Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

ENEM 2016 – 7 Dicas matadoras para se preparar

Um dos exames mais importantes hoje em dia é com certeza o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Isso se deve ao fato de que a cada ano a importância do ENEM aumenta, através do exame é possível entrar nas melhores universidades do país, além de poder participar de vários programas educacionais do Governo e assim conseguir bolsas de estudo nas universidades pagas.

ENEM 2016 – Preparação

Para conseguir se dar bem no ENEM 2016 é preciso começar a se preparar desde já. A prova é bastante extensa e nela caem todos os assuntos que são ensinados desde o ensino fundamental até o ensino médio. Por isso a preparação é importantíssima para quem quer ter um desempenho nota 10 no Exame Nacional do Ensino Médio.

Enem 2016 (imagem: divulgação)

Enem 2016 (imagem: divulgação)

É importante ter em mente que se você quer tirar uma boa nota deverá estudar bastante, e isso significa sacrificar alguns finais de semana, mas não todos, é sempre bom descansar e relaxar um pouco. Para que você consiga se preparar nós colocaremos aqui 7 dicas especiais para você conseguir uma nota excelente no Exame mais importante do ano, confira.

ENEM 2016 – 7 Dicas matadoras para se preparar

1 – Leia bastante

A redação tem um peso enorme no ENEM, isso significa que se você for mal na redação poderá perder a oportunidade de ter acesso as bolsas de estudo que você só consegue através do ENEM. Para que você seja capaz de fazer uma boa redação do ENEM é importante que você leia bastante e fique por dentro de todas as notícias do mundo.

Leia revistas e jornais para ficar por dentro de tudo e leia livros para se familiarizar com a escrita e assim aprender mais sobre a língua português e sua gramática que não é nada fácil. Através de uma boa leitura você conseguirá ter mais ideias para fazer uma boa redação, então se você não curte muito ler, a dica é já ir se acostumando, pegue livros pequenos, revistas e jornais para criar o hábito da leitura diária.

2 – Treine redação

É claro que para fazer uma boa redação você não precisa apenas criar o hábito da leitura, é preciso que você consiga escrever uma boa redação também. Por isso o treino é essencial, fala pelo menos 3 redações por semana, isso vai te ajudar a pegar o jeito de criar uma boa história.

Importante lembrar que a redação do Enem é dissertativo-argumentativa, com o treino você conseguirá expor seus argumentos com mais facilidade e isso conta muito na hora de corrigir a redação.

3 – Seja Objetivo

Nada de enrolação na hora de fazer a redação ok? Seja objetivo e já deixe bem claro a sua posição diante do tema da redação. Dai é só colocar seus argumentos e assim concluir uma boa redação.

4 – Faça planejamento de estudo

Uma dica importantíssima é o planejamento, a dica é fazer tipo um calendário de estudo, determine quais matérias você vai estudar por dia. Se você quiser estudar duas matérias por dia é essencial que você intercale entre uma que gosta e outra que tem dificuldade, por exemplo:
• Segunda-feira – Língua Portuguesa, Literatura, História e Redação
• Terça-feira – Matemática, Geografia e Biologia
• Quarta-feira – Física e línguas (Inglês ou Espanhol)
• Quinta-feira – Química, Sociologia e Filosofia
• Sexta-feira – Exclusivo para Redação
• Sábado – Descanso
• Domingo – Simulados

É claro que esse é apenas um exemplo, você deve fazer um planejamento que se adeque com o que você necessita.

5 – Local para estudar

Outro fator importante na vida de um estudante é o local escolhido para estudar. Não estude em lugares barulhentos e bagunçados, também não faça da cama seu local de estudo, além de ser desconfortável para ficar escrevendo ainda vai te deixar mais sonolento.

Então estude sempre em uma mesa, tenha por perto tudo o que vai precisar para estudar e apenas isso, nada de distração. Não estude com TV ligada e nem computador, a não ser que seja apenas para o estudo, mas ai você deverá se manter longe das redes sociais que irão tirar sua concentração.

6 – Empenho e foco

Mantenha o foco nos estudos e se empenhe bastante. O ENEM é muito concorrido, a cada ano o número de inscritos aumenta, se você não se empenhar nos estudos dificilmente conseguirá ter uma boa nota. Lembre-se que, por mais que seja um ano difícil e de muito estudo, você será recompensado depois.

7 – Não deixe pra estudar na última hora

Muitos alunos deixam os estudos para a última hora, principalmente que ainda está no ensino médio, com a ideia de que o que eles estão estudando na escola já será o suficiente. Não faça isso, além do estudo diário na escola é importante que você estude em casa também, revise as matérias e dê maior atenção para aquelas matérias que você tem dificuldade.

Além disso, quando você cria o habito de estudar quando chegar da escola você irá perceber que a matéria ficará cada vez mais fácil, isso porque você terá mais facilidade de compreender o que está sendo passado, e assim conseguirá uma boa nota no ENEM 2016.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!