Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

ENEM 2016 – Conteúdo das provas

As inscrições para o Enem 2016 já se iniciaram e muitos estudantes estão começando a estudar e a se preparar para o exame. Ele irá acontecer em novembro e, como em todos os anos, serão duas provas com 90 questões cada uma e, no último dia, a redação.

É muito importante se preparar para o ENEM 2016, pois ele é a principal porta de entrada para as universidades públicas, privadas e federais do Brasil. Ainda que as universidades públicas sejam as prioritárias em oferecer bolsas baseado na nota do exame, algumas universidades privadas também usam a nota ao invés de aplicar um vestibular. Sem o Enem, você não pode entrar em um curso superior. Mas não pense que é só fazer o Enem e deu: tem que estudar, se preparar e tirar uma nota boa para conseguir uma vaga no curso que deseja.

enem1-640x300

Conseguir entrar para a universidade é algo grande, pois cada vez mais pessoas se inscrevem no Enem, se dedicam e concorrem às mesmas vagas que você. A cada ano está mais concorrido, o que exige muito estudo dos candidatos. Ninguém pode dizer ao certo quais assuntos cairão esse ano, mas baseado nas edições anteriores, nós podemos citar os assuntos mais abordados para que você possa se programar e estudar sobre.

ENEM 2016 – Conteúdo das Provas

O ENEM funciona da seguinte maneira: no primeiro dia do exame o candidato recebe a prova, onde terá 45 questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e outras 45 sobre Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Nesse dia o candidato tem 4 horas e meia para finalizar a prova e deverá marcar apenas uma correta no cartão resposta.

No segundo dia o candidato recebe outra prova, onde terá 45 questões sobre Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, e Matemática e Suas Tecnologias. Nesse dia o tempo para concluir a prova é aumentado uma hora, ficando de 5 horas e meia por causa da redação.
Todas as questões do Enem são de marcar, então você lê, interpreta e marca a correta. As questões podem ser tiradas de assuntos dos 3 anos do ensino médio, portanto o estudo não é pouco. A redação é uma das partes mais importantes, pois se ocorrer de você zerá-la estará impedido de entrar em uma universidade que exija a nota do Enem como requisito ou como forma de ingresso.

06jan-2013---mais-de-28-mil-candidatos-e-mais-de-2-mil-treineiros-sao-esperados-para-a-prova-deste-domingo-6-hoje-eles-respondem-a-dez-questoes-de-portugues-e-fazem-redacao-1357492171045_956x500

Uma nota muito baixa na redação pode acabar lhe prejudicando também na nota final, quando é calculada a nota de todas as áreas. Com uma nota baixa fica mais difícil de entrar para uma universidade. O melhor jeito de garantir uma boa nota é começar estudar desde agora, pois assim terá tempo para ver todos os conteúdos possíveis e ainda treinar a redação toda semana.

ENEM 2016 – Conteúdos que caem nas Provas

Na prova do Enem são aplicadas questões de 4 áreas de conhecimento que envolvem conteúdos aprendidos durante todo o ensino médio. Com isso, fica meio impossível prever quais assuntos serão abordados em novembro e para o que estudar. O que
pode nos ajudar são as provas anteriores, pois vendo quais assuntos mais foram abordados nos últimos anos, podemos estudar sobre eles e ter mais chance de tirar uma nota boa. A seguir você vai conferir alguns conteúdos que você deve estudar para conseguir ir bem no ENEM 2016.

Ciências Humanas e Suas Tecnologias envolvem assuntos de Sociologia, Geografia, Filosofia, História, etc. Para conseguir uma boa nota e se sair bem, procure estudar os determinados assuntos: Cultura Material e Imaterial (patrimônio e diversidade cultural do Brasil), A Conquista da América, História Cultural dos Povos Africanos, Movimentos culturais no Mundo ocidental e seus impactos na vida política e social, Cidadania e Democracia na Antiguidade, Revoluções Sociais e Políticas na Europa Moderna, Imperialismo, Ocupação da Ásia e da África, Guerras Mundiais, Guerra Fria, Ditaduras políticas na América Latina, Feudalismo, Capitalismo, Mineração no Período Colonial, Industrialização Brasileira, Globalização e as Novas Tecnologias de Telecomunicação, Projeções Cartográficas, Origem e Evolução do conceito de Sustentabilidade, Estrutura Interna da Terra, Grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.

writing-1170138_960_720

A área de Ciências da Natureza geralmente é mais complicada, pois envolve teorias e leis de físicos. Para se preparar, estude alguns assuntos: Noções de ordem de Grandeza, Gráficos e Vetores, Operações básicas com Vetores, Grandezas Fundamentais da Mecânica, Relação entre Força e Movimento, Conceito de Trabalho, Energia e Potência (energia potencial), Aceleração Gravitacional, Leis de Kepler, Movimentos de Corpos Celestes, Lei de Coulomb, Carga e Corrente elétrica, Transformações Químicas, Lei dos Gases, Átomos e sua Estrutura, Balanceamento de Equações Químicas, Grandezas Químicas, Cálculos Estequiométricos, Mudanças de Estado, Ligação Covalente, Lei de Hess, Compostos de Carbono, Química no Cotidiano, Química nos Alimentos, Energias Químicas no Cotidiano, Estrutura e Fisiologia Celular, Divisão Celular, Fotossíntese e Respiração, Antígenos e Anticorpos, Grupos Sanguíneos, Mutações Gênicas e Cromossômicas, Identidade dos Seres Vivos, Ecossistemas, Fatores Bióticos e Abióticos, Biogeografia, Origem e Evolução da Vida.

