Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Resultado ENEM 2015

É nesse início de 2016 que a vida de milhares de brasileiros será definida para os próximos anos, pois no dia 8 de janeiro de 2016 será divulgada a nota do ENEM 2015. Nas semanas seguintes os estudantes aprovados poderão usar as notas para efetuar a inscrição para as vagas em universidades públicas por intermédio do SISU (Sistema de Seleção Unificada). O sistema deverá começar a funcionar no dia 11 de janeiro segunda-feira e deverá ficar aberto até o dia 14 de janeiro às 23:59hs.

Resultado ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Resultado ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

ENEM 2015

Em 2015 o número de abstenção no ENEM foi menor que em 2014. Ao todo deixaram de comparecer as provas 1,9 milhão de inscritos. Em 2015 foi o menor numero de faltas desde a primeira edição do ENEM em 2009, quando o mesmo passou a ser usado como meio de seleção para universidades. Ao todo, 1,9 milhão dos 7,7 milhões de inscritos, ou 25,5% dos candidatos, deixaram de comparecer às provas de 2015.

O número de abstenção dos candidatos do ENEM tem diminuído a cada ano, pois as pessoas passaram a olhar com outros olhos o ENEM, pois ele é a oportunidade que todos esperam para poder ingressar em uma universidade, entre outros benefícios.

Resultado ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Resultado ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

O número de candidatos que foram eliminados por infringirem as regras do edital caiu mais do que a metade em relação ao ano de 2014. Na edição de 2015, 743 participantes foram anulados das provas, enquanto em 2014 o número foi de 1.522. Esse número é considerado uma grande vitória. O Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, classificou o fato de “uma vitória”, pois acredita que as regras dos editais estão se consolidando entre os candidatos. “Sem nenhuma alteração no esquema de controle, conseguimos esses dados. Isso mostra que a cultura de respeito às regras do ENEM está surtindo efeito”.

O número de candidatos que postaram fotos dos locais de prova nas redes sociais também teve grande queda, pois de 236 que ocorreu em 2014 caiu para apenas três casos este ano.

Onde acessar o resultado do ENEM 2015

Para poder ter acesso ao resultado das provas do ENEM 2015 os candidatos que participaram deverão acessar o site oficial do INEP. No site está disponível o gabarito e resultado das provas de acordo com as cores dos cadernos. Para saber da nota basta clicar no ícone no final da página a direita “Página do participante”. Em seguida você deverá clicar no Portal do Participante e informar o seu CPF e a SENHA utilizada para o cadastro.

A senha é a utilizada na inscrição do ENEM. Caso tenha esquecido a senha basta clicar em Esqueci Minha Senha que o programa vai gerar uma senha nova de acesso. É muito simples e fácil de ter acesso às informações.

Resultado ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Resultado ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Como utilizar a nota do ENEM?

O ENEM tem a função de substituir os vestibulares na maioria das universidades públicas brasileiras, mas também apresenta outras funções. É indispensável para que o candidato dispute bolsas de estudo pelo ProUni (Programa Universidade para todos) ou solicite o Fies (Financiamento Estudantil), que é o financiamento para universidades particulares. Os candidatos interessados em participar de outros programas, como Sisutec, que seleciona candidatos para vagas no ensino técnico, ou o Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior, também precisam fazer o Enem.

O ENEM também tem a função de oferecer a conclusão do Ensino Médio, pois podem participar candidatos que tenham 18 anos e não conseguiram concluir o Ensino Médio e obter pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Em 2015 os candidatos que fizeram a prova com esse objetivo passaram dos 800 mil.

Como se inscrever para o ProUni e Sisu

Os candidatos do ENEM 2015 que fizeram a prova e obtiveram resultado positivo deverão se inscrever no ProUni (Programa Universidade Para Todos)em até duas opções de cursos por ordem de preferência. A seleção será feita em duas chamadas onde deverão concorrer a bolsas em instituições privadas do Ensino Superior. O ProUni oferece bolsas de 100% e de 50% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica de faculdades particulares de todo o Brasil. Para se inscrever é preciso que os candidatos atendam as seguintes exigências:

 

Resultado ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Resultado ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

– Ser professor de magistério da educação básica na rede pública de ensino, em pleno exercício da função, com objetivo de concorrer a vagas em cursos com grau de licenciatura;

– Ter participado do Enem 2015 e conquistado nota média maior ou igual a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação;

– Ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsista em escolas particulares;

– Ser pessoa com deficiência;

A renda do ProUni 2016 depende da bolsa escolhida. Para concorrer a bolsas integrais, o estudante precisa comprovar rendimento bruto familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Por sua vez, em bolsas parciais, a renda não pode superar três salários mínimos. O requisito de renda não é exigido para os professores de magistério que pretendem concorrer a vagas em cursos de licenciatura.

Para se inscrever no ProUni os candidatos deverão acessar o site oficial. Vale lembrar que a inscrição é gratuita. A inscrição para o Sisu pode ser feita no site da mesma forma que é realizada a inscrição do ProUni. Não perca essa oportunidade invista no seu futuro.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!