Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Calendário Enem 2016

A partir de 11 de janeiro, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) que irá disponibilizar mais de 200 mil vagas em universidades públicas e institutos de tecnologia do país. Se o estudante perdeu a data de realização do último Enem ou não se saiu bem na prova, pode tentar novamente em 2016, pois as inscrições já tem data marcada, veja o Calendário Enem 2016:

Enem-2016

Inscrição no Enem 2016

As inscrições do ENEM 2016 entre os dias 09 e 20 de maio. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do MEC oficial.  O primeiro passo para os candidatos que desejam fazer o Enem é acessar o endereço eletrônico e cadastrar o número do CPF, a data de nascimento e escolher a imagem correta para confirmar o processo. Na tela seguinte algumas informações já aparecerão preenchidas, graças aos dados da Receita Federal resgatados com o número do seu CPF.

É preciso ter em mãos o RG e o comprovante de residência para preencher o restante dos dados. No final do cadastro, é solicitado o número de contato, um telefone fixo ou celular e um endereço de e-mail válido. Depois, é preciso criar uma senha que será utilizada para acesso ao sistema do Enem e para inscrição no Sisu e no Prouni 2016. Ao final do processo, o aluno deve imprimir a taxa de inscrição e efetuar o pagamento no valor de R$ 68,00.

Isenção para alunos de escolas públicas

Qualquer pessoa pode fazer o Enem 2016, mas somente os candidatos que estudam em escolas da rede pública, declaradas no Censo Escolar da Educação Básica, e que estão no último ano do ensino médio isenção da taxa. Os que não estiverem nesta situação devem realizar a declaração de carência no momento da inscrição.

shutterstock_7604416

Mudanças no último Enem

Antes, os candidatos recebiam em suas residências o Cartão de Confirmação ENEM que traz, entre outras informações, o local de prova do Enem. Agora, o cartão não é mais enviado pelos Correios e os candidatos devem acessá-lo diretamente no site do Enem, sendo que não há necessidade de imprimi-lo e levá-lo no dia da prova.

banner-Segredos-do-Enem-5

O Enem possui quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio. A prova é dividida em quatro temas, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias. Os estudantes que alcançaram o resultado de no mínimo 450 pontos no Enem e na prova de redação ENEM 2016 podem se candidatar para as vagas ofertadas pelas universidades públicas.

ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

ENEM 2016 (Foto: Divulgação)

Realização das provas do Enem

As provas do ENEM acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. E assim como ano passado, a prova teve início a partir das 13h30, com o fechamento dos portões exatamente às 13 horas, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Receba GRÁTIS o Passo a passo para Fazer uma REDAÇÃO nota 1000!