso de abuso é frequente, resultando em traumas psicológicos, físicos e até mesmo em mortes. E por esse tema ter bastante relevância, você, que vai fazer a prova do ENEM, deve pesquisar mais sobre o assunto e assim, criar argumentos para escrever sua redação.

abuso-nos-trotes-universitarios

Abuso nos trotes universitários. Imagem:divulgação

 

Deve-se levar sempre em consideração que uma das regras da redação do ENEM é o respeito aos Direitos Humanos. Na hora de construir a sua argumentação, não se esqueça disso.

Esse tema é uma das apostas para a redação do ENEM deste ano. Quer ver o vídeo da redação total ENEM sobre trotes universitários na íntegra, clique no link a seguir:

banner dbora

Zika Vírus e Microcefalia

Outro tema muito veiculado pela mídia é o Zika vírus e a microcefalia. No final do ano de 2015, uma espécie de surto de Zika vírus tomou conta de países da América Latina, sobretudo aqui no Brasil. Esse vírus é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo mosquito transmissor da Dengue.

zika-virus

Zika Vírus e Microcefalia. Imagem:divulgação

Apesar dos sintomas do Zika vírus serem muito parecidos com os da Dengue, eles se apresentam com uma intensidade um pouco mais baixa. Ele é apontado como o principal responsável por aumentar o número de casos de microcefalia no país, principalmente na região Nordeste. E é isso que torna a existência desse vírus mais preocupante.

Mas, e essa tal de microcefalia? Ela é uma doença em que a cabeça e o cérebro da criança não se desenvolvem como deveria e ficam menores do que o normal. Esse fator prejudica o desenvolvimento mental da criança.

zika-virus-e-microcefalia

Zika Vírus e Microcefalia. Imagem:divulgação

Sendo assim, o principal foco de cuidado são as gestantes, pois é na barriga que a criança pode ou não desenvolver a doença. O Zika vírus é um problema de saúde pública e um tema muito recente. Exatamente por isso ele pode ser abordado pelo ENEM em 2016.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!