Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2017 – Inscrições

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio teve sua criação no ano de 1998 pelo Ministério da Educação do Governo Federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.

A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram realizadas algumas mudanças no Enem que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a atividade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

study-921885_960_720

A redação é uma das partes mais importantes da prova, estude e esteja preparado (Foto: Divulgação)

Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do ENEM para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios (vestibulares).

ENEM 2017 – Entenda para que serve a prova

Faz tempo que o ENEM deixou de ser apenas uma prova para avaliar a qualidade do ensino médio e se tornou “o maior vestibular do país”. O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM acontece uma vez por ano, tem milhões de participantes e serve para conseguir uma bolsa em faculdade particular, entrar na universidade pública sem fazer vestibular, obter financiamento estudantil, comprovar a conclusão do ensino médio e muito mais.

ENEM 2017 – Inscrições

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável por todo o processo de realização do Enem, sempre no início de cada ano já estuda as melhores datas para serem adotadas no cronograma do respectivo Enem daquele ano. Se for semelhante aos anos anteriores, a expectativa é de que o período de inscrição do Enem 2017 tenha início em maio e fique aberto durante 12 dias.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do INEP (Foto: Divulgação)

Normalmente, o edital do ENEM é sempre divulgado pelo Inep no mês de abril. No documento, além de todas as regras do ENEM, estará disponível o cronograma do período de inscrição, data de aplicação das provas, divulgação dos gabaritos, etc.

ENEM 2017 – Como se inscrever

Como em todos os anos, as inscrições do Enem 2017 deverão manter a regra de início às 10h do primeiro dia e permanecerão abertas até às 23h59min do último dia estipulado. A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, pelo site.

Para fazer a inscrição do ENEM 2017, o estudante precisa ter em mãos o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade (RG); Um endereço de e-mail válido; Apontar se necessita de atendimento especializado e/ou específico (se for o caso); Se há pretensão de obter o certificado de conclusão do ensino médio ENEM 2016, utilizando a nota no Exame (se for o caso); Preenchimento do questionário socioeconômico, com detalhes de informações pessoais e do grupo familiar. Também é durante o período de inscrição que o candidato escolhe a cidade do local de prova do ENEM 2017.

ENEM 2017Isenção da taxa

Nos últimos dois anos, o valor da taxa de inscrição do ENEM foi de R$ 63,00. A expectativa é de que o valor seja mantido para o ENEM 2017. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública recebem isenção automática do valor. Candidatos de baixa renda, sem condições de cobrir a quantia, podem declarar carência no Enem no ato da inscrição, pedindo isenção do pagamento. A declaração de carência é feita mediante preenchimento de um formulário, que deve conter informações fidedignas do participante.

Não esqueça da identidade, caneta preta e o cartão de comprovação no dia da prova do Enem (Imagem: Divulgação)

Não esqueça da identidade, caneta preta e o cartão de comprovação no dia da prova do Enem (Imagem: Divulgação)

ENEM 2017 – Como usar a nota

O principal objetivo da maioria dos estudantes que fazem o Exame atualmente é tentar conseguir uma vaga em universidade pública ou bolsa em instituição de ensino. Todas as universidades e institutos federais, além de algumas universidades estaduais e particulares, utilizam o Enem como critério de seleção de parte ou de todos as vagas dos cursos superiores. A nota do Enem pode ser utilizada como bônus no vestibular, como 1ª fase, para preencher vagas com ou sem o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e, por fim, como critério único de seleção das vagas remanescentes. Cada instituição utiliza a média do Enem de um jeito.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!