Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrições para a Lista de Espera do SiSU 2017/2

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um dos melhores meios de conquistar a sua vaga na universidade. O programa em 2017 começou o seu processo de seleção de estudantes em maio, através do site. Na edição 2017 do Sisu foram ofertadas 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. As inscrições no Sistema de Seleção Unificada puderam ser realizadas até o dia 7 de junho.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um dos melhores meios de conquistar a sua vaga na universidade. (Imagem: Divulgação)

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um dos melhores meios de conquistar a sua vaga na universidade. (Imagem: Divulgação)

Inscrições para a Lista de Espera do SiSU 2017/2

Como em qualquer processo de seleção do Sisu existe uma lista de espera com as vagas remanescentes. Ou seja: se por algum motivo a pessoa foi convocada, mas não participou do processo e não conseguiu estudar por meio do Sisu, saiba que a vaga vai ser passada para frente.

Para se inscrever nessa lista de espera é preciso aguardar o processo de vagas remanescentes, aonde você vai ver quais oportunidades estão em aberto e vai poder escolher em qual vaga fará parte.

Quem Pode se Inscrever no Sisu?

Para participar do Sisu é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Quem não fez a prova, tirou zero na redação ou faltou em algum dia de exame vai perder o direito de fazer a inscrição no Sisu e em demais programas de bolsa de estudos.

Calendário do Sisu 2017.2

Chamada regular: 5 de junho

Lista de espera: 5 de junho a 19 de junho

Matrícula da chamada regular: 9 de junho a 13 de junho

Convocação via lista de espera: a partir de 26 de junho

O que é Sisu 2017?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) trata-se de um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação através do qual instituições públicas de ensino superior ofertam oportunidades aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para participar do Sisu é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. (Imagem: Divulgação)

Para participar do Sisu é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. (Imagem: Divulgação)

Para Quem é Destinado o Sisu?

Podem participar do Sistema de Seleção Unificada os candidatos que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino que não tiraram zero na redação. Vale a pena salientar que algumas instituições de ensino superior adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos, como uma nota de corte.

Nesse caso, quando a pessoa for fazer a inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema do Sisu vai emitir uma mensagem com esta informação, alertando o candidato de que ele não tem chances de ser selecionado naquele curso especifico.

Documentos Exigidos para Matrícula SISU 2017

Ao fazer a sua inscrição, o candidato precisa estar atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Essa informação vai estar disponível no Sisu, no momento da inscrição. Geralmente são solicitados para o aluno fazer a matrícula os seguintes documentos:

– RG

– CPF

– Comprovante de renda do grupo familiar todo

– Comprovante de endereço

– Cópias da carteira de trabalho

– Histórico escolar

* Originais e cópia

Como se Inscrever no Sisu?

Para fazer a sua inscrição no Sisu o candidato precisa informar o número de inscrição e senha cadastrados na última edição do Enem. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode fazer a recuperação na página do Enem.

A inscrição só pode ser feita exclusivamente por meio da internet, na página do Sisu, sem a cobrança de taxa alguma. Ao fazer a inscrição o estudante necessita escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as oportunidades oferecidas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve optar se quer concorrer a oportunidades de ampla concorrência, ou a vagas reservadas para deficientes, cotas raciais e demais políticas afirmativas das instituições.

Para fazer a sua inscrição no Sisu o candidato precisa informar o número de inscrição e senha cadastrados na última edição do Enem. (Imagem: Divulgação)

Para fazer a sua inscrição no Sisu o candidato precisa informar o número de inscrição e senha cadastrados na última edição do Enem. (Imagem: Divulgação)

Durante o processo de inscrição o candidato pode mudar as suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada pelo aluno. No final do processo de inscrição o sistema seleciona automaticamente os melhores classificados dentro no numero de vagas abertas pela instituição.

Será feita somente uma chamada para matrícula dos candidatos. Os estudantes selecionados vão ter um prazo para realizar a matrícula na instituição e, sendo assim, confirmar o interesse na vaga que se inscreveu. Após isso, quem não for fazer a matrícula perde a vaga e ela é aberta para os demais alunos que ainda estão inscritos no sistema. Em uma nova convocação de vagas remanescentes os estudantes terão a chance de ocupar as vagas que restam seguindo os mesmo critérios de antes.

Cursos do Sisu

Para ter acesso a lista completa de cursos técnicos ofertados pelo Sisu acesse: http://sisu.mec.gov.br.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!