Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Fies 2016 – Como funciona, datas e inscrição

O Fies é um programa de financiamento estudantil criado com o objetivo de ajudar jovens brasileiros a arcar com as despesas de seu curso superior. Ele é a oportunidade que muitos jovens esperavam de entrar em uma universidade particular. Antes, muitos deles não tinham condições de arcar com as despesas do curso mensalmente e, com o FIES, isso é fácil.

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes que estejam matriculados em cursos não gratuitos e não têm condições de arcar com os custos de imediato.

Fies 2016: como funciona?

O jovem que estiver matriculado em uma universidade de ensino superior em um curso não gratuito e que não tenha condições de pagar a mensalidade pode contratar o FIES.

fies1

Para contratar, o jovem deve fazer um cadastro no portal do programa, validar suas informações e, finalmente assinar o contrato para o financiamento. Durante o período do curso, ele paga apenas uma mensalidade a cada 3 meses referente aos juros do financiamento.

Novas Regras do Fies 2016

Os jovens interessados em contratar o financiamento devem ficar atentos às novas regras que já serão validas para o ano de 2016. Agora, o FIES exige uma nota mínima de 450 pontos no ENEM, além de não poder zerar a redação.

Também há outras mudanças, como:

– Jovens já beneficiados pelo FIES não poderão contratar novamente o serviço;
– Pessoas com curso superior completo não pode contratar o serviço do FIES;
– Pessoas beneficiárias de bolsa integral do Prouni não poderão contratar o financiamento;
– Jovens cuja renda familiar mensal passe de 2,5 salários mínimos, não poderão contratar o financiamento;

Inscrições no Fies 2016

O primeiro passo para efetuar sua inscrição no FIES é realizar o seu cadastro no FIES Seleção, onde você informará o seu CPF, sua data de nascimento, endereço de e-mail e criará uma senha. É muito importante que você se lembre da senha, pois ela te dará acesso ao sistema do programa toda vez que desejar acessar. Depois de preencher o formulário, você receberá em seu e-mail a validação do cadastro e poderá acessar o FIES Seleção para informar seus dados pessoas e informações sobre o curso e a universidade.

FIES-logo

O segundo passo é realizar a sua inscrição no SIS Fies em até 5 dias úteis após o cadastramento no FIES Seleção. Nessa etapa você irá informar os dados do financiamento que deseja contratar. Depois de concluir toda a sua inscrição, chegou a hora de validar todas as informações prestadas.

O estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da sua instituição de ensino. O último passo é a contratação do financiamento. O estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES para formalizar a contratação.

Tipos de Financiamento do Fies 2016

O financiamento do FIES têm 3 fases, sendo elas: a fase de utilização, fase de carência e a fase de amortização.
A fase de utilização é durante o período do curso, onde o estudante pagará a cada 3 meses uma parcela no valor de R$150 reais, referente aos juros do financiamento. A fase de carência é depois da conclusão do curso, onde o estudante terá até 18 meses para recompor o seu orçamento. Nesse período, ele continuará pagando a parcela a cada 3 meses. A fase de amortização é quando o saldo devedor do estudante é parcelado em até 3 vezes o período financiado da duração regular do curso.

Aditamento Fies 2016

O Aditamento do FIES é a renovação do contrato de financiamento. Ele é feito no final de cada semestre do ano. Duas vezes por ano o estudante deve fazer o aditamento de seu contrato para continuar usufruindo de seus benefícios. Caso isso não aconteça, o estudante perderá o contrato e todos os seus direitos. Para fazer o Aditamento do seu contrato, acesse o link e informe o seu CPF, senha e o código de verificação.

Você terá que atualizar alguns dados cadastrais e depois a página irá lhe mostrar como anda o seu financiamento do FIES. Na parte inferior da página, você precisará responder algumas perguntas para dar segmento ao seu aditamento.

Depois de respondê-las, clique em “Confirmar Aditamento”. O sistema irá enviar um código para o número de celular cadastrado, você deverá informar o código no espaço em branco e confirmar.

O próximo passo é ir a sua universidade e pegar o Documento de Regularidade de Matrícula, em caso de aditamento não simplificado, você deverá levar o documento até a agência bancária responsável pelo financiamento e pegar uma via do termo aditivo.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!