Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Enem 2016 – Quem pode participar

O ENEM é a prova mais aguardada por estudantes do Brasil inteiro, pois é através da nota gerada por ele que milhões de estudantes poderão ingressar em curso de formação Superior em escolas particulares e federais. Todos os anos a prova é realizada e milhões de jovens são inscritos com o mesmo objetivo de obter uma média alta.

Foto: Prova - Divulgação

A nota do ENEM pode variar de acordo com o número de acerto das questões de peso maior, as vezes o aluno teve mais acertos e a nota foi menor do que aquele que obteve mais acertos. Isso ocorre por conta do peso das questões, umas tem peso maior e outras menor.

Através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é possível participar dos programas oferecidos pelo Governo Federal, como: FIES, PROUNI e SISU que foram criados para que através do exame possam conceder vagas, bolsas de estudos e financiamentos estudantis.

Enem 2016 – Quem pode participar?

Podem participar do ENEM 2016 todos os estudantes ou não estudantes que tiverem concluído, cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou que tiverem idade maior que 16 anos e desejarem usar o exame para concluir o Ensino Médio.

ENEM 2016 inscrições

As inscrições do ENEM 2016 serão realizadas no mês de maio, como ocorre todos os anos pela internet através do endereço eletrônico do INEP. Após realizar a inscrição os candidatos poderão fazer o exame respondendo as 180 questões de múltipla escolha que fazem parte do exame e uma redação onde os candidatos deverão redigir um texto dissertativo argumentativo com base em temas que tenham relevância sociocultural.

brasil-vestibular-prova-fuvest-20131124-07-original

O cronograma oficial bem como o edital do Enem 2016 deve ser publicado em breve pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela elaboração e realização do Exame.

Como se inscrever no ENEM 2016

Para se inscrever no ENEM 2016 é preciso acessar o link e preencher todos os dados, inclusive o questionário socioeconômico. Mas vale lembrar que o candidato deverá cadastrar uma senha que deverá ser guardada, pois será ´preciso utilizá-la mais vezes para ter acesso ao programa.

No ato da inscrição o candidato deverá selecionar o local onde deseja fazer as provas, como também a língua estrangeira que deverá fazer parte do exame e se é necessário algum tipo de atendimento especializado para fazer a prova.

Duração do período de inscrição

Geralmente as inscrições para o ENEM ocorrem no mês de maio e duram em média 11 dias. Tempo que os candidatos interessados deverão efetuar sua inscrição, conforme estipulado em edital.

Dados a serem preenchidos na inscrição

É importante lembrar que os candidatos deverão preencher os dados corretamente. São exigidos dados de identificação comuns, como o nome e documentos de identificação, como o CPF e o RG, por exemplo (que inclusive, deve ser levado pelo candidato nos dias das provas – documento de identificação com foto atualizada).

UNEBgabarito

O e-mail é muito importante, pois o estudantes irá receber todas as informações sobre o exame, inclusive a carta de confirmação através do endereço de e-mail. Portanto sempre coloque um e-mail válido.

Confirmação de inscrição

Conforme o candidato terminar de preencher todos os dados será gerado um boleto bancário esse deverá ser pago dentro do prazo estipulado e deverá ser pago no Banco do Brasil com prazo de no máximo cinco dias após o término das inscrições.

ENEM 2016 datas

As provas do ENEM 2016 deverão ser realizadas no mesmo mês que ocorreu nos anos anteriores, que foi no mês de outubro. O resultado oficial sai em janeiro para que os alunos que obtiveram média alta possam se inscrever no curso desejado.

Mudanças no ENEM

Algumas mudanças ocorreram no ENEM 2015 que deverão ser respeitadas no ENEM 2016, como a taxa de inscrição que passou de R$ 35,00 para R$ 63,00, outro item muito importante é a punição por abstenção, ou seja, o candidato que não comparecer nos dias das provas deverá receber uma punição, que é a perda do benefício de isenção da taxa de inscrição.

Isenção da taxa de inscrição do ENEM 2016

Continua tendo direito à isenção da taxa de inscrição os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, ou alunos que comprovem ter renda familiar de até 1,5 salários mínimo. Os demais candidatos deverão pagar a taxa de inscrição.

Mudanças nos horários das provas do ENEM

Como ocorreu em 2015 o horário das provas do ENEM tiveram mudanças para melhor. As provas só terão início 30 minutos depois do fechamento dos portões. Os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília), e as provas começarão às 13h30min. Sendo que o primeiro dia de aplicação do exame terá duração de quatro horas e 30 minutos. O segundo, uma hora a mais.

enem-sp-20121103-size-598

Siga todas as instruções e leia atentamente o edital para ficar por dentro de tudo a respeito da prova do ENEM 2016. Assim, não terá erro e você só precisará se preocupar em fazer as provas com calma e muita concentração. Comece a se preparar desde a gora para obter uma excelente nota.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!