Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

ENEM 2016 – Passo a passo para garantir sua vaga

O ENEM 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio tem uma série de obrigações que o candidato deve seguir para poder prestar a prova. Assim como vem acontecendo nas últimas edições, as provas do ENEM 2016 deverão ser aplicadas no fim de outubro ou início de novembro, nas tardes de sábado e domingo. ENEM 2016 – Passo a passo para garantir sua vaga.

7 Dicas imperdíveis para uma boa redação 03

Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo.

ENEM 2016

A alguns anos, o ENEM deixou de ser apenas um exame obrigatório para os alunos do último ano do ensino médio e passou a ser um exame procurado por todos os alunos do ensino médio – tanto por aqueles que realmente estão no último ano e que devem realiza-lo obrigatoriamente, quanto por aqueles que apenas querem começar a se preparar para ele. Atualmente, a nota do ENEM é utilizada como “ingresso” para as melhores universidades públicas do país e, mesmo que a nota do ENEM não seja utilizada unicamente para isso, todas as universidades a utilizam como parte dos cálculos para computar as notas dos candidatos às vagas abertas.

garota-estudando

Por isso, muitos alunos começam a estudar e a se preparar bem cedo para este exame, porque veem o ENEM como algo que muda o futuro, por assim dizer, garantindo uma profissão (dos sonhos) para muitos brasileiros. Por isso, todo o esforço para realizar o ENEM, é suado, mas gratificante.

ENEM 2016 – Inscrições

O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira já estuda as melhores datas para serem adotadas no cronograma do próximo Exame Nacional do Ensino Médio. A expectativa é de que o período de inscrição do Enem 2016 tenha início em maio e fique aberto durante 12 dias.

O edital do ENEM 2016 será divulgado pelo Inep no mês de abril. No documento, além de todas as regras do Exame, estará disponível o cronograma do período de inscrição, data de aplicação das provas, divulgação dos gabaritos, etc. A expectativa é de que a publicação do edital ocorra em meados do mês de abril e, além disso, não são esperadas muitas mudanças nas regras das provas.

Como se inscrever no Enem 2016

As inscrições do ENEM 2016 terão início às 10h do primeiro dia e permanecerão abertas até às 23h59min do último dia estipulado. A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet. Lembrando que, em todo o processo do Exame, sempre é levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

prova4
Para fazer a inscrição do ENEM 2016, o estudante precisa ter em mãos o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade (RG). As outras informações necessárias para efetuar o registro são:
• Endereço de e-mail válido;
• Necessidade de atendimento especializado e/ou específico (se for o caso);
• Pretensão de obter o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2016, utilizando a nota no Exame (se for o caso);
• Preenchimento do questionário socioeconômico, com detalhes de informações pessoais e do grupo familiar.

Também é durante o período de inscrição que o candidato escolhe a cidade do local de prova do Enem 2016. Milhares de municípios brasileiros são disponíveis para uma escolha mais cômoda do participante.

ENEM 2016Isenção da taxa de inscrição

A expectativa é de que o valor da taxa de inscrição do ENEM 2016 seja mantido em R$ 63,00, que foi o valor cobrado na última edição. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública recebem isenção automática do valor. Candidatos de baixa renda, sem condições de cobrir a quantia, podem declarar carência no ENEM 2016, no ato da inscrição, pedindo isenção do pagamento. A declaração de carência é feita mediante preenchimento de um formulário, que deve conter informações fidedignas do participante.

Enem-lápis

Quem não conseguir isenção deve pagar a taxa dentro do prazo que será estipulado pelo Inep.

Enem 2016 – Provas e notas

Todos os candidatos que obedecerem às exigências do edital e se registrarem corretamente terão acesso, via internet, ao cartão de confirmação de inscrição do ENEM 2016. O documento contém informações importantes: horário, local, data das provas, etc. O link da internet onde é possível o candidato ficar sabendo o resultado e a nota do Enem 2016 deverá ser o mesmo dos últimos anos no site do Inpe.

Para consultar as notas do ENEM é simples: basta acessar o site e escolher o ano de realização da prova. É possível consultar resultados a partir do ano de 2009.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!