Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

ENEM 2016 – Datas e inscrições

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi Criado em 1998, e tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante no fim do Ensino Médio. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio.

O Enem é a principal porta de acesso ao Prouni (Programa Universidade para Todos), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que contempla os melhores classificados no Exame com vagas ou bolsas de estudos em instituições públicas ou privadas de ensino superior.

Enem 2016

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a edição do Enem este ano teve 7.746.118 inscritos. Foram mais de 5,7 milhões de candidatos que fizeram o exame em 2015.

Inscricoes

A expectativa para o ano que vem é que esse número aumente, já que a prova utiliza as notas do ENEM para avaliar os candidatos em outros programas educacionais como Fies, Sisu e ProUni.

Enem 2016 – Datas e inscrições

As inscrições para o ENEM 2016 ainda não começaram. Fique atento ao calendário no site do INEP. Na inscrição, os candidatos devem informar um número de celular ou de telefone fixo válidos, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não podia ser utilizado por outro participante.

Os documentos necessários para fazer a inscrição do Enem são CPF, identidade (RG) e um endereço de e-mail válido. O e-mail informado servirá para apenas um participante, é por ele que o Inep entra em contato com o participante.

Quem necessita de atendimentos especiais ou específicos, tem que informar durante a inscrição. Os que optarem pelo certificado de conclusão do ensino médio terão que informar sua pretensão no ato da inscrição.

Gabarito e Resultado Enem 2016

O gabarito do Enem 2016 está disponível no portal do INEP. A consulta é feita mediante a informação da senha e do número de inscrição do candidato no Enem 2016. As provas digitalizadas estão disponíveis desde sexta-feira, 30 de outubro.

O resultado do Enem 2016 será divulgado alguns dias depois do exame, que deve ocorrer em outubro de 2016, na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no endereço eletrônico .

Temas de redação do Enem

A redação tem muito peso na prova, pois o candidato que zerar na redação não pode utilizar a nota do Enem para os processos seletivos do MEC como o Sisu ou ProUni, por exemplo.

Confira dicas matadoras para ser aprovado!

O tema da redação do Enem de 2015 foi “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Questões que caem no Enem

O Enem cobra conteúdos aprendidos durante os três anos do Ensino Médio, veja abaixo quais sãos os principais assuntos cobrados no Enem.

Em física o foco deve ser os tópicos relacionados à mecânica, energia e eletricidade, principalmente circuitos elétricos de residências. Em química, questões que envolvem chuva ácida, aquecimento global, tratamento da água e destruição da camada de ozônio, entre outros, também estão sempre presentes na prova.

Veja as 7 carreiras mais promissoras até 2020! Acesse e saiba mais!

Em Português, o estudante deve estudar as figuras de linguagem, em ambiguidade, intertextualidade, síntese e resumo, além de literatura e gêneros textuais. Em matemática 99% das perguntas englobam conteúdo do nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio, também pode cair na prova funções de 1° e 2° graus.

Em História, estudar você deve estudar as conquistas trabalhistas, das mulheres e os períodos de ditadura no Brasil. Em Geografia o Enem costuma basear suas questões também nos aspectos que envolvem o Brasil, normalmente sobre indústria, água, energia, urbanização e impactos ambientais da poluição.

Em biologia o tema mais cobrado é ecologia, seguido por evolução, fisiologia e genética. Em Filosofia e Sociologia, a cobrança tem sido feita um pouco além de uma simples leitura e interpretação de texto.

Os tópicos apresentados são os mais cobrados no Enem. No entanto, é importante que o candidato estude todo o conteúdo do Ensino Médio.

Enem 2016 redação

A redação tem muito peso na prova, pois o candidato que zerar na redação não pode utilizar a nota do Enem para os processos seletivos do MEC como o Sisu ou ProUni, por exemplo.

A dica para garantir uma boa redação é treinar, escrever muito, no mínimo uma redação por semana, assim você estará mais preparado e se sentirá mais seguro durante a realização da prova do Enem.

Para conquistar boas notas no Enem 2016 é muito importante, além de muito estudo, estar informado e atualizado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Por isso, fique atento a tudo, leia jornais, revistas, acompanhe blogs, portais noticiosos e sites jornalísticos.

Simulado Enem 2016

Uma forma de treinar para o Enem é realizar simulados da prova regularmente. Alguns sites disponibilizam além dos simulados, as provas do Enem de anos anteriores. Os estudantes também podem testar seus conhecimentos por meio do simulado no Portal da Educação. O acesso é gratuito.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!