Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

5 Melhores Universidades para cursar Odontologia

O bacharel em Odontologia se dedica ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. Ele cuida da saúde e da estética bucal. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia e a dentística restauradora.

O dentista costuma ingressar na profissão no serviço público. O iniciante que abre consultório no geral divide o espaço de atendimento, por causa dos altos custos das instalações e dos equipamentos.

Para exercer a profissão é obrigatório obter o registro do Conselho regional de Odontologia (CRO). Em 2008, o órgão aprovou novas práticas integrativas e complementares às já em uso. desde 2009, os cirurgiões-dentistas são autorizados a tratar seus pacientes com acupuntura, fitoterapia, terapia foral, hipnose, homeopatia e laserterapia.

Confira as 5 melhores universidades para cursar Odontologia, segundo o MEC

1ª) Universidade de Brasília

A graduação incentiva, acima de tudo, o diálogo da Odontologia com outras profissões. Do quarto ao décimo período, o estudante tem aulas práticas na clínica odontológica do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O contato com especialistas em outras áreas busca preparar os alunos para lidar com o atual mercado de trabalho. Depois do sexto período, o graduando também passa por estágio de, pelo menos, um ano em centros de saúde ou na Estratégia de Saúde da Família (ESF), do governo federal.

image_large

Infraestrutura: Além do consultório no HUB, a universidade oferece três laboratórios para a prática do ofício. Dois destinam-se à pré-clínica, onde os estudantes trabalham com manequins. A outra unidade é de histopatologia, ou seja, análise microscópica que verifica o que não foi encontrado clinicamente.

2ª) Universidade do Oeste Paulista (Presidente Prudente-SP)

O curso de Odontologia da Unoeste prepara o acadêmico para cuidar da saúde e estética bucal, através de tratamentos que vão desde a restauração, extração e limpeza de dentes, até a projeção e instalação de próteses e realização de cirurgias. Durante a graduação são abordadas disciplinas como Anatomia, Histologia, Microbiologia, Biologia, Imunologia, Fisiologia, Bioquímica, Patologia, Saúde Coletiva, Anatomia Dental, Cirurgia Oral, Odontopediatria, Ortodontia, entre outras.

O curso possui clínicas, que permitem aos alunos o contato e a experiência com a profissão sob a orientação dos docentes de cada área odontológica. O mercado de trabalho para este profissional possibilita o trabalho em consultórios particulares e de convênio; no SUS, através de prefeituras e equipes de saúde da família; em hospitais, atendendo pacientes traumatizados buco maxilo faciais, pacientes com necessidades especiais e internados em UTIs.

3ª) Universidade Paulista (São Paulo-SP)

O objetivos do curso é formar o cirurgião-dentista generalista com uma visão humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, baseado no rigor técnico-científico e com autonomia intelectual.

Propiciar ao estudante possibilidades de atividades voltadas à promoção da saúde, diagnóstico e tratamento, reabilitação, saúde pública, ensino, pesquisa e extensão. Capacitar o estudante a desenvolver raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas relacionados às habilitações específicas.

Possibilitar o futuro profissional a uma rápida inserção no mercado de trabalho em setores de atividade profissional de saúde e de tecnologia. Criar condições aos estudantes para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras, comportamentais de aplicação prática e profissional dos conhecimentos adquiridos por meio das atividades de extensão e estágios.

Atividades Principais:
• Proporcionar conhecimento das estruturas anatômicas, funcionais e estéticas;
• Tornar o estudante um promotor de saúde, atuando na prevenção e controle das doenças;
• Diagnosticar patologias que acometem o sistema estomatognático e suas estruturas adjacentes por meio de exames clínicos, laboratoriais e radiográficos;
• Tratar e controlar doenças, instituindo correta terapêutica clínica e medicamentosa;
• Capacitar o profissional a reabilitar o paciente utilizando técnicas e conhecimentos científicos atuais;
• Formar um profissional generalista, pluralista, crítico, reflexivo e com autonomia intelectual.
• Integração entre a graduação e pós-graduação. Os estudantes terão a possibilidade de estagiar nos diferentes cursos de Pós-graduação Lato Sensu realizados nos períodos diurno e noturno, pois a grande maioria dos professores do programa de mestrado são professores do curso de graduação em Odontologia.
Mercado de Trabalho: O caráter multidisciplinar do curso de Odontologia da UNIP confere ao estudante amplo domínio da prática clínica, permitindo gerar e disseminar novos conhecimentos dentro da sua área de atuação.

O profissional estará apto a utilizar novas técnicas e materiais odontológicos, e capacitado a praticar a odontologia, tanto em consultórios particulares como nas instituições públicas.

O egresso estará preparado para atuar em equipes multiprofissionais, nível local, regional ou nacional, planejando, implantando, coordenando e executando programas relacionados à Saúde Pública.

4ª) Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (Campinas-SP)

Ciente de que um bom profissional deve ser também um cidadão consciente de seu papel social, a Faculdade São Leopoldo Mandic vem investindo na formação de cirurgiões-dentistas preparados para atuar com excelência no mercado e na sociedade.

Para tanto, a instituição aposta em uma metodologia de ensino que seja capaz não só de antecipar tendências, mas, também, formar profissionais familiarizados com as mais diversas tecnologias e para atuarem como cidadãos conscientes dos aspectos sociais da população brasileira.

Esse compromisso é exercitado por meio de atividades teóricas e práticas que se caracterizam por programas preventivos e curativos calcados na filosofia da Promoção de Saúde, desenvolvidas tanto dentro da instituição, como “extramuros”, por meio de convênios com prefeituras municipais, escolas da rede pública e instituições beneficentes da região.

Assim, alinhada às diretrizes curriculares nacional e com o diferencial de ter uma proposta fundamentada em investimentos contínuos na capacitação, não é em vão que o curso de graduação em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic é considerado como um dos mais inovadores e completos na área da Odontologia em todo o Brasil.

5ª) Universidade Federal de Sergipe (Aracajú-SE)

Quem pretende ser dentista e busca um curso conceituado para estudar tem entre as opções a UFS, a Universidade Federal de Sergipe. A odontologia da instituição tirou 5, a nota máxima, na última avaliação do Enade, exame do Ministério da Educação que avalia a qualidade das graduações.

De 2004 para cá, a universidade tem passado por grandes mudanças físicas: ganhou mais prédios e até um novo campus. Tudo isso em razão do Reuni, programa do governo federal que tem a expansão das universidades como principal objetivo. Nesses seis anos, o número de graduações pulou de 52 para 106. O total de alunos também dobrou: foi de 11 mil para os atuais 20 mil.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!