Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como fazer uma boa introdução para redação do Enem!

A estrutura eleita de redação pela maioria dos vestibulares brasileiros, inclusive pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a dissertação-argumentativa. Esse gênero de redação permite que o estudante faça a construção de uma redação aonde defenda pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto.

Com a chegada da prova do Enem as pessoas estão cada vez mais focadas em fazer excelentes redações, e com isso, conseguir ter melhores resultados. Por isso, pedimos para que vocês vejam a seguir como fazer uma boa introdução de redação do Enem e como conseguir dar andamento em uma redação diferenciada no Exame Nacional do Ensino Médio, aumentando assim as suas chances de ingressar em uma excelente universidade.

Tema da redação do ENEM

O primeiro passo para fazer uma redação do Enem perfeita é prestar atenção no tema da redação. Faça com perfeição o tema da redação. Leia a proposta da prova de redação com cuidado e preste atenção na referência que é dada.

O texto de apoio da prova de redação do Enem mostra certinho como é que você deve fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. O recomendado também é fazer a redação por último, fazendo a prova toda primeiro, já que a prova em si tem muitas ideias que podem ser aproveitadas na redação.

Tema da redação de cabo a rabo

Dentro do tema da redação proposto na prova do Enem escolha um foco que você vai conseguir ficar no tema da introdução ao final da redação. É muito importante saber certinho qual tema da redação você vai querer fazer porque isso que vai determinar o sucesso da sua prova.

Acesse e saiba mais informações: O que é e como produzir a tese na Redação do Enem!

Redação com começo, meio e final

Antes de começar a redação escreva a parte o que você vai usar na introdução do texto, como vai fazer o meio do texto e o final. Sempre escolha um tema que você domine, que saiba argumentar e expor sua opinião com base em dados reais que confirmem sua teoria.

Como fazer uma boa introdução para redação do Enem

Como fazer uma boa introdução para redação do Enem! Imagem:divulgação

 

Na introdução da redação do Enem, comece apresentando o assunto, a temática mesmo a ser seguida. No meio do texto tente argumentar sobre o tema, os seus prós e contras. E no final, conclua o texto oferecendo uma solução para resolver o problema apresentado ao longo do texto.

Primeira versão do texto da prova do Enem

Comece a prova do Enem com uma primeira versão da redação escrita no verso de do caderno de respostas do teste. Escreva tudo como planejou, preocupe-se em fazer uma boa redação, com conteúdo consistente, sem dar muita atenção as questões gramaticais, pois isso você vai revisar depois.

Organize bem o texto, com os primeiros parágrafos apresentando o assunto, o terceiro, quarto e quinto parágrafo de argumentação e o final do texto para encerrar a ideia e o assunto.

Como fazer uma boa introdução para redação do Enem!

Como fazer uma boa introdução para redação do Enem! Imagem:divulgação

Somente um texto com as ideias bem amarradas terá valor no momento da correção. Siga uma linha de raciocínio aonde você explora totalmente um ponto de vista antes de entrar em outro.

Quanto mais claro o seu texto melhor. Use fatores históricos e dê detalhes de dados se tiver certeza da sua validade, pois isso demonstra um grande conhecimento no assunto. Se não tiver certeza com relação a uma informação é melhor deixá-la de lado.

Acesse e saiba mais informações: 17 Possíveis temas de Redação ENEM 2016

Estrutura básica de uma dissertação

Não tem como fazer uma dissertação-argumentativa se você não sabe escrever ela em sua estrutura. Confira a seguir a estrutura básica para fazer uma dissertação com argumentos:

– Introdução

Na introdução da prova do Enem ou de qualquer outra redação que seja uma dissertação-argumentativa é necessário que você faça a apresentação do tema e o recorte que você deseja fazer dele.

introdução na redação do enem

Introdução na redação do enem. Imagem:divulgação

Não “encha linguiça”, vá direto ao assunto que vai abordar com boas indicações. Exponha de modo superficial a sua teoria sobre a temática e a sua opinião sobre o assunto. Na argumentação você deve defender o seu ponto de vista com unhas e dentes com a finalidade de convencer o leitor de que você tem razão.

-Desenvolvimento          

Nos parágrafos seguintes você precisa apresentar uma tese com ideias que justifiquem de uma forma muito consistente aquilo que você pensa sobre o tema que escolheu abordar.

desenvolvimento na redação do enem

Desenvolvimento na redação do enem. Imagem:divulgação

Coloque com clareza o seu ponto de vista e use argumentos com base em dados estatísticos, dados históricos e até com base em notícias quer os jornais estão dando para falar sobre o assunto.

Uma dica é fazer um parágrafo para cada argumento avaliando todos os lados do assunto e diferenciando sempre a forma de abordagem.

– Conclusão

Na finalização do texto retome alguns pontos que você abordou no conteúdo e conclua ele com soluções. A partir dos pontos que você discutiu no seu texto, coloque as soluções e como conseguir fazer com que as pessoas resolvam esse mal.

conclusão na redação do enem

Conclusão na redação do enem. Imagem:divulgação

No entanto, apesar de expor a sua opinião tempo todo, não use primeira pessoa (eu). Jamais escreva eu acho isso, eu proponho isso. Sempre deixe subtendido que você acha, mas sem usar os termos em primeira pessoa. Apenas narre os fatos com o ponto de vista que escolheu defender.

Acesse e saiba mais informações: Redação do ENEM – uso do MAS e MAIS!

Revisão do texto do Enem

Depois que fizer o rascunho da redação chegou o momento de fazer a revisão do texto e passar para a folha que vai entregar o produto. Nesse momento é a hora de corrigir a gramática e até erros de concordância.

Se você está em dúvida se a palavra escreve mesmo daquela forma, troque-a, coloque algo que tenha certeza da escrita.

redação enem

Redação do Enem. Imagem:divulgação

Leia o texto quantas vezes puder antes de passar a limpo e tenha certeza que a sua ideia está bem amarrada.

Veja se de fato você conseguiu expressar de modo claro e na ordem certa as suas ideias e argumentos. E sempre que colocar uma pergunta no texto complete com a resposta. Nunca deixe o seu leitor sem a resposta das questões abordadas no texto.

Acesse e saiba mais informações: Entenda o uso do hífen para se dar bem na Redação do ENEM!

Passando a redação do Enem a limpo

Após ler e ver que está tudo “ok” com o seu texto, chegou o momento de passar ele para o caderno de resposta. Escreva com uma letra legível e em tamanho adequado para que não ultrapasse as linhas do caderno de resposta.

banner728x90_apostilaenem2

Depois disso é só aguardar a nota, que certamente será bem legal e uma das melhores que já teve se seguir nossas dicas.

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!