Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

IFPE vestibular 2016 – Datas, Inscrições e Gabarito

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) tem a missão de disseminar a educação profissional, científica e tecnológica em todo o estado, por meio das suas unidades espalhadas na região pernambucana.

São vários cursos oferecidos e neste mês de outubro o Instituto está com as inscrições abertas para do Vestibular 2016. Os candidatos interessados devem ficar atentos a calendário da seleção com prova a ser realizada em novembro.

História do IFPE

O IFPE faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008. Desde essa data o IFPE passou a ser formado por dez campi: Belo Jardim, Barreiros e Vitória de Santo Antão, Ipojuca e Pesqueira, Recife, Afogados da Ingazeira, Caruaru e Garanhuns, da Expansão II, e o Campus Virtual da Educação a Distância (EaD).

Já em 2014, foi incluído no Instituto mais sete unidades nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Palmares, Jaboatão, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu.

No entanto, muito antes da expansão do IFPE, a história do Instituto começou em 1910, com a criação da Escola de Aprendizes Artífices, com a finalidade de capacitar operários e contramestres. Depois, em 1937, essas escolas se tornariam em Liceus Industriais e só em 1983 seriam intituladas de Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE). Com a ampliação das suas finalidades de ensino, a ETFPE virou um Centro Federal e, em seguida, o IFPE como é hoje.

Cursos ofertados pelo IFPE

O IFPE possui 35 cursos técnicos, mais 15 cursos de graduação e quatro cursos de pós-graduação, entre especialização e mestrado profissional. Entre os cursos de graduação ofertados estão os de bacharelado em Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção Civil e Engenharia Mecânica; de Licenciatura em Física, Geografia, Matemática, Música e Química; de Tecnologia em Design Gráfico, Gestão Ambiental, Gestão de Turismo e Radiologia.

Confira mais outros vestibulares em Pernambuco! Clique e saiba mais!

Também são vários cursos técnicos como de Administração, Agricultura, Agropecuária, Artes Visuais, Automação Industrial, Computação Gráfica, Construção Naval, Eletrônica, Enfermagem, Informática, entre outros.

Processo seletivo do IFPE

O IFPE realiza anualmente o seu Vestibular como processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos e de graduação. No entanto, também são ofertadas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal (Sisu), com cotas destinadas a estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública, com subcotas de renda, etnia e moradores da zona rural que desejam ingressar em cursos para a área agrícola.

IFPE Vestibular

O IFPE está com inscrições abertas para o seu Vestibular, este mês de outubro, para 6.332 vagas distribuídas em seus cursos técnicos e de graduação. Sendo 500, para os cursos de ensino superior, que utilizam como segunda etapa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a seleção é feita pelo Sisu.

Data de inscrição do Vestibular IFPE

As inscrições começaram dia 05 de outubro e seguem até o dia 25, pelo site. é preciso acessar o link,  preencher a ficha de inscrição e imprimir o boleto, com taxa de R$ 25,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para cursos superiores. O pagamento deve ser realizado apenas nas agências do Banco do Brasil até o dia 26 de outubro.

lourdes-pimentel-22-e-estudante-de-administracao-da-uninove---especial-ensino-superior-1442432352539_956x500

Candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública também podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, basta comprovar a situação com documentos que serão solicitados. As provas do Vestibular IFPE acontecerão no dia 29 de novembro, com 30 questões de múltipla escolha para nível técnico e 50 para graduação.

Dicas para o Vestibular

Escolha um lugar tranquilo para estudar, sem objetos ou barulhos que causem interferência na sua concentração. Desligue o celular, a televisão, o computador e o rádio para focar somente no conteúdo.

Também não adianta estudar com fome ou cansado, respeite o seu corpo escolhendo horários que você esteja mais disposto. Você não deve forçar a estudar mais do que seis a oito horas por dia, para não ficar sobrecarregado.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!