Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Fies 2017 – Inscrições

O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies financia o pagamento das mensalidades de estudantes universitários que estudam em instituições privadas de ensino superior. Várias mudanças ocorreram na solicitação de novos contratos para o fundo em 2015 que continuaram para 2016 e devem seguir para 2017. Entre as alterações feitas pelo Ministério da Educação (MEC), será considerado o tipo de curso escolhido pelo estudante para a liberação do contrato.

Fies 2017 – Conheça o programa

O Fies custeia de 50% a 100% das mensalidades de instituições privadas de ensino superior, para estudantes que não podem arcar com as despesas integrais do seu curso. Para isso, é preciso que o curso do estudante tenha recebido avaliação positiva realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior- SINAES. Além disso, as instituições de ensino superior devem oferecer pelo menos 5% de desconto para alunos do Fies.

FIES-logo

Fies 2017 – Forma de pagamento

Os alunos que solicitarem o financiamento têm uma carência de 18 meses para começar a pagar o saldo devedor em até quatro anos. Antes disso, durante o curso, ele deve arcar com o pagamento trimestral de até R$ 50,00, referente aos juros do financiamento. Depois, com o término do curso e encerrado o período de carência, o aluno deverá pagar o saldo devedor, parcelado em até três vezes o tempo de duração do curso, mais 12 meses.

Fies 2017 – Quem pode participar

A prioridade do financiamento é para estudantes com renda menor, de até de 2,5 salários mínimos por mês e de cursos de engenharias, para formação de professores e de saúde. Os interessados em solicitar o Fies devem também ter a última nota do ENEM com pontuação acima de 450 e com nota acima de zero na redação. A classificação dos estudantes seguirá em ordem decrescente, de acordo com a nota do Enem.
As regiões do Norte e Nordeste terão prioridade na liberação de novos contratos. Ainda foi adotado o critério de nota dos cursos, ou seja, aqueles com nota 5 na avaliação das universidades terão maior probabilidade de receber o financiamento.

Programa-Fies-vai-receber-R-51-bilhões-como-crédito-extraordinário

Fies 2017 – Como se inscrever

O processo de inscrição para o Fies 2017 deve continuar o mesmo dos anos anteriores. Os novos contratos devem ser solicitados pelo site. Primeiro, o estudante precisa cadastrar uma senha, com o preenchimento dos seus dados pessoais. Após o cadastramento, o candidato deve realizar a sua inscrição no sistema. Com a aprovação, ele tem que comprovar todas as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA, órgão validador que funciona na própria instituição de ensino superior em que o estudante está matriculado, em até 10 dias corridos.

Veja como se preparar para o ENEM 2016, clique e saiba mais!

Fies 2017 – Documentação

Com a validação da documentação, o candidato escolhe umas das instituições financeiras do Fies 2017, para dar entrada no pedido e depois no contrato do financiamento estudantil, levando todos os seus documentos pessoais e os documentos pessoais do seu fiador. Para isso, o universitário tem somente 10 dias corridos.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!