Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como se preparar para o ENEM 2016

Muitas pessoas fazem a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) anualmente, no entanto, nem todos os candidatos conseguem se organizar de forma adequada para dar conta da rotina puxada de estudos, afinal, estudar requer organização e disciplina. Entre a tensão de estudar para essa e outras provas, como os vestibulares, algumas dúvidas dos estudantes é como se preparar para o Enem 2016.

Matérias que devem cair no Enem

O Enem cobra matérias aprendidas durante os três anos do Ensino Médio, veja abaixo quais sãos os principais assuntos que mais caem na prova do Enem.

Dicas_estudos

Em física, tópicos relacionados à mecânica, energia e eletricidade, principalmente circuitos elétricos de residências, fenômenos ondulatórios e óptica costumam aparecer na prova.

Em química, questões que envolvem chuva ácida, aquecimento global, tratamento da água e destruição da camada de ozônio, estequiometria, termoquímica e equilíbrios químicos estão sempre presentes na prova.

Em biologia o tema mais cobrado é ecologia, seguido por evolução, fisiologia e genética.

Em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a atenção deve ser para as figuras de linguagem, ambiguidade, intertextualidade, síntese e resumo, além de literatura e gêneros textuais. É importante ficar atento aos conceitos de denotação e conotação também.

Leitura (Imagem: Divulgação)

Leitura (Imagem: Divulgação)

Em matemática 99% das perguntas englobam conteúdo do nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio, também pode cair na prova funções de 1° e 2° graus.

Em Geografia o Enem costuma o conteúdo envolve questões sobre o Brasil, normalmente sobre indústria, água, energia, urbanização e impactos ambientais da poluição.

Em Filosofia e Sociologia, a cobrança tem sido feita um pouco além de uma simples leitura e interpretação de texto.

Em História, estudar as conquistas trabalhistas, as conquistas das mulheres e os períodos de ditadura no Brasil (tanto a de Getúlio Vargas quanto a militar). Outro ponto importante que deve ser destacado é que a prova de Ciências Humanas, em geral, costuma pedir comparação entre textos, análise de imagens (charges, obras de arte, fotos), além da relação entre texto e imagem.

Como estudar para a redação

A redação conta muitos pontos na prova, pois o candidato que zerar na redação não pode utilizar a nota do Enem para processos seletivos como o Sisu ou ProUni, por exemplo.

A redação tem caráter dissertativo-argumentativo, o candidato deve expor sua opinião a respeito do tema, demonstrando conhecimento de suas causas e apontado possíveis soluções para o problema.

Uma dica de como estudar para a redação é treinar bastante, ou seja, escrever muito, no mínimo uma redação por semana, esta é uma forma de ficar mais preparado e se sentir mais seguro durante a prova do Enem.

Para conquistar boas notas no Enem é muito importante, além de muito estudo, estar informado e atualizado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Por isso, leia muito, leia tudo, jornais, revistas, acompanhe blogs, portais noticiosos e sites jornalísticos.

Método de organização dos estudos

Estudar requer muita disciplina. É preciso criar métodos para se organizar para os estudos. Confira algumas dicas para ter organização nos estudos:

  • Priorize os conteúdos nos quais consiga adquirir, ampliar ou consolidar seus conhecimentos.
  • Selecione tópicos dentro de cada disciplina que ainda possam ser explorados e aperfeiçoados.
  • Refaça as provas dos anos anteriores.
  • Na semana anterior à prova diminua o ritmo de estudos.

Conheça cursos online

Alguns sites disponibilizam diversos cursos online preparados por professores especializados em concursos públicos e com questões adequadas específicas aos moldes da prova do Enem.

banner_apostila_600x300_1

Os estudantes também podem testar seus conhecimentos por meio do simulado no Portal da Educação. O acesso é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Grupo de estudo com os colegas

Outra forma de estudar para o Enem é por meio de grupo de estudos com colegas da escola ou do cursinho. Em um grupo de estudos os estudantes trocam experiências e dúvidas e um ajuda o outro.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!