Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Redação Comentada – A migração humana

Redação Comentada:

Tema da redação do ENEM de 2012 “Movimento imigratório para o Brasil no século 20”

“A migração humana

A migração humana é um fenômeno antigo, amplamente estudado pela história da sociedade e possui como princípio básico a busca por melhores condições de vida. O Brasil é um dos países que, historicamente, experimenta mudanças constantes no fluxo migracional.
Em tempos de crise, países que uma vez faziam parte da hegemonia econômica mundial, veem parte de sua população evadir em busca de melhores oportunidades – como ocorre em alguns países europeus e o seu aumento de jovens imigrantes no Brasil.
O atual aumento do fluxo de imigrantes no Brasil evidencia sua ascenção como economia mundial – a participação no promissor bloco econômico BRICS e o fato de sediar os próximos grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas são outros indicadores disso.
O fato é que é impossível negar a importância desses movimentos migracionais, em especial, a imigração. Seu legado no enriquecimento da cultura e da miscigenação étnica bem como a ocupação das terras e a movimentação da economia são aspectos a serem considerados.
Em contrapartida, problemas como o aumento da população de baixa classe econômica e o “inchaço” populacional nas áreas urbanas com decorrente crescimento das periferias são efeitos negativos de uma imigração abusiva.
Assim sendo, a criação de políticas governamentais para evitar uma imigração desenfreada faz-se necessária. Critérios seletivos como a facilitação do acesso à imigrantes bem qualificados beneficiariam inclusive, áreas no Brasil onde há carência de mão de obra especializada.”

Redação Comentada ENEM (Foto: Divulgação)

Redação Comentada ENEM (Foto: Divulgação)

Comentários:
“Considerando os critérios de correção adotados no Enem, podemos dizer que o aluno demonstra bom domínio do registro culto (há algumas inadequações no emprego de vírgula, um erro de regência e um de ortografia); a seleção de argumentos é boa, mas não há evidência de domínio amplo de conceitos de diversas áreas na discussão do tema. Quanto à coerência e coesão, o texto apresenta boa sequencia das ideias e as informações são corretas, bem como o emprego de articuladores sintáticos, o que estabelece relações lógico-semânticas precisas. Quanto à apresentação de propostas, o candidato não expressou desrespeito aos direitos humanos. Ele cita aspectos positivos e negativos do processo migratório (4º e 5º parágrafos, respectivamente), o que indica uma visão ampla, não unilateral do problema. No último parágrafo, expressa medidas que entende adequadas e legítimas para disciplinar a entrada de imigrantes no País. Pode-se dizer que as propostas poderiam ter sido melhor detalhadas; contudo, de modo algum, traduzem preconceito”, analisa o coordenador de redação do Colégio Sigma, em Brasília, Eli Carlos Guimarães.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!