Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Sisutec 2016 – Datas, Inscrições e Cursos

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, também conhecido como Sisutec é um sistema informatizado do MEC onde diversas instituições públicas e privadas de educação profissional e tecnológica e universidades oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes.

Esse programa é bem parecido com o Sisu, que aborda a mesma forma de selecionar os candidatos. A diferença é o que cada um oferece, enquanto o Sisutec oferece bolsas de estudo em cursos técnicos, o Sisu oferece bolsas de estudo em universidades públicas em cursos de graduação.

Sisutec 2016 – como funciona

O Sisutec é muito simples, o processo seletivo do programa possui apenas uma etapa de inscrição. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher até duas opções de cursos entre as vagas ofertadas, de acordo com sua preferência. Os candidatos também deverão escolher a qual modalidade quer concorrer, sendo elas:

Sisutec é a oportunidade de ingressar em um curso técnico (Foto: Divulgação

Sisutec é a oportunidade de ingressar em um curso técnico (Foto: Divulgação

– Vagas destinadas a estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas com bolsa integral;
– Vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas com bolsa integral;
– Vagas destinadas à ampla concorrência;
Enquanto as inscrições estiverem abertas, os candidatos poderão mudar suas opções de curso. O programa seleciona aquelas candidatos com melhores notas na prova do Enem para receberem as bolsas. São feitas duas chamadas em cada processo seletivo do programa, em cada chamada os candidatos têm uma data para efetuar sua matrícula.

Quem pode se inscrever no Sisutec 2016

Todas aquelas pessoas que possuem nota do Enem em 2015 podem participar do Sisutec em 2016, lembrando que é necessário já ter terminado o ensino médio. Candidatos que já tenham se inscrito no programa em outros anos podem se inscrever também, até mesmo aqueles que já foram selecionados. A restrição é apenas para pessoas que já estejam matrículas em outro curso técnico.

Como se inscrever no Sisutec 2016

Para se inscrever você deve acessar o site oficial do programa.  As inscrições são feitas apenas pela internet nesse portal. No momento da inscrição você precisará informar o número de inscrição e senha do ENEM 2015. Logo após, escolha suas duas opções de curso e a modalidade que deseja concorrer. Antes de concluir a inscrição, o sistema irá lhe mostrar uma lista com todos os documentos que serão necessários caso você seja selecionado.

As inscrições para o Sisu 2016 são realizadas através da internet (imagem: Divulgação)

As inscrições para o Sisu 2016 são realizadas através da internet (imagem: Divulgação)

Datas Sisutec 2016

As datas oficiais para o primeiro processo seletivo do Sisutec em 2016 ainda não foram anunciadas. A única coisa que se sabe é que o programa costuma acontecer duas vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Baseados nisso, os estudantes aguardam o primeiro processo seletivo ainda para os primeiros meses do ano.

Primeira Chamada Sisutec 2016

A primeira chamada do Sisutec em 2016 está prevista ainda para o primeiro semestre do ano, assim como nas edições passadas. Os candidatos só ficaram sabendo a data oficial e demais informações sobre a edição de 2016 quando o edital for liberado. Ainda não há datas nem previsão do lançamento do edital.

Segunda Chamada Sisutec 2016

Cada processo seletivo do programa realiza duas chamadas, uma atrás da outra, basicamente com uma distância de uma semana – no máximo duas. Aqueles candidatos que não foram selecionados na primeira chamada, ainda terão chances na segunda. E aqueles que já foram selecionados na primeira, mas para a segunda opção de curso, continuam concorrendo na segunda chamada para a sua primeira opção. Ainda não há datas para as chamadas do programa em 2016.

Vagas Remanescentes Sisutec 2016

Para aqueles candidatos que não forem selecionados em nenhuma das chamadas do programa, ainda há alguma chance com as vagas remanescentes. Os candidatos podem manifestar interesse em participar da lista de espera em sua própria página do programa. As chamadas para as vagas dependem única e exclusivamente das instituições e se ainda há vagas sobrando.

Cursos Sisutec 2016

As instituições parceiras do programa oferecem inúmeras opções de cursos profissionalizantes para os jovens candidatos. Entre os cursos mais procurados e disputados, estão: Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem e Técnico em Logística. Há uma ampla rede de cursos disponíveis e você só poderá ver todos no momento da inscrição.

Sua inscrição no Sisutec vale uma vaga em um curso técnico (Foto: Divulgação)

Sua inscrição no Sisutec vale uma vaga em um curso técnico (Foto: Divulgação)

As vantagens de fazer um Curso Técnico

Muita gente acha que não, mas um curso profissionalizante pode sim ser o suficiente para você iniciar sua carreira. Assim como uma faculdade, um curso técnico ensina tudo que o aluno precisa saber para realizar as tarefas no emprego. Além disso, é uma ótima chance para quem não quer perder muito tempo em uma universidade. A cada ano os cursos técnicos vêm ganhando o seu espaço no mercado. Muitas pessoas com empresas hoje em dia começaram com eles, não há porque deixar a chance passar.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!