Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Sisu 2016 – Datas, Inscrições e Cursos

O Sistema de Seleção Unificada é um programa criado pelo governo que tem como objetivo inserir jovens brasileiros em instituições públicas de todo o país.

O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em diversas instituições públicas com os mais diversos cursos de graduação. Ele acontece geralmente duas vezes ao ano, uma em janeiro e outra em julho. Saiba mais sobre o programa aqui.

Sisu 2016 – como funciona?

O Sisu é um sistema informatizado do MEC onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas nos seus cursos de graduação para os candidatos do ENEM 2016.

A nota do Enem é requisito principal para seleção do Sisu 2016 (Imagem: Divulgação)

A nota do Enem é requisito principal para seleção do Sisu 2016 (Imagem: Divulgação)

Os interessados em participar do programa devem fazer o Enem no ano interior e no ato da inscrição, ter em mãos o seu número de inscrição e senha do Enem. As inscrições duram menos que uma semana e você não paga nada para fazer.

Durante o período de inscrição, o programa divulga as notas de corte para cada curso e atualiza a cada manhã. As notas de corte servem para auxiliar o candidato para ele ter uma ideia se terá chances ou não. No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso e alterá-las.

Leia Também: Como se preparar para o Enem 2016

Quem pode se inscrever no Sisu 2016?

Podem se inscrever no Sisu 2016 aqueles candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior e que tenha obtido uma nota maior que zero na redação. Em alguns casos, instituições exigem uma nota mínima do Enem para aceitar os alunos.

As inscrições para o Sisu 2016 são realizadas através da internet (imagem: Divulgação)

As inscrições para o Sisu 2016 são realizadas através da internet (imagem: Divulgação)

No momento da inscrição, será informado ao candidato se a nota dele não for suficiente para o curso. Candidatos que já se inscreveram no Sisu em anos anteriores e até aqueles que já foram selecionados, podem se inscrever novamente.

Como se inscrever no Sisu 2016

Para se inscrever no programa, acesse o site oficial na época das inscrições! Selecione “Fazer minha inscrição” e informe o número de inscrição e senha do Enem 2015. Depois serão mostradas suas informações, você pode atualizá-las ou usar as mesmas.

No próximo passo você poderá selecionar o curso que deseja, seja por nome ou pela instituição. Achando o curso desejado, selecione-o e leia todas as modalidades disponíveis. Selecione aquela que você mais se encaixar.

Inscrições Sisu 2016

As inscrições para o Sisu 2016 são feitas pela internet. Conquiste sua vaga para uma universidade Federal (Imagem: Divulgação)

Na próxima página, anote todas as informações e documentos necessários caso você seja selecionado para a matrícula. Conclua sua inscrição! Nos outros dias você poderá entrar no site e verificar a nota de corte para os cursos que você selecionou.

Datas Sisu 2016

O Sisu em 2016 aconteceu no mês de janeiro, do dia 11 ao dia 14. As notas de corte eram divulgadas todos os dias, às 9 horas da manhã. O segundo processo seletivo, previsto para julho de 2016, ainda não tem data definida. No primeiro processo seletivo, houve apenas uma chamada, há grandes chances disso se repetir no próximo processo.

Seleção Sisu 2016 – como funciona?

Os candidatos são selecionados através da nota do Enem. A nota de corte é calculada de acordo com as notas dos candidatos e com o número de candidatos do dia anterior. A partir dessa nota, o candidato poderá ter uma noção do nível de competição e de exigência da faculdade, além de poder trocar o curso.

A seleção do Sisu 2016 acontece com a nota do Enem (Imagem: Divulgação)

A seleção do Sisu 2016 acontece com a nota do Enem (Imagem: Divulgação)

O programa usa apenas a nota do Enem para selecionar os alunos, aqueles selecionados devem entrar em contato com a instituição de ensino que selecionaram na inscrição para verificar os dias das matrículas. Caso o candidato não faça a matrícula na data prevista, perderá sua chance.

Primeira Chamada Sisu 2016

A primeira chamada do Sisu 2016 aconteceu no dia 18 de janeiro, enquanto as inscrições começaram no dia 11 e foram até o 14. Esse processo seletivo teve apenas uma chamada, além das vagas remanescentes que começaram a valer no dia 4 de fevereiro. Milhares de estudantes se inscreveram e conseguiram a tão sonhada vaga em sua universidade.

O processo de seleção para o Sisu acontece em três etapas. (Foto: Divulgação)

O processo de seleção para o Sisu acontece em três etapas. (Foto: Divulgação)

Vagas Remanescentes Sisu 2016

Aqueles candidatos que não foram selecionados na primeira chamada do programa podem manifestar interesse em participar da lista de espera. Isso pode ser feito na página do estudante e é válido para a primeira opção de curso do estudante. A seleção de candidatos para a lista de espera depende das próprias universidades, dessa forma, os candidatos devem acompanhar o processo no site das instituições.

Leia também: 08 dicas de Redação para o Enem 2016. 

Cursos Sisu 2016

As instituições de ensino superior oferecem muitas vagas através do Sisu em milhares de cursos de graduação. Desde os mais tradicionais como cursos de Direito e cursos de Medicina até os mais novos como Design. Os candidatos podem procurar o que desejam pelo nome do curso, nome da instituição ou por município. As vagas ofertadas dependem de cada instituição e dos cursos que cada uma quiser ofertar.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!