Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Redação Comentada – Imigração: combater ou não?

Redação Comentada:

Tema da redação do ENEM de 2012 “Movimento imigratório para o Brasil no século 20”

” Imigração: combater ou não?
Há fluxos migratórios, de pessoas, desde o paleolítico, no entanto, as suas causas foram alterando-se no decorrer dos tempos: na Antiguidade eram a seca ou a necessidade alimentar; na Idade Média, a religião e na Idade Moderna e Contemporânea, o trabalho. Sendo as guerras um fator comum em todos os períodos supramencionados. O Brasil é um dos países que mais recebeu e ainda recebe imigrantes, das mais diversas nacionalidades, desde o século XVI.
A imigração para o Brasil é muito peculiar. Durante a Colônia e o Império os imigrantes eram, principalmente, europeus ocidentais e africanos. Estes foram trazidos compulsoriamente e aqueles vieram por motivos variados. Hoje, os imigrantes são oriundos de países pobres, em sua maioria, das Américas e da África, principalmente de Angola por ser um país lusofônico, além de Haiti, Bolívia e Paraguai, pela proximidade, acarretando, em partes, problemas econômicos.
A vinda de estrangeiros, para o Brasil, deve ser controlada. A imigração desenfreada só prejudicará a economia brasileira, no que tange ao desemprego, e aos próprios imigrantes em virtude da xenofobia. O país necessita de profissionais qualificados, logo, a chegada destes ajudaria o Brasil a desenvolver-se.
Infelizmente, conter a imigração ilegal é quase impossível, vide os Estados Unidos, porém deveria haver um controle melhor das fronteiras, usando o exército para proibir a imigração ilegal. Outro ponto seria a criação de um projeto similar ao canadense, para convidar os estrangeiros que queiram morar no Brasil, no entanto, os candidatos deverão ter qualificação acadêmica e profissional, análogo ao programa do Canadá. Além do mais, a diminuição da burocracia para a deportação, seguindo as regulamentações da ONU e da OEA. Com todas essas medidas perpetradas, serão assegurados os empregos dos brasileiros e o desenvolvimento nacional, contribuído pela qualificação dos estrangeiros.”

Veja outras mais Redações comentadas. Clique e confira!

Veja um exemplo de Redação do ENEM (Foto: Divulgação)

Veja um exemplo de Redação do ENEM (Foto: Divulgação)

Comentários:
Este é um candidato de alto desempenho em todas as competências. Possui excelente domínio da norma-padrão, sem desvios gramaticais (cometeu apenas um erro); desenvolve o tema com argumentação consistente, apresenta autoria em defesa de um ponto de vista, selecionando, organizando informações, fatos opiniões e argumentos pertinentes; articula as partes do texto sem inadequações na utilização dos recursos coesivos, apresentando estrutura sintática acima da média esperada para o grau de escolaridade exigido; elabora proposta de intervenção inovadora relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto. Ele apresenta a proposta e sugere condições para a sua execução, como controle de fronteiras, espelhar-se no projeto do Canadá, política de deportação, de acordo com as regulamentações da ONU e da OEA, o que configura uma visão técnica para o problema sem atingir os direitos humanos.

gif
O candidato traçou um percurso histórico das imigrações fazendo um paralelo entre as imigrações do passado e do presente com extrema objetividade e aguda percepção dos problemas que envolvem as imigrações, e demonstra total controle do próprio discurso. Fica clara, no texto, a competente utilização de vasto repertório cultural e conhecimento de mundo. A nota deverá ser alta, entre 950 e 1.000 pontos.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!