Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Redação Comentada – Brasil: O coração do mundo

Redação Comentada:

Tema da redação do ENEM de 2012 “Movimento imigratório para o Brasil no século 20”

” Brasil: O coração do mundo
O Brasil é um país que nasceu das grandes imigrações, europeus, portugueses, em busca de grandes propriedades de terra. Graças a isso nossa cultura é diversificada. No século XXI o país vem atraindo imigrantes em busca de trazer novidades para nós.
Cada cantinho do país exibe a cultura de um certo povo, não só na épocas passadas, mais também nos dias de hoje o PIS atrai imigrantes por ser um país de grande diversidade, seus carnavais, suas praias, é Salvador, é Minas Gerais, tudo isso é Brasil, este sim é o coração do mundo.
Contudo, o Brasil também é um país que necessita de mão de obra qualificada, profissionais competentes, com isso aumenta o fluxo de imigrações de grandes profissionais com o objetivo de trazer ideias inovadoras para o nosso país.
Isto é consequência da má formação educacional dos brasileiros. O pouco investimento na educação, a falta de interesse na busca de uma melhor capacitação para os nossos trabalhadores.
Em suma, o nosso país é rico em cultura, muitas delas conhecida internacionalmente, como o nosso carnaval. Mais deixa um pouco a desejar na educação. O governo deveria investir mais em cursos profissionalizantes de longa duração, projetos que incentivem o jovem para o mercado trabalho.”

writing-1149962_960_720

Comentário:
O autor apresenta dificuldades quanto à seleção e organização das informações. Atende à modalidade de texto dissertativo-argumentativo, dentro do assunto, mas a argumentação é muito fraca. O foco inicial na cultura diversificada como resultado das imigrações é uma linha de raciocínio consistente, mas o argumento é frágil e dissociado da problematização que propõe. A justificativa de que o País atrai imigrantes em busca de novidades, é muito vaga e sem suporte. Em nenhum momento são citados problemas como a baixa qualificação educacional, a falta de investimento em saúde e infraestrutura. Portanto, ela não consegue articular adequadamente tema e a argumentação.

Esta portanto é um Redação classificada com uma nota mediana. Pois há o domínio da língua portuguesa, mas por falta de argumentação acaba por fugir do tema principal e não consegue concluir o pensamento do autor.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!