Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem Inscrições 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio é esperado todos os anos por milhares de jovens e adultos que querem ingressar em uma faculdade ou um curso e melhorar sua vida. Não é uma prova qualquer, é a partir dele que a maior parte das faculdades elegem seus alunos para vagas, principalmente aquelas privadas. As faculdades e instituições públicas também usam a nota do ENEM para aceitar seus alunos.

Enem Inscrições 2016

Enem Inscrições 2016 (Foto:Divulgação)

Por que o ENEM é tão importante para o nosso futuro?

Em algum momento da sua vida você já deve ter se perguntado: porque o Enem é tão importante para entrarmos em uma faculdade? Bom, o Enem envolve questões de todos os 3 anos do ensino médio, de todas as matérias. Através dele, as faculdades veem o rendimento e o conhecimento do jovem e se ele está habilitado para preencher alguma vaga.

Na prova do Enem você responde perguntas que envolvem conhecimento, atenção e sabedoria. Além disso, se tirar uma nota boa você prova que estudou e que está pronto para avançar mais uma etapa de sua vida.

Ele é um exame totalmente confidencial, com questões envolvendo História, Geografia, Artes, Literatura, Física, Química e todas as outras matérias.

Eu posso entrar em uma faculdade sem precisar fazer o ENEM?

Sim, mas para isso é necessário pagar. O Enem é para todos, mas quem o faz e tira uma nota alta consegue bolsas integrais ou parciais, o que facilita o pagamento. Se você não quer passar por isso, pode pagar a faculdade ou então realizar o vestibular da mesma e rezar para passar. Nesse caso, o Enem ainda seria útil, pois com ele você somaria mais pontos e consequentemente, teria mais chances de passar.

Enem Inscrições 2016 (Foto:Divulgação)

Enem Inscrições 2016 (Foto:Divulgação)

Enem 2016 e os programas do Governo

A cada ano surgem novos programas criados pelo governo com o intuito de ampliar e melhorar as chances dos jovens de entrar em uma universidade. É óbvio que você não precisa participar de um desses programas para conseguir uma bolsa, mas em muitas vezes pode ajudar, e também há faculdades que usam esses programas para selecionar os seus alunos.

O Sisu, o Fies, o ProUni e o Sisutec são exemplos desses programas, são sistemas diferentes que visam dar o mesmo benefício para todos: mais qualificação e oportunidades!

Cada programa tem sua forma de agir, o Fies disponibiliza financiamentos para que os jovens consigam pagar uma universidade pública ou para conseguirem pagar o restante da bolsa que conseguiram. O ProUni usa as notas do Enem para ajudar os jovens a ingressarem nas faculdades, enquanto o Sisu ajuda a todos com vagas de ensinos técnicos.

Em muitas faculdades você precisa se inscrever em um desses para ser selecionado para sua vaga. Com tudo isso, é muito mais fácil conseguir um bom curso e sem pagar nada.

Enem Inscrições 2016

Enem Inscrições 2016 (Foto:Divulgação)

Como funciona a prova do Enem?

O Enem é feito durante dois dias e sempre em outubro. Geralmente é nos dias 23, 24 ou 25, dependendo da data que cair no final de semana. São disponibilizados para os participantes 5 cadernos de questões nos dois dias: Branco, Amarelo, Rosa, Azul e Cinza. As provas são divididas em 4 áreas de conhecimento e mais a redação. No primeiro dia você faz a prova sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo as provas são sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e mais a redação.

Cada caderno de questão vêm com 90 perguntas, 45 para a primeira área e o restante para a segunda. São 5 opções para você escolher e só há uma certa. No primeiro dia os candidatos têm 4h30min para realizar a prova, enquanto que no segundo dia eles têm 5h30min. Vale lembrar que se você ficar até o final, pode levar o seu caderno de questões para casa.

