Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Entenda o uso do hífen para se dar bem na Redação do ENEM!

Depois das mudanças ortográficas muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o emprego do hífen. Mas a professora Débora Marasca, através de um vídeo ajuda você a desvendar todos os truques e segredos que estão por de trás de um simples traço, mas que pode mudar o rumo de sua redação e fazer com que perca muitos pontos se deixar de aplicar a nova regra. Para ajudar você vamos dar uma explicação simples, mas muito prática sobre o uso do hífen. Confira no artigo.

Quando usar o hífen

O hífen ainda é um dos maiores problemas quando o assunto é erro de gramática. Com tantas dúvidas na nova ortografia é comum que as pessoas não consigam ainda definir e entender como e quando usar o hífen. Se você está lendo esse artigo é porque ainda tem dúvidas e quer saber um pouco mais sobre o assunto. Pois bem, vamos entender um pouco mais então!

Vai fazer o ENEM. Entenda o uso do hífen

Quando usar o hífen. Imagem:divulgação

As palavras “Super-homem”, “anti-higiênico” e “mini-hotel” são palavras onde o “h” aparece sempre antes do hífen, isso quer dizer que essas palavras devem conter hífen. Outro exemplo de uso do hífen ocorre com um prefixo que terminam com uma determinada letra e é usada a mesma letra na outra palavra deve ser usado o hífen, como por exemplo: “anti-inflamatório” ou “micro-ondas”.

Exemplos do uso do hífen

Outro caso bem interessante para identificação do hífen nas palavras ocorre quando as palavras terminam com os prefixos:

-Ex;

-Sem;

-Além;

-Pré;

-Recém;

-Pós;

-Pró;

-Vice.

Confira alguns exemplos de palavras com esses prefixos:

-Ex-aluno;

-Sem-terra;

-Além-mar;

-Pré-vestibular;

-Recém-nascido;

-Pós-graduação;

-Pró-escolha;

-Vice-prefeito.

Outra regra que também vai ajudar muito no caso do hífen quando ele é aplicado na palavra “Mal” que vem seguido de vogais como, “a”, “e”, “i”, “o” ou “u” e das vogais “h” ou “l”. Veja os exemplos:

-mal-humorado;

-mal-entendido;

-mal-limpo.

Como vocês viram as palavras vem seguidas com vogal, h ou l.

Quando não usar o hífen

Agora você vão ver alguns casos quando o hífen não é usado, mas a maioria das pessoas acaba usando de forma errada.

Não se usa o hífen no caso de palavras que o prefixo termina com uma vogal e começa com as consoantes “r” ou “s”. Nesse caso é preciso dobrar o “r” ou o “s”. Veja os exemplos de algumas palavras:

  • minissaia;
  • ultrassom.

Com as dicas da Professora Débora fica muito mais fácil guardar as regras da nova ortografia, ainda mais que para o ENEM vai ser exigido.

banner728x90_apostilaenem2

Como a língua Portuguesa é muito complicada, há quem diga que é a mais difícil de ser aprendida é preciso ficar atento às novas regras para não cometer erros na redação do ENEM. Caso cometa um erro na gramática pode ser que a sua chance de conquistar uma vaga em uma universidade vá por água a baixo.

Importância da Redação

A Redação do ENEM é a parte mais importante do exame, uma vez que é através dela e a soma dos pontos das questões é que vão determinar a sua média, principalmente a redação que é a nota mais expressiva da prova.

banner dbora

Se você zerar na redação, não poderá concorrer às vagas ou tirar uma nota muito baixa as chances poderão ser mínimas para ingressar no ensino superior. Portanto ficar atento ás novas regras ortográficas faz toda a diferença e a Professora Débora dá dicas incríveis e muito fáceis de aprender no seu vídeo.

Como estudar para a redação

Se você quer estudar para a redação do ENEM deve se dedicar muito, pois os temas que podem ser usados para a redação podem variar. Mas o que ajuda bastante é ficar atento a nova ortografia e observar algumas regras que são importantes e muito fáceis de decorar, como às da Professora Débora.

redação total enem

Professora Débora Marasca.

Outra dica é ficar atento aos noticiários, ler revistas, sites de notícias, enfim, você escolhe o meio de ficar por dentro das notícias e novidades que vão surgindo para poder redigir uma redação a sua altura. Saber argumentar e defender um tema sem cometer erros de ortografia é fundamental para que a redação seja nota 1000. Portanto esteja preparado para qualquer assunto e cuidado para não fugir do tema.

Com as dicas acima você pode fazer a melhor redação do ENEM 2016. Boa Sorte!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!