Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Calendário Prouni 2016

O Programa Universidade para Todos – ProUni tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005 oferece, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa.

É dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

ProUni 2016 – Quem pode participar

Para participar o candidato, obrigatoriamente, precisa ter realizado a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2015. O ProUni é uma ótima para estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior, mas não podem pagar uma faculdade.

ProUni 2016Como participar da seleção

Para se inscrever no processo seletivo do ProUni 2016 além do candidato ter realizado as provas do Enem 2015, ele precisa ter atingido 450 pontos nas quatro provas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza) e não ter tirado nota zero na prova de redação do Exame. O programa também exige o cumprimento das seguintes regras:

  • Não ter concluído o ensino superior,
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral,
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral,
  • Seja pessoa com deficiência,
  • Seja professor da rede pública de ensino em exercício.

prouniPara selecionar os bolsistas, o sistema do ProUni compara as notas de todos os candidatos que querem bolsa para o mesmo curso (na mesma universidade, turno e modalidade de concorrência) e, ao final do período de inscrições, preenche as vagas com aqueles que tiveram as maiores notas do Enem. Quanto maior a nota no Exame, maior a chance de conseguir uma bolsa do ProUni.

Quando acontece empate, com dois ou mais candidatos que tiveram a mesma pontuação no Enem concorrendo à mesma vaga, o sistema do ProUni prioriza aquele que teve a maior nota na redação. Se as notas de redação também forem iguais, ele classifica aquele que teve a melhor nota na prova de Linguagens e assim por diante. Os critérios de desempate do ProUni são, nesta ordem:

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

prouni-2016

ProUni 2016Datas e Inscrições

As inscrições para o Prouni 2016 ainda não começaram. O edital deve ser divulgado ainda neste mês de janeiro. As inscrições devem ser feitas no portal do programa. Lá os candidatos devem informar duas opções de curso para utilizar a bolsa de estudos. No ato da inscrição é obrigatório informar o número de inscrição do Enem 2015, a senha utilizada no Exame e um endereço de e-mail válido.

Os resultados do Prouni 2016 serão divulgados no site do Programa. Os candidatos contemplados com a bolsa de estudos devem ficar atentos com as datas para comparecer na instituição de ensino superior e efetivar a matrícula no curso.

ProUni 2016Documentação Necessária

Os selecionados pelo ProUni devem providenciar uma série de documentos que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, para fins de comprovação de informações. Confira a lista completa de documentos no site do Programa.

Para escolher a universidade em que deseja estudar, o candidato pode consultar a lista de universidades credenciadas no Programa também no site do ProUni.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!