No segundo dia os candidatos terão que realizar a prova de Matemática, veja alguns dos assuntos para você estudar: Conhecimentos em Conjuntos Números naturais, inteiros, racionais e reais, Porcentagem e Juros, Princípios de Contagem, Características das Figuras Geométricas Planas e Espaciais, Unidades de Medida, Comprimentos, Áreas e Volumes, Teorema de Tales, Relações Métricas nos Triângulos, Conhecimentos de Estatística e Probabilidade, Funções Algébricas, Equações e Inequações, Funções Trigonométricas, Plano Cartesiano, Circunferências, Paralelismo e Sistema de Equações.

Por último, aqui vão alguns dos possíveis assuntos que poderão cair no ENEM 2016 para lhe servir de ajuda na hora de começar os estudos: Modos de Organização da Composição Textual, Mitos e Verdades sobre o corpo masculino e feminino na sociedade atual, Estrutura Morfológica, Contexto da Obra Artística, Produção Literária e Processo Social, Relações entre a dialética Cosmopolitismo/Localismo e a produção literária nacional, Organização e Progressão Textual, Função Sociocomunicativa do Gênero, Estudo dos Aspectos Linguísticos da Língua Portuguesa e Estudo dos Gêneros Digitais.

ENEM 2016 – Redação

No último dia do exame os candidatos são submetidos a fazer uma redação dissertativa sobre determinado assunto da sociedade. Nunca se sabe qual tema será abordado para os candidatos, pois a cada ano é um diferente. Isso dificulta o estudo, mas há formas de se preparar para isso também.

Se prepare para o ENEM 2016, saiba o conteúdo das provas (Foto: Divulgação)

Se prepare para o ENEM 2016, saiba o conteúdo das provas (Foto: Divulgação)

A prova do ENEM geralmente aborda assuntos polêmicos que podem ou não estar na boca do povo e nos jornais. A dica para quem quer se preparar é saber um pouco sobre cada assunto. Não adianta você saber falar apenas sobre feminismo: o tema da redação pode ser sobre uma época vivida no Brasil, etc.

Estude um pouco de tudo. Não é tão difícil quanto parece. Você pode ver noticiários na televisão, acessar sites de jornais na internet, ler revistas toda a semana e ver alguns vídeos na internet sobre determinados assuntos que lhe agradam e que você acha que serão úteis para o exame.

Como se preparar para a redação do ENEM 2016

É muito importante que você se prepare para a redação do ENEM 2016, pois ela exige muito do candidato. Antes de começar a escrever leia atentamente as regras da prova. Você não poderá, em momento algum, violar algum dos direitos humanos, pois isso tira os seus pontos e pode levar a um zero. Escreva corretamente, conheça as normas da língua portuguesa e enriqueça o seu texto com palavras diferentes e citações de outras pessoas. Segundo professores e especialistas, fazer citações que tenham a ver com o assunto e que vão lhe ajudar a desenvolver a redação, conta muitos pontos.

Uma forma de desenvolver mais conhecimento, adquirir mais palavras para o seu vocabulário e ter com o que argumentar é lendo livros. Os livros são um baú de histórias diferentes onde você pode conhecer novos pensamentos, novos jeitos de agir e, principalmente, novas palavras. Leia sempre que puder e anote qualquer novidade que achar durante a leitura para depois procurar o significado.
Não se esqueça que se você zerar a redação perderá a chance de ingressar em uma universidade. A melhor chance que você tem é estudando e se dedicando enquanto ainda há tempo disponível. Com a nota do Enem é possível se inscrever em processos seletivos do governo, como o SiSU e o ProUni.

Veja os conteúdos das provas do ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Veja os conteúdos das provas do ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Outra forma de se preparar para a redação do ENEM é através de sites que fazem simulados, alguns são gratuitos e ainda oferecem a correção. O próprio ENEM, hoje disponibiliza as redações das provas anteriores para que os alunos possam ver as melhores redações do ENEM dos últimos anos e ter como base o tipo de redação que deverá ser feita para obter um bom resultado.
Como a redação tem o peso maior é muito importante se preparar para a mesma, pois dela depende seu futuro, quanto maior for a nota da redação mais alta será a sua média e as chances de ingressar no curso de sua preferência é muito maior.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!