Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

ENEM 2016 – 5 Passos para aprovação

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é atualmente a prova mais importante na vida da maioria dos alunos de todas as escolas do país. Isso se deve ao fato de que é através do ENEM que os alunos conseguem vagas para as melhores universidades do país, seja através dos programas educacionais ou até mesmo pelas universidades que estão usando a nota do ENEM como primeira fase do vestibular. Por isso é muito importante que você se saia bem na prova e garanta a sua vaga, então confira agora quais são os 5 passos para a aprovação no ENEM 2016.

5 passos para a aprovação

A cada ano o número de inscritos no ENEM aumenta bastante e por isso é importante que você estude bastante e saia na frente dos concorrentes.

prova do ENEM 2016

Organize seus estudos (Foto: Divulgação)

Passo 1 – Plano de estudos

O ENEM é uma prova extremamente extensa, são dois dias de prova e isso significa que a quantidade de conteúdo ENEM que caem é enorme, por isso não basta estudar 1 vezes por semana tudo de qualquer jeito e achar que vai conseguir uma boa nota. A dica é fazer um planejamento de estudos, faça um calendário e separe quais as matérias você vai estudar em determinados dias, por exemplo:
Segunda-feira – Língua português e história e redação
Terça-feira – Matemática e geografia
Quarta-feira – biologia e redação
Quinta-feira – química e línguas (Inglês ou Espanhol)
Sexta-feira – redação
Sábado – revisão
Domingo – simulados
Uma dica importante é não esquecer das matérias que você tem mais facilidade, muitas vezes o aluno se esforça na matéria mais difícil e acaba deixando a outra de lado, isso pode prejudicar na hora da prova.

Passo 2 – Leitura é essencial

A leitura é essencial para quem deseja tirar uma nota excelente no ENEM. Isso porque muitas questões do ENEM podem ser respondidas através de uma boa interpretação de texto, e isso você consegue através de muita leitura. Além disso, é através da leitura que você vai conhecendo cada vez mais a língua portuguesa e isso vai te ajudar muito na hora de fazer a redação.

Estude da forma correta para o ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Estude da forma correta para o ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Leia jornais e revistas, além dos livros, é claro, isso porque muitas questões e até mesmo a redação é composta de temas da atualidade, com a leitura dos jornais você vai ficar por dentro de tudo isso.

Passo 3 – Treine a redação

A redação é considerada por muitos como a parte mais importante do ENEM 2016, muitos programas educacionais só aceitam alunos que tenha tirado uma boa nota na redação e por isso o foco na redação é importante. Para se dar bem nisso é essencial que você leia bastante e treine bastante a sua escrita, saiba expor seus argumentos e saiba concluir o que deseja mostrar na hora de escrever.

Além disso, ao treinar a redação ENEM você não vai correr o risco de fugir do trema proposto, erro que pode zerar sua nota. Outro ponto importante são os temas que costumam cair, são sempre temas atuais que estão chamando bastante atenção no mundo todo, então fique atento a todas as coisas que estão acontecendo, entendendo o assunto vai ser mais fácil escrever sobre.

Passo 4 – Um bom ambiente de estudo faz a diferença

O lugar que você estuda pode fazer muito a diferença, então não estude na sala na frente da TV e do vídeo game, ou na mesa do quarto com o computador ligado do lado. É preciso ter foco apenas nos estudos, tire de perto tudo o que pode tirar sua concentração, deixe apenas o necessário. Nada de estudar na cama e nem de estudar em lugares barulhentos.

Escolha um lugar adequado para estudar (Foto: Divulgação)

Escolha um lugar adequado para estudar (Foto: Divulgação)

Passo 5 – faça pausas e descanse

Uma dica importantíssima e que todo mundo que se dá bem no ENEM 2016 sempre fala é que é importante descansar, então tire um tempo para o lazer, descanse, faça pausas, se alimente, dê uma olhada nas redes sociais e durma. Mas lembre-se de manter o foco, não é pra ir dar uma olhadinha na rede social antes de começar a estudar e acabar se empolgando saindo de lá 10 horas depois ok? Lembre-se que você vai se esforçar agora, mas depois será recompensado.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!