Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Matérias que cairão no ENEM 2016

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é com certeza muito importante hoje em dia. Muitas universidades e programas educacionais utilizam a nota obtida no ENEM para ingressar os jovens em seus cursos superiores.

Na última edição do ENEM foram quase 10 milhões de alunos inscritos, isso mostra que a cada ano que passa mais importante o exame vai ficando. Mas para conseguir se dar bem no ENEM é preciso estudar bastante e ficar por dentro das novidades no mundo. Confira nossas dicas e as matérias que cairão no ENEM 2016.

ENEM 2016

A expectativa para o ENEM 2016 é enorme, isso porque a cada ano que passa o número de inscritos aumenta e isso não será diferente. Quem já fez o ENEM sabe que ele é composto por textos enormes com muita informação. A prova em si é composta por quatro assuntos diferentes, são eles:

• Ciências Humanas e suas Tecnologias;
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
• Matemática e suas Tecnologias;
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

USP vestibular 2016 - Datas, Inscrições e Gabarito 03

O Exame é realizado em dois dias, sempre no sábado e domingo. Além dos temas propostos, ainda é exigido do participante que ele faça uma redação, a parte mais importante da prova e que é a que dá aquela levantada na nota do participante.

Prova ENEM 2016

Para conseguir se dar bem é preciso estudar bastante e entender exatamente quais são as matérias que compõe cada assunto da prova. Veja abaixo o que cada assunto aborda e saiba exatamente o que deve estudar.

Ciências Humanas e suas tecnologias

A área de Ciências Humanas é composta por História, Geografia, Filosofia e Sociologia. São 45 questões e que, de acordo com os professores, são bastante abrangentes. Para conseguir se dar bem nessa área, além de estudar o geral é claro, é focar em cidadania e direitos humanos.

No caso da História os alunos podem focar em movimentos sociais e direitos humanos, com foco no Brasil, claro. Já em Geografia a dica é estudar bastante gráficos a tabelas, sempre sobre urbanização, transporte, agricultura e etc. Filosofia e Sociologia a dica é ter domínio do assunto, não basta apenas saber interpretar a questão.

Ciências da Natureza e suas tecnologias

Ciências da Natureza é composta por Biologia, Química e Física. Na parte de Biologia a dica é focar em Origem e Evolução da Vida, estrutura e fisiologia celular, identidade dos seres vivos, ecologia, hereditariedade e etc. A química vai cobrar bastante as transformações químicas e as suas representações. Já na parte da física é preciso saber os conhecimentos básicos e também mecânica, campo elétrico, reflexão e refração, conceitos de energia, leis da física, potência e etc.

prouni-2016-resultado-primeira-chamada

Matemática e suas tecnologias

Aqui são 45 questões de matemática, a prova é sempre composta por muitos gráficos, infográficos e tabelas, então aprenda a interpreta-los de maneira correta. Além disso, é preciso estudar funções, probabilidade , cálculos de área, volume e perímetros, Análise combinatória, progressão aritmética e geométrica são sempre pedidos.
Nas ultimas edições assuntos como Seno, Cosseno e Tangente foram mais recorrentes.

Linguagens, Códigos e suas tecnologias

Aqui é a parte gramatical e usual da nossa língua. Leia bastante e aprenda a interpretar, isso é essencial para se dar bem nesse tema. Estude bastante gêneros textuais, literatura, interpretação, gramática (ligada a semântica) e também a norma culta e popular da língua.

Redação ENEM 2016

A parte que tem extrema importância no ENdEM é com certeza a redação. Ela acontece no segundo dia da prova e é crucial para avaliar o seu desempenho no exame. Ela representa 50% da nota final, o que significa que ela é realmente importante para a sua nota e isso significa que a atenção nessa parte deve ser redobrada.

Vestibular UFRJ 2016 - Inscrições, prova e gabarito 02
A redação é sempre uma dissertação-argumentativa, para se dar bem nesse caso é preciso que você consiga manter o foco no tema proposto e assim conseguir construir bons argumentos de defesa do seu ponto de vista.

Não se esqueça que sua redação deve ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Faça um rascunho antes para ter certeza que a redação está perfeita. Não entregue a redação em branco, não fuja do tema proposto, não faça redação com até 7 linhas e não use argumentos que desrespeitem os direitos humanos.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!