Agora sobre a Redação ENEM: ela é sempre temida por todos. O Enem sempre surpreende escolhendo os seus temas e os candidatos tem que seguir a risca todas as instruções. Ela é fundamental para formar a sua nota final, as universidades que usam a nota do Enem exigem que o candidato tire 450 pontos e não zere a redação. Você deve fazer um texto dissertativo e o mínimo de linhas para a redação é 7 linhas e o máximo é 30.

Você deve usar corretamente as palavras, as vírgulas, a acentuação e ter coesão no seu texto. Outro ponto importante: nada de copiar alguma palavra ou outra da instrução que têm no começo do caderno, isso pode te levar a tirar um zero bem grande. Além disso, você não pode desrespeitar os direitos humanos e nem usar palavras baixas.

Enem Inscrições 2016

Enem Inscrições 2016 (Foto:Divulgação)

Novas Regras do Enem 2016

Em 2015 foram anunciadas algumas novas regras e o que tudo indica é que elas continuaram em 2016. A taxa de inscrição que aumentou de R$63 para R$68, mas lembre-se que é possível pedir a isenção da taxa.

Outra regra que continua valendo em 2016 é sobre os alunos de instituições públicas. Até 2014, todos os alunos e ex-alunos de escolas públicas eram isentos de pagar o Enem, em 2015 isso mudou, agora apenas os alunos do último ano do ensino médio de escola pública que não precisarão pagar.

Horários das provas em 2016

O padrão de 2015 continuará. Os portões se abrirão ao meio dia do horário de Brasília e fecharão ás 13h. A prova é iniciada ás 13h30min e o aluno têm até ás 18h para terminar no primeiro dia, é obrigatório ficar pelo menos 2 horas no local.

No segundo dia a prova começa ás 13h30min e o aluno têm até às 18h para terminar, sendo obrigado ficar até as 16h30min. As provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.

Inscrições para o Enem 2016

Como em todos os anos, as inscrições são feitas online pelo site do INEP. Neste ano elas acontecem de 09 a 20 de maio de 2016.

Feita a inscrição, lembre-se de guardar a sua senha do Enem, e o Número de Inscrição. É através deles que você poderá realizar a sua inscrição em alguns programas do governo. Caso você declare carência, irá receber um Cartão de Confirmação no e-mail fornecido com informações com a data, o local e os horários das provas. Se você pagar, você só receberá o e-mail depois de realizar o pagamento.

Você deverá imprimir esse Cartão e levar nos dois dias do Enem junto com a sua carteira de identidade e uma caneta preta transparente.

Gabarito do Enem 2016

O gabarito oficial do Enem é liberado na semana seguinte ao exame. O candidato deve ter acesso ao gabarito que corresponda ás cores dos cadernos pegos nos dois dias. O resultado com as notas de cada um sai apenas em janeiro. Para maiores informações acesse o site do INEP onde também encontrará o gabarito do ENEM 2015.

Como foi o Enem 2015?

Como em todos os anos, muita gente não realizou a prova pois se atrasou. Muitos chegaram um instante depois que os portões foram fechados, outros pararam para comer. Os candidatos que realizaram o exame têm opiniões distintas, alguns falam que estava mais fácil do que antes, outros já dizem totalmente o contrário.

A redação foi sobre a Violência contra a Mulher, talvez todos estavam esperando um assunto sobre a política ou a crise hídrica do país, mas mais uma vez o Enem surpreendeu a todos.

Alguns professores foram entrevistados e muitos relataram que em determinadas questões o Enem realmente estava difícil, repleto de conteúdo e que fugiu do seu padrão. Algumas pessoas ainda alegaram que eram questões extensas e que exigia muita conta em Matemática, em questão disso não conseguiram terminar totalmente a prova.

O que podemos tirar disso? Bom, o Enem cada vez exige mais dos seus candidatos, por mais que ele tenha fugido um pouco do padrão, é necessário estudar e resolver todas as suas questões. Você deve estudar e se preparar para que consiga achar todas as respostas.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!