Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Redação Comentada – Tecnologia versus humanidade

Redação Comentada:

Tema: A tecnologia e a eliminação de empregos

“Por volta de 1750, na Inglaterra, iniciou-se a Revolução Industrial. Com ela surgiram novas ferramentas e máquinas capazes de substituir dezenas de braços humanos. Nos dias atuais, o avanço da tecnologia prevalece com inovações a todo instante. A demanda é grande e está trazendo números altos de desemprego.

Segundo a Universidade de Oxford, em 2013, 47% dos empregos nos Estados Unidos estariam ameaçados pelos robôs. Isto Isso porque as máquinas estão cada vez mais substituindo o trabalho humano, desde carros automáticos até babás eletrônicas, que dispensam uma grande quantidade de empregados de determinadas áreas. De acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF), em cinco anos, 7,1 milhões de empregos serão eliminados no mundo todo graças ao processo de desenvolvimento robótico, inteligência artificial e biotecnologia.

“Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas”, disse Einstein. Hoje vê-se que o homem está obcecado com todos os avanços tecnológicos, aos quais dá mais importância do que ao seu bem estar bem-estar ou interação social, optando muitas vezes por comprar um celular de ultima geração ao invés em vez de algo que é de sua necessidade pessoal.

Logo, tendo em vista que as máquinas são criações humanas, o homem não pode estar despreparado para lidar com ambas. As empresas devem trazer tecnologias que auxiliam auxiliem o trabalho do empregado, mas não substituindo-o o substituam. Tendo grande influência na sociedade, a mídia deve trazer informações não só dos benefícios da tecnologia, mas os malefícios do seu uso em excesso.”

 

Veja como são avaliadas as redações (Foto: Divulgação)

Veja como são avaliadas as redações (Foto: Divulgação)

 

Comentário

Texto razoável, com problemas de estrutura e falta de coesão. Ainda assim, transmite com clareza a opinião do autor sobre o tema, numa linguagem adequada e com poucos erros. Em termos estruturais, destaque-se que o primeiro e o segundo parágrafo funcionam como introdução do problema que vai ser discutido. O desenvolvimento se limita ao segundo parágrafo e, apesar de citar com propriedade e pertinência a reflexão de Einstein, não estabelece explicitamente a relação entre ela e o que é afirmado em seguida. Enfim, a reflexão do autor sobre o tema não se desenvolveu adequadamente. Mas há uma reflexão e relativamente bem escrita, com problemas de linguagem apenas pontuais.

 

Veja como aperfeiçoar a sua Redação do ENEM!
Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) uma coisa só pode prevalecer sobre outra e, como não há referência a outra coisa além da tecnologia, não é adequado usar o verbo prevalecer. Depois, aparentemente, o que o aluno quer dizer é que a tecnologia avança cada vez mais e, em vez de dizer isso de modo claro e simples, escolheu um modo tortuoso e incorreto, seja no âmbito lógico, seja no sintático. b) Que demanda? É preciso complementar a palavra para criar uma expressão que seja clara e inteligível, em vez de vaga e obscura.

2) Segundo parágrafo: o trecho em vermelho tem problemas graves de sintaxe e exigiria ser completamente reescrito para estar correto. Não bastasse isso, o exemplo babás eletrônicas é particularmente infeliz, pois uma babá eletrônica não é propriamente uma máquina de última geração, mas um aperfeiçoamento do walkie-talkie, máquina que já existe há cerca de 50 anos. Além disso, depois de babás eletrônicas, o pronome relativo que refere-se às babás eletrônicas e não são essas máquinas simples que dispensam uma grande quantidade de empregados. Enfim, são muitos erros em um trecho tão pequeno, mas não chegam a prejudicar o todo.

3) Quarto parágrafo: lidar com ambas o quê? As máquinas e as criações humanas? Mas o autor não acabou de dizer que essas duas coisas são uma só?

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem em uma vaga na FEDERAL ou BOLSA de ESTUDOS!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!