Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Nota ENEM 2015 Como consultar?

A prova do Enem 2015 aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro deste ano e o resultado individual ainda não está disponível para consulta (a previsão da divulgação é para o início do mês de janeiro) . A nota do ENEM é utilizada no processo seletivo das principais universidades públicas, institutos de tecnologia do país e nos programas governamentais de financiamento e custeio à educação e capacitação de jovens.

Por isso, é importante fazer o maior número de questões e conseguir uma boa nota para ficar bem colocado na seleção para os programas.

Como consultar a nota do ENEM 2015

O Enem possui quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio. A prova é dividida em quatro temas, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias.

Conheça as 7 carreiras mais promissoras para 2020! Acesse e saiba mais.

O gabarito do Enem 2015 foi divulgado no mês de novembro de 2015, mas o resultado final só poderá ser visualizado pelos estudantes entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2015. É possível acessar o resultado individual no site do Inep.

No site, o aluno deve inserir o número da inscrição, o CPF (Cadastro de Pessoa Física), número de inscrição do Enem, nome, data de nascimento, Estado onde reside e a senha para visualizar o resultado individual. Neste local, o estudante terá cesso ao boletim individual com a pontuação das provas e também da redação.

Como utilizar a nota do ENEM 2015

Muitas universidades públicas e algumas particulares utilizam a nota do Enem no seu processo de seleção. Programas estudantis do Governo Federal também fazem uso do Exame na escolha dos alunos, já que aqueles com melhor classificação conseguem as vagas em cursos de ensino superior, cursos técnicos e nos financiamentos estudantis.

Benefícios de uma nota alta no ENEM

Algumas universidades adotam notas mínimas, a chamada nota de corte, para a inscrição e o candidato deve ficar atento a isso. Essa nota servirá para a classificação no processo de inscrição.

Além disso, programas como o Sisu escolhem os candidatos melhores classificadas em cada curso de acordo com a nota de corte. No período de inscrição, o candidato pode alterar a sua opção de escolha e será considerada somente a última inscrição confirmada.

Programas que utilizam a nota do ENEM

Em algumas instituições de ensino, as inscrições para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) acontecem pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), um sistema informatizado que oferta vagas em cursos técnicos gratuitos. Instituições públicas e privadas de ensino superior, de educação profissional e tecnológica de todo o país participam do Sisutec, que pretende facilitar a entrada de jovens e adultos no ensino técnico.

Acesse e veja dicas matadoras para ser aprovado no vestibular!

Para o cadastro, o candidato precisa ter a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não pode ter tirado zero na prova de redação.  O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) reúne vagas de universidades públicas e institutos de ensino superior federais de todo o país. O objetivo é facilitar o ingresso de estudantes na educação de nível superior. Somente os candidatos que fizeram Enem e não tiraram zero na prova de redação, podem se inscrever no Sisu.  Os estudantes podem escolher até duas opções de vagas com a nota do Enem.

ProUni – Bolsas de Estudos

O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, podendo custear de 50% e a 100% das mensalidades. Os interessados devem ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista integral;

a renda familiar deve ser de no mínimo um salário e meio e no máximo de três salários por pessoa e o candidato deve ter obtido no mínimo 450 pontos na prova objetiva do Enem e uma nota maior que zero na prova de redação.

Fies – Financiamento Estudantil

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) concede o financiamento de mensalidades para estudantes de instituições privadas de ensino superior. O candidato pode solicitar o financiamento por meio do cadastro no Sistema FIES. É necessário ter a nota mínima de 450 do ENEM, para os estudantes que concluíram o ensino médio depois de 2010.

Conheça as 8 melhores Universidades para cursar Medicina

Dicas para ser aprovado! Clique e saiba mais.

Como se inscrever para os programas

As inscrições em cada programa acontecem em períodos diferentes e por isso os candidatos devem ficar atentos á divulgação dos calendários de inscrição no site do Ministério da Educação. O processo acontece pela Internet, nos endereços eletrônicos oficiais de cada programa.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!